Coleção pessoal de Eliasipu
As boas ideias e os bonitos estilos de pensar e de falar só deveriam ser levados a sério quando a prática mostra que correspondem a verdades!
Belas ideias falsas costumam vir de pessoas impostoras e a serviço das piores causas: Seduzir plateias para auferir benefícios pessoais. Um bom critério para avaliarmos a honestidade das pessoas consiste em saber se elas vivem de acordo com as ideias que defendem
O Encanto Nosso de Cada Dia!
Ainda bem que o tempo passa! Já imaginou o desespero que tomaria conta de nós se tivéssemos que suportar uma segunda feira eterna?
A beleza de cada dia só existe porque não é duradoura. Tudo o que é belo não pode ser aprisionado, porque aprisionar a beleza é uma forma de desintegrar a sua essência. Dizem que havia uma menina que se maravilhava todas as manhãs com a presença de um pássaro encantado. Ele pousava em sua janela e a presenteava com um canto que não durava mais que cinco minutos. A beleza era tão intensa que o canto a alimentava pelo resto do dia. Certa vez, ela resolveu armar uma armadilha para o pássaro encantado. Quando ele chegou, ela o capturou e o deixou preso na gaiola para que pudesse ouvir por mais tempo o seu canto.
O grande problema é que a gaiola o entristeceu, e triste, deixou de cantar.
Foi então que a menina descobriu que, o canto do pássaro só existia, porque ele era livre. O encanto estava justamente no fato de não o possuir. Livre, ele conseguia derramar na janela do quarto, a parcela de encanto que seria necessário, para que a menina pudesse suportar a vida. O encanto alivia a existência...Aprisionado, ela o possuia, mas não recebia dele o que ela considerava ser a sua maior riqueza: o canto!
Fico pensando que nem sempre sabemos recolher só encanto... Por vezes, insistimos em capturar o encantador, e então o matamos de tristeza.
Amar talvez seja isso: Ficar ao lado, mas sem possuir. Viver também.
Precisamos descobrir, que há um encanto nosso de cada dia que só poderá ser descoberto, à medida em que nos empenharmos em não reter a vida.
Viver é exercício de desprendimento. É aventura de deixar que o tempo leve o que é dele, e que fique só o necessário para continuarmos as novas descobertas.
Há uma beleza escondida nas passagens... Vida antiga que se desdobra em novidades. Coisas velhas que se revestem de frescor. Basta que retiremos os obstáculos da passagem. Deixar a vida seguir. Não há tristeza que mereça ser eterna. Nem felicidade. Talvez seja por isso que o verbo dividir nos ajude tanto no momento em que precisamos entender o sentimento da tristeza e da alegria. Eles só são suportáveis à medida em que os dividimos...
E enquanto dividimos, eles passam, assim como tudo precisa passar.
Não se prenda ao acontecimento que agora parece ser definitivo. O tempo está passando... Uma redenção está sendo nutrida nessa hora...
Abra os olhos. Há encantos escondidos por toda parte. Presta atenção. São miúdos, mas constantes. Olhe para a janela de sua vida e perceba o pássaro encantado na sua história. Escute o que ele canta, mas não caia na tentação de querê-lo o tempo todo só pra você. Ele só é encantado porque você não o possui.
E nisto consiste a beleza desse instante: o tempo está passando, mas o encanto que você pode recolher será o suficiente para esperar até amanhã, quando o passaro encantado, quando você menos imaginar, voltar a pousar na sua janela.
"O rio não é o mesmo por que, a água não é a mesma! Não se pode nadar contra a corrente, se não há força para lutar contra ela...Assim, não se pode fazer a mesma coisa duas vezes por que na segunda o rio será diferente apenas o curso deve ser igual! Em cada uma de nossas ações há um percentual de criatividade, o fato é até que ponto nossos sentidos, sentimentos e ações definiriam melhor nossa conduta perante essas mudanças que involuntariamente ou propositalmente viemos a realizar em nossas relações sociais."
Não dá mais para nos iludir, cobrindo as feridas da Terra com esparadrapos. Ou mudamos de curso, preservando as condições de vitalidade da Terra ou o abismo já nos espera.
“Nossa democracia é encenação nacional de hipocrisia refinada, repleta de leis “bonitas”, mas feitas sempre, em última instância, pela elite dominante para que sirva a ela do começo até o fim. Político é gente que se caracteriza por ganhar bem, trabalhar pouco, fazer negociatas, empregar parentes e apaniguados, enriquecer-se às custas dos cofres públicos e entrar no mercado por cima… Se ligássemos democracia com justiça social, nossa democracia seria sua própria negação”
"Assim, para quem ama, o amor, por muito tempo e pela vida afora, é solidão, isolamento, cada vez mais intenso e profundo. O amor, antes de tudo, não é o que se chama entregar-se, confundir-se, unir-se a outra pessoa. (...) O amor é uma ocasião sublime para o indivíduo amadurecer, tornar-se algo por si mesmo, tornar-se um mundo para si, por causa de um outro ser: é uma grande e ilimitada exigência que se lhe faz, uma escolha e um chamado para longe."
O Caminho da Vida
O caminho da vida pode ser o da liberdade e da beleza, porém nos extraviamos.
A cobiça envenenou a alma dos homens... levantou no mundo as muralhas do ódio... e tem-nos feito marchar a passo de ganso para a miséria e morticínios.
Criamos a época da velocidade, mas nos sentimos enclausurados dentro dela. A máquina, que produz abundância, tem-nos deixado em penúria.
Nossos conhecimentos fizeram-nos céticos; nossa inteligência, empedernidos e cruéis. Pensamos em demasia e sentimos bem pouco.
Mais do que de máquinas, precisamos de humanidade. Mais do que de inteligência, precisamos de afeição e doçura. Sem essas virtudes, a vida será de violência e tudo será perdido.
Há momentos
Há momentos na vida em que sentimos tanto
a falta de alguém que o que mais queremos
é tirar esta pessoa de nossos sonhos
e abraçá-la.
Sonhe com aquilo que você quiser.
Seja o que você quer ser,
porque você possui apenas uma vida
e nela só se tem uma chance
de fazer aquilo que se quer.
Tenha felicidade bastante para fazê-la doce.
Dificuldades para fazê-la forte.
Tristeza para fazê-la humana.
E esperança suficiente para fazê-la feliz.
As pessoas mais felizes
não têm as melhores coisas.
Elas sabem fazer o melhor
das oportunidades que aparecem
em seus caminhos.
A felicidade aparece para aqueles que choram.
Para aqueles que se machucam.
Para aqueles que buscam e tentam sempre.
E para aqueles que reconhecem
a importância das pessoas que passam por suas vidas.
O futuro mais brilhante
é baseado num passado intensamente vivido.
Você só terá sucesso na vida
quando perdoar os erros
e as decepções do passado.
A vida é curta, mas as emoções que podemos deixar
duram uma eternidade.
A vida não é de se brincar,
porque um belo dia se morre.
Ciclo da Vida
A coisa mais injusta sobre a vida é a maneira como ela termina. Eu acho que o verdadeiro ciclo da vida está todo de trás pra frente. Nós deveríamos morrer primeiro, nos livrar logo disso.
Daí viver num asilo, até ser chutado pra fora de lá por estar muito novo. Ganhar um relógio de ouro e ir trabalhar. Então você trabalha 40 anos até ficar novo o bastante pra poder aproveitar sua aposentadoria. Aí você curte tudo, bebe bastante álcool, faz festas e se prepara para a faculdade.
Você vai para colégio, tem várias namoradas, vira criança, não tem nenhuma responsabilidade, se torna um bebezinho de colo, volta pro útero da mãe, passa seus últimos nove meses de vida flutuando. E termina tudo com um ótimo org*sm*! Não seria perfeito?
Que os vossos esforços desafiem as impossibilidades, lembrai-vos de que as grandes coisas do homem foram conquistadas do que parecia impossível.
Se falarem mau de min não acredite, assim como de falarem bem de min, também não acredite! Qualquer opinião formulada sobre min, é apenas um julgamento individual dessa pessoa, procure me conhecer e tirar suas próprias conclusões.
Os problemas nunca vão desaparecer, mesmo na mais bela existência. Problemas existem para serem resolvidos, e não para perturbar-nos.
Até cortar os próprios defeitos pode ser perigoso. Nunca se sabe qual é o defeito que sustenta nosso edifício inteiro.
Tomara
Que você volte depressa
Que você não se despeça
Nunca mais do meu carinho
E chore, se arrependa
E pense muito
Que é melhor se sofrer junto
Que viver feliz sozinho
Tomara
Que a tristeza te convença
Que a saudade não compensa
E que a ausência não dá paz
E o verdadeiro amor de quem se ama
Tece a mesma antiga trama
Que não se desfaz
E a coisa mais divina
Que há no mundo
É viver cada segundo
Como nunca mais...
Quem ama de verdade não deixa o outro á espera de suas decisões.
Amar exige tanto maturidade quanto coragem para fazer escolhas e também para arcar com as conseqüências delas. Gente que se acomoda e vive jogando para o futuro as atitudes que precisa tomar, com medo dos resultados, é egoista, covarde e empata a vida do parceiro. O amor requer investimentos eqüitativos de ambas as partes, não pode jamais ser desigual.
O padre, professor e escritor mineiro Fábio de melo(41) disse certa vez “você sabe que alguém te ama não pelo que ele fala, mas pelo que faz, O amor não sobrevive a teorias.” O amor, por melhores que sejam as intenções, requer atitudes e coragem de para vivê-lo, senão dissolve-se como o gelo sob o sol.
Não tem futuro as relações em que está sempre aguardando a ação do outro, em que uma parte do casal não faz nada para que o amor flua. Chamo a esse tipo de relação de “amor egoísta” um se envolve pra valer e outro só pensa na própria vida, esquecendo que o bem-estar do parceiro também depende de suas escolhas.
Ao empurrar para o futuro decisões importante para o casal, a pessoa empata a vida do parceiro. Vive dizendo “Calma, assim que der eu vou me separar!” ou “Eu tenho muita coisa importante para resolver antes de assumirmos nossa relação” ou ainda “ assim que eu terminar os estudos a gente se casa” Não pensa no sofrimento que é viver a espera, como o noivo ou a nova plantados no altar, sem perspectiva da chegada do seu amor.
Conviver, significa “viver com”. Mas só isso é pouco, é preciso viver junto e bem olhando na mesma direção. Não adianta que os planos sejam os mesmos, é preciso que as ações e os investimentos na ralação também sejam iguais, senão o que passa a alimentar o vínculo é a dor.
Quando duas pessoas se envolvem afetivamente, é preciso que se aliem. Não é a toa que a aliança simboliza a união. O círculo traz a idéia de continuidade. Mas, quando o movimento só se dar de um lado, a coisa desanda. Amores e também, só sobrevivem em vias de mão dupla.
Claro que nenhuma relação a dois está isenta de ressentimentos e frustração, mas é importante , e possível que mesmo esses momentos sejam vivenciados de forma conjunta, chegando a desfechos positivos.
No amor egoísta a parceria é substituída pala covardia fazer escolhas é mesmo difícil, mas por outro lado será preciso coragem para assumir as conseqüências de não fazê-las no momento certo, porque o tempo passa e como revela um proverbio chinês “há três coisas que nunca voltam a flecha lançada, a palavra pronunciada e a oportunidade perdida.
O que fazer, então? Tenho algumas sugestões.
1.Determine um prazo para as decisões. Quem muito espera acaba perdendo-se de si mesmo e também perde a auto-estima. Quem faz o outro esperar indefinidamente deve questionar se realmente ama.
2.Valorize-se. É preciso amar a si mesmo para poder amar alguém. Como ouvi o analista de sistema carioca Eduardo Vasconcelos(32) dizer outro dia, “se não pensamos primeiro em nos mesmo, como poderemos nos tornar fortes para que amamos?. Quem não tem amor por si corre o risco de deixar o egoismo do outro inundar a relação.
3.Lembre-se de que a vida requer tanto escolhas quanto decisões. Isso é amadurecer. O sentimento que não consegue mover decisões pode ser tudo, até afinidade, mas amor certamente não é.
Disse o poeta gaúcho Mario Quintana (1906-1994) que “o amor é quando a gente mora um no outro”. Mas é preciso que a mágica se dê com os dois envolvidos. Quando um mora no outro e este, por meio fica só do lado de fora, sem entrar pra valer na ralação, é hora de parar e pensar se está valendo a pena.
Viver num mundo sem tomar consciência do significado do mundo é como vagar por uma imensa biblioteca sem tocar os livros.
O valor das coisas não está no tempo que elas duram, mas na intensidade com que acontecem. Por isso existem momentos inesquecíveis, coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis.
A vida é uma peça de teatro que não permite ensaios. Por isso, cante, chore, dance, ria e viva intensamente, antes que a cortina se feche e a peça termine sem aplausos.