Coleção pessoal de ezequielredin
É preciso mobilizar pessoas, recursos e projetos para que o Brasil consiga, de fato, sucesso em protagonizar uma extensão rural que seja suporte para os projetos escolhidos pelos agricultores e agricultoras no Brasil, com a ajuda da ATER digital, das técnicas de metodologias participativas e de fortes investimentos públicos para o empoderamento da agricultura familiar que tem como mote a produção de alimentos para a sociedade.
Nem tudo na Extensão Rural é sobre trabalho e produção no meio rural, mas sobre acolhimento, compartilhamento e espaços de sociabilidade.
Fazer Extensão Rural não é um ato de promoção individual, mas um ato da promoção do desenvolvimento da família rural.
Não é sobre se formar Técnico em Agricultura de Precisão, é sobre se tornar Técnico em Agricultura de Precisão.
Os três pilares do trabalho do Extensionista Rural: conhecimento, conexão entre pessoas e transformação social do meio rural.
Não faço assistência técnica. Faço formação continuada, crio vínculos e auxilio as famílias na construção de projetos e sonhos através da Extensão Rural.
Tudo é questão de construção social do ato de gostar. O gosto é uma consequência de seus hábitos diários.
As pessoas que trabalham com extensão anseiam por ações imediatas para conseguir resultados visíveis em curto prazo. No entanto, o trabalho extensionista é, justamente, ao contrário. Não é possível construir vigor extensionista pensando em ações pontuais e apressadas.
Cuidado com a soberba ao ocupar cargos de gestão. O cargo é passageiro, mas as consequências são irreversíveis.
Produzir uma dissertação de mestrado é produzir vida ao seu objeto de pesquisa. Faça esse momento valer a pena.
As atividades agropecuárias desenvolvidas pelos produtores rurais não são uma competição em que somente os melhores se destacam no pódio. Ao contrário, a cooperação, união e ajuda mútua fazem os produtores crescerem muito mais que a adoção de princípios individualistas.