Coleção pessoal de DraJaneCostaRebello
Exaustão emocional: a consequência de ser forte demais por muito tempo
Quando nos forçamos a ser fortes demais por muito tempo, corremos o grande risco de sofrermos de exaustão emocional.
A exaustão emocional pode surgir por diversos tipos de “esforços não saudáveis”: em casa, no trabalho, com amigos, em relacionamentos românticos, no relacionamento consigo mesmo… a lista continua. E não é algo que se manifesta da noite para o dia. Acumula-se por muito tempo, até que chega o momento em que simplesmente “explodimos”, por não conseguirmos mais lidar com tanta coisa guardada em nosso coração.
Nem todas as pessoas conseguem lidar com esse turbilhão de sentimentos vindo à tona, por isso é muito comum que desenvolvam condições de ansiedade, depressão profunda ou doenças crônicas. No entanto, além da esfera emocional, essa exaustão também nos afeta fisicamente, impedindo-nos de seguirmos em frente, em direção a vidas saudáveis e felizes.
A falta de reciprocidade como incentivadora do esgotamento emocional
A principal fonte do esgotamento emocional é a falta de reciprocidade. As pessoas que sofrem dessa condição são, geralmente, aquelas que se preocupam em dar sempre o melhor de si em todos os seus relacionamentos, mas nunca são correspondidas com a mesma intensidade.
A falta de reconhecimento somada à renúncia constante de si mesmo, de suas prioridades, sonhos e necessidades, causa uma grande ferida no coração dessas pessoas que aumenta a cada dia, sem previsão de cura.
Os primeiros sintomas da exaustão
Assim como com todas as condições da vida, quando se trata de esgotamento emocional, primeiro apresentamos sintomas de que algo está errado. Se não soubermos identificar esses sinais, não saberemos como tratá-los e, dessa maneira, não poderemos prevenir os efeitos do esgotamento em nossas vidas.
Para ajudá-lo a identificar se você pode estar caminhando para a exaustão emocional, apresentamos abaixo os principais sintomas da condição. Se estiver experimentando esses sintomas em sua vida diária, busque medidas de prevenção o quanto antes.
Os primeiros sintomas de exaustão emocional:
Cansaço físico: acordar a cada dia parece muito difícil e você já espera que seu novo dia seja repleto de tarefas exaustivas, além de não encontrar motivação em nada.
Falta de motivação: você não se sente verdadeiramente inspirado para realizar nenhuma tarefa diária. Pelo contrário, apenas faz o que tem que fazer sem nenhuma alegria ou interesse verdadeiro em melhorar.
Irritabilidade: tudo ao seu redor parece irritá-lo e seu autocontrole diminui um pouco a cada dia, o que o torna mais suscetível a desentendimentos com as pessoas ao seu redor. Além disso, até mesmo as menores críticas e discordâncias parecem ofendê-lo
Insônia: com muitas coisas em suas mentes, essas pessoas têm dificuldade em estar em um estado de calma para conseguirem dormir.
Distanciamento afetivo: suas emoções se tornam cada vez mais longe de
Problemas de memória: sua memória para estar prejudicada e se torna difícil lembrar até das pequenas coisas.
Dificuldades para desenvolver pensamentos: O cansaço torna o pensamento mais lento. Dessa maneira, começa a precisar de mais tempo para realizar suas tarefas diárias.
O intelecto é apenas uma pequena parte da mente. O perigo está em achar q isso é a totalidade do q vc é. O intelecto é apenas um acumulo de pensamentos. Informações armazenadas na memória. O q vc é está muito além disso. A infinitude do seu ser transcende qualquer limitação mental.
A partir do momento em q vc se expõe, vc se torna um alvo fácil. Uma oportunidade maravilhosa para aqueles q necessitam liberar suas energias através das críticas e julgamentos. Vc deve saber disso. Todas as vezes q vc expõe suas opiniões publicamente vc se torna um alvo. Por isso poucos fazem isso. Pq requer muito desapego de sí mesmo para suportar as críticas daqueles q sofrem. Só quem sofre te ataca. É uma reação. Ninguém em paz consigo mesmo vai te atacar. Saiba disso. Desse entendimento nasce a compaixão. Vc agora percebe toda a mecânica do julgamento e, por compaixão, até se oferece para q essas energias sejam liberadas. Aquele q se expõe sem medo dos julgamentos chegou num nível de liberdade q aqueles os julgam tanto desejam.
Cheguei num estado de plenitude total onde não possuo nenhum objetivo na vida. Isso parece loucura, mas te digo q é a forma mais sadia de se viver. O q faz vc ter objetivos é o medo do futuro. A não aceitação do momento presente te faz projetar planos intermináveis. Não sinto mais essa necessidade. Vivo cada momento como o último. Isso não quer dizer q vivo intensamente fazendo loucuras. Não. Isso quer dizer q estou sempre me divertindo. Em qualquer situação. Estou sempre presente. Toda a diversão da vida está aqui e agora. Dessa forma não há mais obstáculos. Não há mais dificuldades. Tudo flui naturalmente como deve ser. Isso quer dizer q vc deve viver dessa forma? Não. Mas é como vivo. O mundo é um playground pra mim e eu sou uma eterna criança.
O q vc é não é um pensamento. Isso é todo o conflito humano. Estamos constantemente pensando e nenhum desses pensamentos são, de fato, aquilo q somos. A partir do momento q vc se identifica com qualquer pensamento, vc está perdido. A psicologia lida com isso. Ela busca entender como funciona a psiquê humana. Só q nada daquilo q vc pensar q é poderá te libertar. Não adianta. Qualquer pensamento é irreal e a sua crença de q ele é real não irá torná-lo real. Descubra o q vc de fato é. Sem medo. Sem teorias. Vá no Eu real. Na fonte de tudo. Mergulhe nisso. Se vc descobrir o q vc é... a psicologia não mais funcionará com vc. Vc terá transcendido o padrão de comportamento humano. Vc será totalmente livre e curado das neuroses da mente egóica.
Nunca tente se moldar para atrair ninguém. Isso é o q a maioria das pessoas fazem. Elas estão presas ao condicionamento da conquista amorosa. Esqueça todo esse bullshit dos filmes. Vc não precisa conquistar ninguém. Apenas seja vc mesmo. Fale o q vc quer falar. Vista-se como vc quer se vestir. Seja apenas real. Não ligue pra se as mulheres irão se atrair por vc. Isso não importa. O q realmente importa é q aquela q se aproximar, será pelo o q vc realmente é. Pela sua vibração original. Isso não é uma filosofia utópica. Isso é pura física quântica. Muitos reclamam q não conseguem achar uma pessoa legal e sincera. Porém, poucos se observam para sentir qual freqüência vcs estão emitindo ao universo. Se vc tiver emanando apenas status, aparência, poder aquisitivo... é claro q somente pessoas interessadas nisso irão se aproximar. Tome consciência do q vc irradia... pois é isso q vc terá de volta. Se queres ser amado... seja o próprio amor.
_
Uma vez que você dissolveu sua auto imagem vc está livre do sofrimento na vida. Isso é extremamente forte e, ao mesmo tempo, muito sutíl, pois trata-se de uma percepção clara de que, o que lhe traz dor psicológica nada mais é q o apego aos ideais fundamentados na estrutura da imagem q vc tem de sí mesmo. Isso não só a nível visual, mas comportamental. Vc conseguiria não ter nenhuma referência de como ser? Simplesmente fluir como a vida te levar? Não possuir nenhuma opinião sobre sí mesmo? Vc suportaria ser ninguém? Simplesmente sumir da vida e virar um aroma? Sem esperar nada de ninguém? Sem nenhuma expectativa sobre nada? Parece utópico né? Mas existe sim um nível energético em q vc se identifica apenas com suas energias. O resto se torna irrelevante. Ao entrar em contato com a sua própria fonte de energia infinita, a sua auto imagem perde totalmente a força. É como a pele de uma cobra q cai naturalmente. Sem nenhum esforço. Sem resistência. Como uma flor q desabrocha. Agora vc apenas É.
_
~ Luener.
Um dos maiores desafios na jornada espiritual na terra é conviver em harmonia com o grupo de pessoas q foram escolhidas para viver conosco. Chamamos essas pessoas de família. Essas pessoas geralmente são as mais difíceis de conviver, pois há muita intimidade e, portanto, espaço para o jogo de controle do ego. Nenhum ser humano gosta de se sentir controlado, mas alguns gostam de controlar. Dentro de uma casa há pessoas vibrando em diferentes freqüências, níveis áuricos e, conseqüentemente, possuem valores totalmente diferentes do seu. Por essa razão, muitos monges ou religiosos abandonam suas famílias para seguir no caminho espiritual. Eles entendem q cada um tem o seu karma e q não dá para abraçar o karma de todos. Porém, para quem não quer abandonar a família, a solução é cada vez mais olhar para sí e perceber como a sua postura está sendo refletida nas pessoas com quem vc mora. Sempre busque o equilíbrio entre a submissão e a imposição. Nunca obedeça demais e nem seja autoritário. Ambas as posturas baixam significativamente os seus níveis energéticos. Trate todos com muito amor, mas sem se submeter a tudo. A família é uma ótima ferramenta para que você se veja da forma como vc realmente é. Sem máscaras. Aproveite isso para se olhar diretamente e observar aquilo q precisa ser dissolvido, pois aquilo q chamamos de evolução nada mais é q a dissolução do eu.
Respeite a força da sua mente.
Você sabe a força que tem seu espírito?
É aquela energia, que sendo parte do infinito,
Concede-lhe tremenda força para atrair o bem e produzi-lo em si.
Pense sempre,
No que de melhor você puder pensar…
Atraia sobre si a saúde, pensando em coisas saudáveis.
Provoque alegria, pensando muito na felicidade.
Aumente o bem que está dentro de você,
Conscientizando-se de que você foi feito para possuí-lo.
Acredite, na força que lhe foi concedida,
Use-a para ajudar o próximo o melhor possível,
Transmitindo-lhes, somente o amor e a verdade!
Inteligência é rebeldia. Não confunda rebeldia com revolta. Revolta é uma reação. Nasce de um movimento contrário à opressão, mas continua no mesmo padrão inconsciente da mente condicionada, portanto, não podemos chamar de um movimento inteligente. A rebeldia provém do novo. O rebelde não quer saber do q veio antes. Ele não segue padrões. Ele é ele. Ele é imprevisível. Pouquíssimas pessoas são rebeldes. Há muitos revoltados, mas a rebeldia é escassa. Rebeldes são sempre incompreendidos. Eles não estão na mesma dimensão das pessoas. Jesus e Socrates foram rebeldes. Foram fortemente perseguidos por serem inteligentes. Rebeldes criam revoluções. Eles não estão nem aí para o q pensam sobre eles. Eles seguem apenas a sí mesmo - ao chamado da alma. A moralidade social não toca neles. Eles estão nesse mundo, mas não são desse mundo. Eu sou um rebelde. Sempre fui e sempre serei. Não tente me compreender, pois falharás. Apenas me sinta. Isso é o suficiente. Sentindo-me irás me entender. Não estou ao alcance do raciocínio lógico limitado e condicionado. O rebelde não é um corpo... ele usa o corpo para se expressar nessa dimensão. Cristo e Socrates foram exemplos disso. Seus corpos de nada valiam, pois para aquele q se realizou... o infinito é o seu verdadeiro corpo.
_
O caminho espiritual não é um caminho. Esse é o maior paradoxo da vida. A ilusão de q estamos indo para algum lugar. O q somos nunca se mexe. Perceba como em toda a sua vida o q mudou foram as experiências e aparências. A observação disso tudo sempre esteve imóvel. Do nascimento até a hora de deixarmos o corpo... tudo o q podemos fazer é saber o q realmente somos: aquilo q nunca dorme.
Um homem que está livre da religião tem uma oportunidade melhor de viver uma vida mais normal e completa.
Esta mensagem é para alegrar você e lhe dar forças para enfrentar esta fase que está sendo tão difícil de encarar. Faça de seus pensamentos a força de que está precisando. Esqueça as coisas ruins e limpe a mente cultivando somente bons pensamentos. Acredite no sucesso total, não imagine obstáculos na sua mente.
Tudo que uma pessoa é capaz de planejar, ela é capaz de realizar. Tenha fé, otimismo e ação. Sua vida só você a vive, portanto goste mais, acredite mais, e seja mais feliz. Procure plantar sementes de amor e otimismo na sua vida, e você colherá sempre maravilhosos frutos!
Por vezes é difícil acordar, encarar o mundo, enxergar o que é certo e errado e prosseguir o caminho da felicidade. Mas você é forte, amigo(a)! Nada é mais precioso que você!
Então levante a cabeça, acredite, lute e conquiste o que é seu por justiça, por merecimento – porque eu sei que você é guerreiro(a); é meu modelo de pessoa; Por favor, tenha fé, porque tudo vai melhorar; tudo vai acabar bem!
Não acredite em algo simplesmente porque ouviu. Não acredite em algo simplesmente porque todos falam a respeito. Não acredite em algo simplesmente porque está escrito em seus livros religiosos. Não acredite em algo só porque seus professores e mestres dizem que é verdade. Não acredite em tradições só porque foram passadas de geração em geração. Mas, depois de muita análise e observação, se você vê que algo concorda com a razão e que conduz ao bem e benefício de todos, aceite-o e viva-o.
Ao olhar para uma ferida que não cicatriza, chegamos a conclusão: o que nos mata não é a morte, é a vida!
.Não me conformo com a falta de respeito generalizada em "todas as fardas"...Infelizmente chegou-se ao limite da tolerância. "As Forças Armadas estão atuando de acordo com conceitos e princípios democráticos, sabendo que seu papel não é de governar"... mas tenho certeza que; se for preciso tomarão a frente no conserto deste barco a deriva chamado BRASIL.
. . .Obrigado Senhor pela energia Divina que aquece minha alma, acalma o meu coração e alimenta minha esperança... Que no silêncio dessa noite eu possa refletir sobre a sagrada tarefa que me é concedida, compreendendo
que tudo faz parte do meu aprendizado e contribui
para minha evolução.
Desejo a você e a todos os seus uma excelente semana, que seja abençoada, de calmaria e de vitórias!
Assim será!
PAZ E MUITA LUZ!
“Tomar consciência daquilo que rouba a sua presença é o mais importante que você pode conhecer nesse momento”
Sri Prem Baba
Ninguém pode construir em teu lugar as pontes que precisarás passar, para atravessar o rio da vida – ninguém, exceto tu, só tu. Existem, por certo, atalhos sem números, e pontes, e semideuses que se oferecerão para levar-te além do rio; mas isso te custaria a tua própria pessoa; tu te hipotecarias e te perderias. Existe no mundo um único caminho por onde só tu podes passar. Onde leva? Não perguntes, segue-o!