Coleção pessoal de bodstein

81 - 100 do total de 1233 pensamentos na coleção de bodstein

⁠O que mais curto ao desfrutar de minha própria companhia é poder vivenciar diálogos incríveis com minha consciência.

Combater o racismo sendo branco é uma questão de escolha. Lutar contra ele sendo negro é uma questão de sobrevivência.⁠

⁠Existe uma reduzida parcela de pessoas em real sintonia com o cristo que se propõe a imitar, e outra esmagadora maioria exibindo a imagem do cristão que perdoa a todos os que odeia e, se pudesse, destruiria pelas próprias mãos.

⁠Limite-se às ações sobre as quais tem controle, pois as demais seguirão seu curso com ou sem você.

⁠Nossas crenças são versões puristas de um momento pessoal que não possui, necessariamente, relação direta com a realidade factual. Podem perdurar por efeito de escolha, ou mudar ao longo do tempo pelo choque entre o antes e o depois que uma consciência mais evoluída nos impõe. Realidades opostas – surgidas por mero exercício da lógica e das análises resultantes – nos revelam a inutilidade das “verdades” cultivadas e de nossa pequenez disfarçada de superioridade.

⁠O aspecto mais degradante da política nestes novos tempos é que nossos políticos passaram a ser eleitos não por revelar competência para resolver os males que nos afligem, mas pela "coragem" de revelar sua canalhice e exibí-la aberta e despudoradamente aos seus eleitores.

⁠Depois que uma onda se levanta ela toma vida própria, e nem mesmo quem a provocou terá mais força para detê-la.

⁠Quando não se deseja admitir um fato o que não vai faltar é argumento para negá-lo, mesmo que isso contrarie toda lógica.

⁠⁠Não busque pelo sentido da vida, que ela por si mesma não tem. Dê antes um sentido à sua – que está sob seu controle – emprestando-lhe um propósito que a torne prazerosa e acolhedora.

⁠Os afetos fazem com que desejemos confiar em todas as pessoas. Só que confiança não é uma escolha nossa, mas uma conquista delas.

⁠Há pessoas que se guiam durante toda uma vida pelo padrão que lhes foi passado na infância e jamais se questionam se haveria uma forma melhor de viver suas experiências, como se fossem estanques e não tivessem relação entre si. Ao observador fica perceptível que nascem em determinado momento e deixam a vida como se o tempo não tivesse passado, tanto em autopercepção quanto nas mudanças que ocorreram em torno delas. Longevidade, portanto, nunca foi sinônimo de evolução.

⁠Uma maldade nunca deixará de ser maldade apenas por estar respaldada na lei. Bom senso e equilíbrio devem prevalecer quando o que se busca é justiça.

⁠Eu descobri que uma pessoa tomada pela paixão não irá me ouvir, por mais sensato que eu me mostre. A partir daí decidi que não perderia meu tempo tentando provar quem está certo.

⁠Tem pessoas que revelam opiniões bastante firmes e imutáveis – aparentando segurança quanto ao que acreditam – quando tais “certezas” não vão além de inflexibilidade, subtraindo a visão sistêmica que lhes revelaria toda a complexidade por trás do objeto de suas afirmações. Isso porque rigidez nunca foi sinônimo de posse da verdade, o que cobra admitir o contraditório como possível de forma a mudar sempre que necessário, já que a verdade também troca de lados.

⁠Um vida plena é aquela em que no período de plantio não se poupou esforço pra que a terra acolhesse cada semente; e chegado o tempo da colheita se tem os frutos ao alcance da mão para nos deliciar e garantir o sustento.

⁠Conhece o velho ditado que se conselho fosse bom não se dava, se vendia? Concordo com ele em gênero, número e grau. Sempre tive ojeriza àqueles conselhos que me pedem como primeira opção, assim como os que me dão sem que os tivesse pedido. Quando peço é porque já esgotei minha capacidade de solução e aí toda ajuda é bem-vinda. e quando me pedem, pergunto se fizeram a mesma coisa, e então digo que vou trocar o conselho por alguma experiência para que o interessado reflita se serve pra ele ou não, já que pessoas diferentes podem chegar a resultados diferentes. Proporcionar reflexão é menos arriscado do que qualquer solução pronta.

⁠Muitas pessoas à minha volta tomaram como verdade a existência de um deus; outras, ao contrário, assumiram sua inexistência como a lógica mais plausível. Minha pequenez, diante de algo tão grande, reagiu à posse arrogante da verdade e me sugeriu estar aberto a qualquer delas.

⁠⁠...E nem mesmo aquela dedicação mais profunda e abnegada – que resistiu ao tempo e à toda sorte de adversidades – consegue sobreviver à incontestável força de lideranças manipuladoras que transformam esses nichos político-religiosos em verdadeiras fábricas de fanáticos e inocentes úteis.

⁠Cometo erros, sim. Alguns inclusive que reputo como imperdoáveis! O único ponto que lhes atenua a gravidade é sabê-los cometidos por minha conta e risco. O que os deixaria incontestavelmente detestáveis seria cometê-los a partir da cabeça alheia.

⁠Como a verdade não se submete à impostura, a mentira assume seu lugar!