Coleção pessoal de bodstein

41 - 60 do total de 1218 pensamentos na coleção de bodstein

⁠Tu me amas tanto quanto me repetes tantas vezes? Então não sintas meu trabalho como teu rival. Mais que sustentar-me o corpo, ele me sustenta a alma, e tomar-me por tua posse é o caminho mais curto para que ele mo arranque de ti.

⁠As pessoas que realmente amo, eu as guardo numa caixinha mágica que as mantém livres para entrar, sair, e receber a todos que desejem, mas apenas quando o desejem. Permanecem a sete chaves, no entanto, aqueles segredos que só aos dois pertencem, aqueles sentimentos compartilhados em linguagem tão singular a que só quem as construiu e vivenciou têm acesso por se mostrarem incompreensíveis, herméticas e impenetráveis para além das fronteiras que seus corações definem.

⁠⁠Vez por outra nos descobrimos presos a memórias felizes de um passado distante – o amor da adolescência, o momento de uma conquista, o trabalho dos sonhos – esquecendo que a vida nos reserva coisas incríveis neste aqui e agora na forma do amor definitivo, do trabalho que nos realiza, de conquistas autênticas apenas porque do passado ficam as boas lembranças, mas a felicidade real, tal como deve ser, só acontece neste agora!

⁠O propósito maior da Ciência é o de interferir na natureza de modo a acelerar processos que beneficiem à humanidade. Quando tal objetivo não se concretiza a intervenção lhe pode trazer danos irreversíveis ou até causar-lhe a destruição, como no caso de algumas descobertas convertidas em ameaças nunca antes experimentadas.

⁠Ser professor é tomar para si a missão de construir os futuros construtores.

⁠Acha estranha minha inquietude, e este permanente entusiasmo frente à vida? Tudo que sei é que me sinto como um Big Bang de carne e osso!

⁠Por tanto encantamento com a vida que escolhi, passei a detestar as horas em que durmo, pois me tiram os momentos a mais que teria para vivê-la, e os que experimento em meus sonhos já chegam prontos e nem de longe tão interessantes.

⁠Enganar-se é natural: acontece com todo mundo em vários momentos. Imperdoável é ignorar todo e qualquer alerta, não aprofundar o conhecimento, ou até recusar-se a fazê-lo apenas para não reconhecer o equívoco. Equivale a fundir o erro com aquilo que se é, e a partir daí não encontrar mais justificativa para sua inclusão definitiva no lado errado da história.

⁠Quanto mais insistimos no embate com pessoas avessas à argumentos lógicos, mais os esvaziamos, pois que sua força está no conhecimento que os embasam, e cuja concisão, por si só, põe fim ao debate.

⁠Você não precisa tomar posição em trincheiras se sua natureza pacífica não se coaduna com a visão de sangue. Sua ponderação e visão crítica o habilitam como poderoso estrategista que municia o lado certo para que este vença a guerra.

⁠Desejar expor a verdade a qualquer pessoa contaminada pelo radicalismo ideológico é equivalente a lecionar trigonometria a pacientes lobotomizados.

⁠Não conheci nenhum “dono da Verdade” que não tratasse sua acanhada visão de mundo como realidade absoluta e incontestável.

⁠Se optar pela retidão e pela ética surgisse de mera escolha por medo de punição pelos homens ou por Deus, a postura – por si mesma – não seria autêntica simplesmente porque integridade não decorre de decisão, mas de um aflorar espontâneo naquele que dela fará uso.

⁠Se ser uma pessoa honesta dependesse de escolha, a honestidade dela não seria autêntica, pois que surge e se desenvolve no indivíduo de forma natural e espontânea, e a isso se dá o nome de índole. A renúncia à desonestidade, porém, pode ser uma escolha a partir de uma tomada de consciência seguida da decisão.

⁠Integridade não é uma virtude, mas apenas o esperado de qualquer ser humano que se reconhece como tal. O indivíduo íntegro não escolheu sê-lo, simplesmente atua em harmonia com sua natureza, pois que não é algo que se adquire, mas que se é!

⁠Se continuares insistindo em fazer minha cabeça, acabarás descobrindo que também posso perdê-la.

⁠Se a humanidade realmente possui um criador, como acredita a maioria, ele sem dúvida não foi muito justo ao moldar a inteligência humana. Daí a razão pela qual você consegue ser tão burro quanto possa, mas não tão inteligente quanto queira.

⁠Agnóstico é um tipo de pensador cuja única certeza é que a deidade – seja qual for o nome que lhe dêem – nunca será uma certeza. Admitir, portanto, a sua dúvida lhe parece mais honesto do que optar pelo sim ou pelo não. Tem também na consciência um guia mais confiável do que qualquer escritura, e no seu caráter o mandamento que se sobrepõe a todos os demais, pois que o único a dispensa-lo de repressores, juízes e tutores.

⁠A pessoa sensata não se baseia em opiniões – sejam próprias ou de outrem – mas na lógica ditada por sua inteligência. Usa-as como fonte de um primeiro entendimento para, ao final, extrair a síntese desse confronto entre as teses alheias e a antítese que lhes impõe.

⁠A mesma garrafa com água pela metade é descrita por uns como "meio vazia", e por outros como "meio cheia", dependendo do ponto de vista do observador. Como tudo na vida, o mundo exterior reflete as cores de que o interior está impregnado.