Coleção pessoal de costabarbara

41 - 60 do total de 64 pensamentos na coleção de costabarbara

O descontentamento é o primeiro passo na evolução de um homem ou de uma nação.

Tenho em mim todos os sonhos do mundo.

Dá-me uma comparação exata e poética para dizer o que foram aqueles olhos de Capitu. Não me acode imagem capaz de dizer, sem quebra da dignidade do estilo, o que eles foram e me fizeram. Olhos de ressaca? Vá, de ressaca.

E sou meu próprio frio que me fecho
longe do amor desabitado e líquido,
amor em que me amaram, me feriram
sete vezes por dia em sete dias
de sete vidas de ouro,
amor, fonte de eterno frio

Mas se desejarmos fortemente o melhor e,
principalmente, lutarmos pelo melhor...
O melhor vai se instalar em nossa vida.

Nossa dor não advém das coisas vividas, mas das coisas que foram sonhadas e não se cumpriram.

Amar a nossa falta mesma de amor, e na secura nossa
amar a água implícita, e o beijo tácito, e a sede infinita.

Acho admiravelmente incrível como certas pessoas se fingem de melhores e tentam demonstrar o quanto querem o teu melhor, mas não passando apenas de uma bela ilusão. Um dia irei dizer a todos que sempre demonstram isso “Não quero tua falsa clemência, não quero essa tua tal boa vontade, pois sei que é ilusória. Tudo o que fazes é tentar se auto agradar passando por mim, então muitíssimo obrigada, mas de mais ilusões e falsas amizades, estou completa.”.

É melhor, muito melhor, contentar-se com a realidade; se ela não é tão brilhante como os sonhos, tem pelo menos a vantagem de existir.

Eu sinto a nostalgia da imoralidade.

Da minha decepção só nasce dureza
Do meu amor só nasce tristeza
Não sei o que quero
Mas sei o que não posso ter.

A maior decepção é aquela que vem de quem nunca esperamos.

Uma decepção pode diminuir o tamanho de um amor que parecia ser grande. Uma ausência pode aumentar o tamanho de um amor que parecia ser ínfimo. É difícil conviver com esta elasticidade: as pessoas se agigantam e se encolhem aos nossos olhos. Nosso julgamento é feito não através de centímetros e metros, mas de ações e reações, de expectativas e frustrações.

Não posso escolher como me sinto, mas posso escolher o que fazer a respeito.

Também temos saudade do que não existiu, e dói bastante.

Saiba pois que sou muito senhora da minha vontade, mas pouco amiga de a exprimir; quero que me adivinhem e obedeçam; sou também um pouco altiva, às vezes caprichosa, e por cima de tudo isto tenho um coração exigente. Veja se é possível encontrar tanto defeito junto.

Então, se é digna de si mesma, não teima em espertar a lembrança morta ou expirante; não busca no olhar de hoje a mesma saudação do olhar de ontem, quando eram outros os que encetavam a marcha da vida, de alma alegre e pé veloz.

Eu gosto de olhos que sorriem, de gestos que se desculpam, de toques que sabem conversar e de silêncios que se declaram.

Sonharás uns amores de romance, quase impossíveis? Digo-lhe que faz mal, que é melhor contentar-se com a realidade; se ela não é brilhante como os sonhos, tem pelo menos a vantagem de existir.

Quem dera eu achasse um jeito
de fazer tudo perfeito,
feito a coisa fosse o projeto
e tudo já nascesse satisfeito