Coleção pessoal de CarlosAlbertoSilva

41 - 60 do total de 68 pensamentos na coleção de CarlosAlbertoSilva

⁠O que é verdade é para ser dito?

Muitas verdades são ditas sob o pretexto único de serem verdades. Tardiamente, na presença de mais pessoas do que o necessário, já não encontram tempo nem lugar no contexto em que se inserem. Seu propósito é somente constranger e humilhar. Tudo o que é dito tem um propósito. Por isso, antes de dizer uma verdade, avalie honestamente o seu propósito ao dizê-la. Pode ser que você não a diga. E quando ouvir uma dessas verdades, avalie-a da mesma forma. Não poderá evitar o que já lhe foi dito, mas saberá o real propósito do que acabou de ouvir.

⁠O acaso vai te proteger ou não. Ser feliz é mera consciência.

⁠Vou-me embora pra Atibaia
lá sou amigo do rei

⁠Essenciais são os olhos.

⁠Onde você estava quando seus amigos cometeram os erros que você condena?

⁠O que você não curte e não compartilha pode dizer muito sobre quem você é.

O Homem e o Abismo


Um homem tinha sua casa à beira de um abismo. E, por temer o abismo, um dia pensou em se atirar nele. O homem saiu de sua casa e caminhou serenamente até a beira do abismo, e olhou para dentro do abismo, pretendendo se atirar no abismo, o que ele julgava ser a solução para os seus problemas. E os seus problemas eram, em sua totalidade, o medo do abismo. Após um longo tempo à beira do abismo, olhando para dentro do abismo, pretendendo se atirar no abismo, o homem decidiu não se atirar no abismo, e voltou para sua casa.

A casa, bem construída em terreno firme, tinha uma horta e um cercado para as galinhas, tinha água para a plantação e pasto para o gado; o tipo de lugar onde nada de ruim tinha como acontecer. Mas tinha o abismo. E tinha o medo do abismo. E, desde então, inúmeras vezes, o homem caminhou até a beira do abismo, e olhou para dentro do abismo, pretendendo se atirar no abismo. Todas as vezes, porém, o homem decidiu não se atirar no abismo, e voltou para sua casa. Todas as vezes, ele decidiu, sabiamente, viver. Todas as vezes, menos uma. Uma única vez, o homem se atirou no abismo.

Existem muitas pessoas no mundo ligadas a você de alguma forma. Ao longo da vida, você terá a oportunidade de encontrá-las, por um breve momento.

⁠Na política, faça como no futebol: chute a bola, não o adversário.

⁠Lembra que houve um tempo
em que era tudo imaginação?
E agora é real.
Imagine.
Quantas coisas lindas
começamos a tornar reais
no momento em que as ousamos
imaginar.

⁠A vida sempre trará o que você quer; não do jeito que você pediu. Saiba ver.

⁠O sentido da vida é plantar jabuticabas.

⁠Não é verdade que amigos verdadeiros não precisam de explicações. Somente as amizades rasas não se ressentem da falta de zelo. Amigos verdadeiros podem ser fiéis e dedicados como cães de guarda, mas sensíveis e carentes de cuidados na mesma proporção. Um mal-entendido pode magoar sutil e irremediavelmente, e quando se vê, não existe mais a presença, não existe o calor, a substância. Somente a forma, vazia e fria, ainda chamada de amizade.

⁠Pode ser que você tenha se perdido do seu destino.

⁠Não diga o que as pessoas precisam ouvir. Antes, ouça o que elas precisam dizer.

⁠Cada um de nós é o mestre da arte de ser o que é.

⁠Empatia era algo que tínhamos e não sabíamos o nome. Agora é algo de que sabemos o nome e não temos.

⁠O destino está traçado. Será, inevitavelmente, o que você escolher.

⁠O tempo passa depressa quando todos os dias são iguais.

⁠Penso,
logo não desisto.
Se desistir,
desexisto.