Coleção pessoal de Darioferreira
O erro não está em recuar de uma trilha perigosa; ele surge quando paramos e não seguimos outro caminho.
Eu não acredito em caridade, eu acredito em solidariedade. Caridade é tão vertical: vai de cima pra baixo. Solidariedade é horizontal: respeita a outra pessoa e aprende com o outro. A maioria de nós tem muito o que aprender com as outras pessoas.
O trabalho não vale nada, não há dinheiro que chegue, se faz o dobro em troca da metade. O que produzem nossos países? Braços baratos. A realidade se torna uma piada de humor negro: “É preciso apertar o cinto”. “Não posso. Comi ontem”.
O que dá o verdadeiro sentido ao encontro é a busca, e é preciso andar muito para se alcançar o que está perto.
O que as vitórias têm de mau é que não são definitivas. O que as derrotas têm de bom é que também não são definitivas.
Talvez passaremos o resto da vida, sem ter descoberto o seu real significado, mas só a consciência de que somos pessoas úteis, já é por si só o alento que precisávamos para gostarmos de vive-la.
Se conscientizassemos acerca do efeito comprometedor das palavras, certamente daríamos mais importância ao silêncio.
Mudar o mundo em que habitamos é missão pra muitos; transformar o mundo que nos habita é revolução pra poucos.
Emancipação filosófica é avançar do senso comum para o conhecimento científico. É ela que nos proporciona um visão realista de mundo, promovendo senso crítico e rupturas de consciência, com tradições que caducaram e que nos paralisavam; ela também é responsável por não nos deixar se orientar na vida a partir apenas de mitos e de saberes empíricos.