Coleção pessoal de dominici01

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⁠No dia em que o cristianismo e o mundo se tornarem amigos, o cristianismo deixará de existir.

⁠Muitas vezes tenho ficado pasmado diante do fato de pessoas que se vangloriam de professar a religião cristã – a saber, amor, alegria, paz, temperança, e caridade diante de todos os homens – brigarem com uma animosidade tão rancorosa e, diariamente, demonstrarem umas às outras um ódio tão amargo, a ponto de tudo isto, em lugar das virtudes que professam, ser o principal critério de sua fé.

A felicidade não é um prêmio da virtude, é a própria virtude.

⁠A parábola da viúva persistente. Lucas 18:1-8

"A ideia não é comparar Deus ao juiz injusto, mas acentuar a fé da viúva. Se ela continuava pedindo mesmo diante de um juiz que não respondia, por que desistiríamos diante de um Deus que é fiel e justo?"

⁠[...] o ateu teórico é aquele que diz não crer em Deus. Já o ateu prático diz acreditar em Deus, mas vive como se Ele não existisse. [...] população brasileira declara ter uma orientação cristã. [...] diz acreditar em três marcos comuns a todos os cristãos: 1) existe um Deus; 2) devemos amar uns aos outros; e 3) haverá um juízo final.

No entanto, se isso for verdade, era de esperar que a maioria da população brasileira se pautasse por esses três marcos, o que não é verdade. Não seria esse um indicativo de que somos uma nação de ateus práticos, que pregam uma coisa e vivem outra?

⁠A razão pela qual tão poucas pessoas agem como cristãs é porque elas não pensam como cristãs. Comportamento é resultado de valores e crenças. Pensar biblicamente sobre questões da vida deveria ser o resultado último de um viver biblicamente em sociedade.

Todas as grandes coisas são simples. E muitas podem ser expressas numa só palavra: liberdade; justiça; honra; dever; piedade; esperança.

O vício inerente ao capitalismo é a distribuição desigual de benesse; o do socialismo é a distribuição por igual das misérias.

Quando eu olho para trás e penso em todas aquelas preocupações, lembro da história de um velho homem que, em seu leito de morte, disse que teve muitos problemas na vida, muitos dos quais nunca chegaram a acontecer.

A vantagem de ter péssima memória é divertir-se muitas vezes com as mesmas coisas boas como se fosse a primeira vez.

A primeira regra é manter o espírito tranquilo. A segunda é enfrentar as coisas de frente e tomá-las pelo que realmente são.

⁠Ambivalência significa ter duas tendências ou inclinações opostas ao mesmo tempo. É como se você estivesse pendendo para dois lados diferentes, sem saber ao certo para qual lado se inclinar.

Exemplo 1: Imagine que você está em uma encruzilhada e tem duas opções: ir para a esquerda ou para a direita. Se você estiver ambivalente, você vai sentir uma atração por ambas as opções, sem saber ao certo qual é a melhor escolha.

Exemplo 2: Um exemplo real de "ambivalência" na sociedade brasileira pode ser observado na relação com a corrupção política. Muitos brasileiros condenam veementemente a corrupção e exigem punição para políticos corruptos. No entanto, essas mesmas pessoas podem, em situações cotidianas, praticar pequenos atos de corrupção, como furar filas, comprar produtos piratas ou tentar subornar um guarda de trânsito para evitar uma multa. Essa dualidade entre o discurso anti-corrupção e práticas individuais que perpetuam uma cultura de "jeitinho brasileiro" ilustra uma ambivalência moral e comportamental profundamente enraizada na sociedade. Tal contradição reflete valores conflitantes: o desejo por uma sociedade justa e ética versus a busca por vantagens pessoais imediatas, mesmo que à custa de normas sociais e legais.

Exemplo 3: Pedro declara lealdade a Jesus, mas o nega três vezes (Lc 22:31-34), Paulo e seu conflito interno entre seu desejo de fazer o bem e sua tendência de praticar o mal (Rm 7:19-24) e o "espinho na carne" (2Co 12:7-10), Rei Davi é descrito como "um homem segundo o coração de Deus" (At 13:22), mas também comete adultério e assassinato (2Sm 11).

⁠Só quem assume a história de sua vida pode ver nela a realização de si mesmo. A responsabilidade de assumir o controle da própria biografia significa ter clareza sobre quem se quer ser.

⁠A vida é uma gota do tempo que carregamos numa peneira.

Nunca memorizar as Escrituras é como carregar água preciosa em uma peneira.

Um dos mais elevados deveres humanos é o dever do encorajamento... É fácil rir dos ideais dos homens; é fácil despejar água fria no seu entusiasmo; é fácil desencorajar os outros. O mundo está cheio de desencorajadores. Temos o dever de encorajar-nos uns aos outros. Muitas vezes uma palavra de reconhecimento, ou de agradecimento, ou de apreço, ou de ânimo tem mantido um homem em pé.

Só há uma forma de trazer paz ao coração, alegria à mente e beleza à vida: é aceitar e fazer a vontade de Deus.

O perigo da prosperidade é que ela incentiva uma falsa independência.

A terrível importância desta vida é que ela determina a eternidade.

Um agnosticismo reverente pode ocasionalmente ser um evangelismo melhor do que uma religião que conhece todas as respostas.