Coleção pessoal de diedukaoficial

121 - 140 do total de 538 pensamentos na coleção de diedukaoficial

⁠Existe um ditado bastante popular que diz que a "grama do vizinho é sempre mais verde", no sentido de que a vida dos outros sempre parece ser melhor do que a nossa.

Neste mundo de aparências instáveis, é importante empenhar-se em edificar uma essência sólida.

Do contrário, basta um sopro de racionalidade para arruinar a casa de palha que sustenta as máscaras da aparência.

Cuidado, no entanto, para que a superficialidade cosmética da vida alheia não seja embaraçada com a veridicidade.

Acautele-se para nunca confrontar o palco dos outros com os bastidores da sua própria vida.

O conhecimento e a experiência me ensinaram que atrás de toda cortina de perfeição existe uma tempestade de dores que habita um imenso vazio.

⁠Não estou pronto para assumir um compromisso agora! É uma condição real, desculpa ou medo?

Vou ser bem sincero com você: geralmente, quem diz "ter medo" de assumir um compromisso, na verdade, simplesmente não quer assumi-lo.

Ou seja, costuma ser uma questão de falta de desejo — e não de excesso de medo.

Há exceções? Claro. Mas esse é o cenário mais comum.

Não por acaso, o que nos dá medo também é o que nos faz crescer. E é através dessa constante batalha que vamos evoluindo a cada dia. Se você evitar tudo que tenha medo, estará perdendo muitas oportunidades.

Ao abordar seus medos e encontrar maneiras de superar seu medo extremo de compromisso, você será mais capaz de formar apegos sem sentir a necessidade de evitar um compromisso de longo prazo.

⁠Há um sentindo ainda incógnito em todos os acontecimentos. Por isso o nosso sentimento de frustração, de ansiedade, de incompreensão e, ao longo prazo, até de depressão.

É que, muitas vezes, paramos em busca de respostas, quando só elas podem ser encontradas se seguirmos viagem. Não no sentido de abandonar os desafios, mas de compreender que diariamente precisam ser vividos e vencidos com amor.

Não importa o motivo do que consideramos ser um adversário.

⁠A compaixão é a cura que oferecemos ao outro. É a capacidade de compreender o estado emocional de outra pessoa.

Ter compaixão por alguém envolve mais do que colocar-se em seu lugar e genuinamente querer compreendê-lo ou mesmo ajudá-lo. Envolve começar a ter uma perspectiva totalmente diferente quando se trata de como você percebe os outros.

Começando claro por não julgar. Compreender que aquelas decisões são baseadas no grau evolutivo daquela pessoa.

Quando saímos de nosso autocentrante para a compaixão, diminuímos o peso de nossos próprios obstáculos.

Afinal, quantas vezes nos pegamos pensando no passado e nos envergonhando de ter tomado só aquela decisão.

Aceitar essa falta de sabedora ajuda nosso reconhecimento como seres humanos e, por isso, falhos em constante aprendizado. E tudo bem.

⁠Pare de viver no modo automático.

Da hora em que você sai de casa ao momento em que deita a cabeça no travesseiro, a vida acontece. É no intervalo entre um dia e outro, que desenhamos e colorimos a nossa história.

O perigo é passar funcionar no modo automático, como se fosse muito natural. Sem perceber, tantas pessoas, aos poucos, vão deixando de fazer escolhas e de se manterem conscientes da vida que se desejam viver. Continuam a fazer o que sempre fizeram.

A vida é complexa.
Raramente uma semana é (100%) ruim (ou boa). Autoconhecimento significa reconhecer os dois lados, e nutrir aquilo que tornará você um ser humano melhor.

Dores e dificuldades podem nos trazer profundos aprendizados.

Desafios podem nos revelar mais sobre nosso potencial.

Alegrias podem nos ajudar a enxergar o que, de fato, tem valor.

⁠O mundo vai te tratar da maneira que você trata o mundo. Porque aquilo que chega até nós, tem um significado que decidimos dar.

Não importa o fardo do acontecimento. Iremos, muitas vezes, sentir a dor dilacerar o nosso ser, mas, ainda assim, podemos buscar após o momento do luto ressignificar aquela dor.
Começando pela conformidade dos fatos naquele momento e naquela circunstância.

Portanto, nunca nos cabe controlar o mundo, mas controlar a maneira que lidamos com o mundo.

⁠Hábitos ruins trazem recompensas imediatas, por exemplo, prazer, mas te cobram um preço alto no futuro.

Disciplina traz recompensas no futuro, mas te cobram um preço agora, imediatamente.

É o preço do comprometimento, consistência ia. É o custo emocional de falar não para os prazeres imediatistas.

Nosso cérebro adora recompensas imediatas, por isso hábitos ruins são muito mais atraentes do que a disciplina.

⁠Lição para a vida: se o comportamento de alguém estiver te deixando confuso, se você não consegue entender qual é a intenção de uma pessoa... Se o que essa pessoa fala é muito diferente do que ela faz - então a melhor coisa a fazer é focar no que essa pessoa faz (e não no que ela diz)

Salvo exceções, geralmente as verdadeiras intenções de um ser humano são muito mais materializadas no comportamento do que nas palavras. Se você fizer isso, sua chance de errar será muito menor.

⁠Há um valor inestimável para a nossa alma pequeninas coisas que exercermos diariamente: delicadezas do que iremos deixar para este mundo.

⁠O período de férias das crianças, as festas de fim de ano, recessos, o verão, as praias e outros fatores fazem com que janeiro se transforme em um mês ocioso. Uma ideia que gradualmente foi ganhando o gosto. Hoje, muitos concordam que o ano só começa depois do Carnaval?!

O ano começa após o carnaval.
A vida começa aos quarenta.
A dieta começa semana que vem...

São tantos os chavões que alimentam o nosso autoengano. Agir gasta energia, afinal — e toda mudança exige foco e comprometimento.

É mais fácil, então, confortar-se na sombra de uma mentira: a delirante crença de que começaremos amanhã aquilo que poderíamos estar construindo e saboreando hoje.

O mundo está cheio de pessoas que prometem mudar, mas bastante vazio de atitudes concretas para que tais mudanças ocorram. Pare de prometer e entre em ação.

⁠O que você poderia ter feito hoje, mas em vez disso prometeu para a semana que vem? Quais talantes você mantém como ideal, sem nunca traduzir em atitudes?

A vida não muda com vontades. A vida não muda com intenções. A vida muda com ações. Um passo minúsculo é maior que a mais gigantesca (talante).⁠

⁠Algumas coisas não devem e nem precisam ser ditas.

A própria vivência, seja nossa ou da pessoa que gostaríamos de dizer algo, vai entregar todo o alerta, o aprendizado, o conhecimento e a sabedoria no tempo certo, de forma perfeitamente natural.

Quebrar esse processo através da força das palavras pode romper bons laços de amizades, inclusive o que temos conosco mesmos.

Esteja sempre palmilhando o mundo com a pureza do bem, e todo desafio será uma grata surpresa evolutiva.

⁠O tempo nunca será ingrato quando ouvimos a consciência do espírito: as necessidades evolutivas são essas mesmas (não, nenhuma errou de endereço).

⁠Quando está tá mal, me procura. Quando está tá bem, desaparece. O que dizer de pessoas assim?

Quando está com dor, essa pessoa procura se apoiar em você.
Quando está bem, ela não precisa mais desse apoio — e não deseja sua companhia.
Ou seja, para pessoas assim, você é uma muleta, descartada quando deixa de ser útil.

Quando você é muleta de alguém é quando esse alguém te procura só quando precisa. É quando, na maior parte do tempo, esse alguém ignora você e quer mais é te cozinhar ali em banho-maria, paradinho, quieto, mas sempre pronto, tudo para quando este alguém quiser, poder estalar os dedos e você correr para se disponibilizar

Cabe a você decidir se aceita (ou não) esse papel de objeto.

⁠Não existe uma vida sem problemas, mas o que de fato importa é a forma como nós lidamos com os nossos problemas! O que pode fazer diferença é a forma como vamos encará-los.

Como recomeçar depois de um dia difícil?

⁠⁠⁠Meu dia também não foi legal. Nessas horas a vontade é chutar o balde, e só descansar e maximizar os prazeres imediatistas.

Mas sabe o que fiz? Me alimentei melhor do que quando estou bem. Cuidei do meu corpo melhor do que quando estou bem. Estou indo dormir, para ter uma noite verdadeiramente regenerativa.

Dias ruins nos fazem ter vontade de fazer aquilo que é pior para nós. Só que fazer isso vai agravar a situação.

Eis meu conselho: use suas angústias como combustível para você se tornar uma versão cada vez mais incrível de si mesmo.

Quando a vida te derrubar, não se apegue ao chão. Levante-se! Saiba que você é capaz de lidar com isso!

⁠Quando você estiver sobrecarregado,
tenha a coragem de dizer não. De pausar.
De reduzir a intensidade da vida para
respeitar o equilíbrio do seu corpo.

Afaste-se um pouco dessa turbulência que está te exaurindo, para que sua proximidade volte a ser saudável. Esse é um dos mais importantes gestos de autocuidado.

⁠Quando você está no fundo do poço, a primeira coisa a fazer é parar de cavar. Lição estoica, lição do filósofo Marco Aurélio.

Observe sua vida e elimine agora todos os comportamentos, escolhas, projetos, relações e situações que estão agravando a sua situação.

A mente é traiçoeira. Com frequência, quando estamos mal, desejamos e fazemos justamente aquilo que tornará tudo pior. Aprenda a identificar e frear isso. Pare de cavar.

⁠Pequenas gentilezas não só nos abrem portas — e corações. São capazes de construir fios condutores para a realização dos nossos sonhos mais sublimes.

⁠Não se arrependa pelas coisas boas que você fez a quem não merecia.

Se você agiu de acordo com seus valores, e conforme a verdade de quem você é, então não há que se arrepender.

Se você tivesse agido de outra maneira, talvez estivesse, hoje, se sentindo culpada por não ter sido fiel a si mesma. Essa fidelidade é o berço da consciência limpa.

A sensação de "fiz o meu melhor" traz uma grande leveza para nossa vida emocional, e nos permite seguir sem o peso de viver questionando "como seria se eu tivesse sido fiel a mim?".

Se o outro te machucou, isso diz algo sobre ele, e não sobre você.

⁠Eu ⁠tenho dificuldade em pedir ajuda, não gosto de dever favor e não preciso de ninguém.

Tem uma coisa que nós conseguimos fazer sozinhos, e fazemos com muita competência: fracassar.

Sucesso, no entanto, seja lá no que for, demanda cooperação e união. E mesmo no caso improvável de conseguir sucesso de maneira solitária, você se tornará rei de um castelo vazio — e pouca coisa é mais triste do que isso.

Pedir ajuda e lutar de mãos dadas não é fraqueza. É uma das maiores forças do ser humano.