Coleção pessoal de davimgaldino
Um homem faz prova do que é quando encara sem culpa o que foi, porque pelo que é o que foi errado já não o faria, e quando encara sem medo o que poderá vir a ser, porque pelo que mudou ja não tem medo de mudança.
As asas da esperança cortam o vento frio do ódio e da intolerância, que bate muitas vezes contrário à nossa jornada rumo ao caminho da nossa consciência.
Grande parte das nossas expectativas frustradas advém da nossa inabilidade em ponderar nas diversas situações, mas, paradoxalmente, a habilidade em ponderar depende, e muito, do que aprendemos com nossas expectativas frustradas.
O homem não apenas deseja liberdade. Vive por ela e através dela. Em seu exercício opta por se fechar em conceitos ou ampliar a linguagem de seu mundo.
O exercício da graça é o sinal de que conseguimos enxergar a 'imagem e semelhança do Pai' em outros, por mais degradante estado que eles se encontrem.
Se amamos na mesma ou maior intensidade que necessitamos ser amados, nos distanciamos cada vez mais do egoísmo, e nos aproximamos mais da graça.
Virar as costas para o amor é voltar-se para um horizonte onde não há ninguém para abraçar a não ser o reflexo do seu próprio egoísmo.
Muito melhor do que encarar uma glória como fim em si mesmo, é enxergá-la como meio para abençoar outras vidas.
Existem livros que fazem você pensar. Há outros que ensinam como fazer você pensar. Evite aqueles de resposta pronta, que buscam pensar por você.
O Evangelho não é um guia prático de como se obter glórias neste mundo, mas nos ensina a enxergar a glória de outro mundo nas derrotas que sofremos neste.
Às vezes pecamos por concentrar nossos esforços inadequadamente. Focamo-nos no sentido de modificar as dificuldades, quando melhor talvez seria nos atermos na nossa dificuldade em superá-las.
Nada há de errado em sentir-se especial, contanto que isto nunca leve à conclusão que o outro é inferior.
Palavras quase sempre são a ponta de lança que atravessam corações. Abrem o caminho para uma alegria ou para a desgraça alheia. A sabedoria também consiste em utilizá-las bem.
Quem não tem capacidade de interagir com o próximo apenas por pensar diferente nâo vive a liberdade plena, pois estará sempre preso ao mundo dos "iguais". E quem se restringe a viver em um mundo de "iguais" ou é fundamentalista em suas idéias ou tem medo que elas sejam contestadas pelos diferentes.
Uma elevada consciência de um homem sobre Deus não é garantia de uma densa paixão que comove seu espírito.
Não é à toa que Deus definiu-se como amor: o sentimento mais vivaz, e ao mesmo tempo, o mais incompreensível; não se pode explicar, apenas se sentir. Assim também é aproximar-se de Deus.
O perdão, para ser verdadeiro, não pode ser visto para quem perdoa como um fardo, mas como um descanso; não como uma obrigação, mas como a mais nobre liberalidade.
O maior ato de covardia é quando alguém, além de ferir quem está a sua volta, fere seus próprios princípios, convicções, valores.