Coleção pessoal de Comic

81 - 100 do total de 159 pensamentos na coleção de Comic

⁠Os sábios falam quando têm algo a dizer, os tolos falam porque têm que dizer alguma coisa.

“É preferível a ignorância absoluta a o conhecimento em mãos inadequadas”.

Não importa o tamanho de seu poder, mas sim o que você faz com ele.

"A música dá alma ao universo, asas à mente, voo a imaginação, e vida à tudo!".

The measure of a man is what he does with power.

Os seres humanos tem uma visão distorcida da realidade. No mito, os prisioneiros somos nós que enxergamos e acreditamos apenas em imagens criadas pela cultura, conceitos e informações que recebemos durante a vida. A caverna simboliza o mundo, pois nos apresenta imagens que não representam a realidade. Só é possível conhecer a realidade, quando nos libertamos destas influências culturais e sociais, ou seja, quando saímos da caverna.
(O Mito da Caverna)

A educação deve possibilitar ao corpo e à alma toda a perfeição e a beleza que podem ter.

Jamais se deve proceder contra a justiça. Nem mesmo retribuir a injustiça com a injustiça, como pensa a multidão, pois o procedimento injusto é sempre inadmissível.

A quem tem juízo, poucos sensatos são mais temíveis que uma multidão insensata.

(Em "O Banquete")

O maior castigo para aqueles que não se interessam por política é que serão governados pelos que se interessam.

A verdadeira tragédia da vida é quando homens têm medo da luz.

Boas pessoas não precisam de leis para obrigá-las a agir responsavelmente, enquanto as pessoas ruins encontrarão um modo de contornar as leis.

Você é jovem, meu filho, e, com o passar dos anos, o tempo vai mudar e até mesmo reverter muitas das suas opiniões presentes. Abstenha-se, portanto, um tempo de configurar-se como um juiz dos maiores assuntos.

A primeira e melhor vitória é conquistar a si mesmo.

Os mais sábios têm a maior autoridade."

A vida inteira precisamos de graça e gentileza

O Mito da Caverna

O mito fala sobre prisioneiros (desde o nascimento) que vivem presos em correntes numa caverna e que passam todo tempo olhando para a parede do fundo que é iluminada pela luz gerada por uma fogueira. Nesta parede são projetadas sombras de estátuas representando pessoas, animais, plantas e objetos, mostrando cenas e situações do dia-a-dia. Os prisioneiros ficam dando nomes às imagens (sombras), analisando e julgando as situações.

Vamos imaginar que um dos prisioneiros fosse forçado a sair das correntes para poder explorar o interior da caverna e o mundo externo. Entraria em contato com a realidade e perceberia que passou a vida toda analisando e julgando apenas imagens projetadas por estátuas. Ao sair da caverna e entrar em contato com o mundo real ficaria encantado com os seres de verdade, com a natureza, com os animais e etc. Voltaria para a caverna para passar todo conhecimento adquirido fora da caverna para seus colegas ainda presos. Porém, seria ridicularizado ao contar tudo o que viu e sentiu, pois seus colegas só conseguem acreditar na realidade que enxergam na parede iluminada da caverna. Os prisioneiros vão o chamar de louco, ameaçando-o de morte caso não pare de falar daquelas ideias consideradas absurdas.

A punição que os bons sofrem, quando se recusam a agir, é viver sob o governo dos maus."

O maior castigo consiste em ser governado por alguém ainda pior do que nós, quando não queremos ser nós a governar.

Tudo que ilude, encanta!