Coleção pessoal de CarlosNepo
Me parece que a Psicologia Positiva procura atuar em cuidados prévios, sugerindo que as pessoas reflitam sobre seu bem estar e evitem maiores problemas psicológicos.
A Psicologia Positiva faz parte da tendência atual dentro da Renascença Civilizacional 2.0 do incentivo à originalização do Sapiens.
O termo Psicologia Positiva não deixa de ser uma crítica à antiga abordagem na psicologia, considerada, então, de Psicologia Negativa.
A Felicidade, como a sociedade humana, não é um carrossel, mas um espiral. Não estamos voltando a falar de felicidade, mas de um novo tipo de felicidade.
Todas as pessoas que fizeram a diferença no passado, tiveram um grande mérito: souberam focar e atuar apenas naquilo que eram especiais.
Tudo que fazemos para que tenhamos uma vida melhor, mais feliz, depende de uma relação mais equilibrada entre atitudes e sensações.
Projetos de Felicidade nada mais são do que estabelecer uma relação mais saudável entre atitudes e sensações.
Quando eu me disponho a desenvolver um Projeto de Felicidade, na verdade, é como se eu gerenciasse um jardim, colocando adubos para que as flores apareçam.
O importante é entender que qualquer Projeto de Felicidade, mais sustentável, é aquele que visa gerar, de forma consistente e continuada, sensações positivas.
Quando as pessoas imaginam que a Felicidade cai do céu, no fundo, acreditam que vão sentir sensações positivas sem que precisem fazer nenhum esforço.
A felicidade é feita de sensações que vêm mais ativas e continuadas quando não deixamos as ilusões nos levarem.
Tudo que temos na vida é apenas alugado, pois um dia vamos morrer e ter que sair para outro inquilino entrar.
Quanto mais eu consigo repensar meus paradigmas e torno a minha vida mais feliz e mais significativa, mais eu potencializo minha humanidade.