Coleção pessoal de carinabarros

121 - 140 do total de 147 pensamentos na coleção de carinabarros

As mulheres podem tornar-se facilmente amigas de um homem; mas, para manter essa amizade, torna-se indispensável o concurso de uma pequena antipatia física.

Fiquei magoado, não por me teres mentido, mas por não poder voltar a acreditar-te.

Se os esposos não vivessem juntos, haveria mais matrimónios felizes.

Não poríamos a mão no fogo pelas nossas opiniões: não temos assim tanta certeza delas. Mas talvez nos deixemos queimar para podermos ter e mudar as nossas opiniões.

O amor revela as qualidades sublimes e ocultas do que ama, - o que nele há de raro, de excepcional: nesse aspecto facilmente engana quanto ao que nele há de habitual.

O castigo foi feito para melhorar aquele que o aplica.

Em última análise, amam-se os nossos desejos, e não o objeto desses desejos.

E se um dia ou uma noite um demônio se esgueirasse em tua mais solitária solidão e te dissesse: "Esta vida, assim como tu a vives agora e como a viveste, terás de vivê-la ainda uma vez e ainda inúmeras vezes; e não haverá nela nada de novo, cada dor e cada prazer e cada pensamento e suspiro e tudo o que há de indizivelmente pequeno e de grande em tua vida há de retornar, e tudo na mesma ordem e seqüência - e do mesmo modo esta aranha e este luar entre as árvores, e do mesmo modo este instante e eu próprio.
A eterna ampulheta da existência será sempre virada outra vez - e tu com ela, poeirinha da poeira!" -

Não te lançarias ao chão e rangerias os dentes e amaldiçoarias o demônio que te falasse assim? Ou viveste alguma vez um instante descomunal, em que responderias: "Tu és um deus, e nunca ouvi nada mais divino!" Se esse pensamento adquirisse poder sobre ti, assim como tu és, ele te transformaria e talvez te triturasse; a pergunta, diante de tudo e de cada coisa:

"Quero isto ainda uma vez e ainda inúmeras vezes?"

Pesaria como o mais pesado dos pesos sobre teu agir! Ou então, como terias de ficar de bem contigo mesmo e com a vida, para não desejar nada mais do que essa última, eterna confirmação e chancela?

Para a maioria, quão pequena é a porção de prazer que basta para fazer a vida agradável!

O homem precisa daquilo que em si há de pior se pretende alcançar o que nele existe de melhor.

A recompensa final dos mortos é não morrer nunca mais.

Quando se amarra bem o próprio coração e se faz dele um prisioneiro, pode-se permitir ao próprio espírito muitas liberdades.

Querer a verdade é confessar-se incapaz de a criar.

O inimigo mais perigoso que você poderá encontrar será sempre você mesmo.

Não é a intensidade dos sentimentos elevados que faz os homens superiores, mas a sua duração.

Só se pode alcançar um grande êxito quando nos mantemos fiéis a nós mesmos.

A vida mais doce é não pensar em nada.

Ninguém pode construir em teu lugar as pontes que precisarás passar, para atravessar o rio da vida – ninguém, exceto tu, só tu. Existem, por certo, atalhos sem números, e pontes, e semideuses que se oferecerão para levar-te além do rio; mas isso te custaria a tua própria pessoa; tu te hipotecarias e te perderias. Existe no mundo um único caminho por onde só tu podes passar. Onde leva? Não perguntes, segue-o!

Você vive hoje uma vida que gostaria de viver por toda a eternidade?

A vida vai ficando cada vez mais dura perto do topo.