Coleção pessoal de bodstein

181 - 200 do total de 1218 pensamentos na coleção de bodstein

⁠O aético sempre foi mais pernicioso que o anti-ético pois, enquanto que este último tem consciência das próprias transgressões, o primeiro não enxerga a linha que divide a ética da não ética, o lícito do ilícito, a boa prática da ignomínia!

⁠Não, eu não sou contra tuas posições dogmáticas! Apenas o peso que dás a elas quando as transformas em estrada que não admite bifurcação. Opto por não ser chama em meio à palha seca, e expor minhas próprias brasas a quem me ajude a extingui-las, em vez de abaná-las.

⁠⁠Não! Eu não sou tão corajoso como você imagina. Sou apenas persistente, e nunca desistir de tentar de novo me dá força e fôlego o bastante para não permanecer no chão!

⁠Calcula-se que menos de 10% das pessoas enfrentam a verdade tal como é, por mais assustadora ou dolorosa que se mostre. Dentre as demais, outro décimo é das que a negarão até o último de seus dias, mas nada a lamentar neste caso, já que escolheram o próprio destino. O mais triste são os 8/10 restantes de pessoas boas que se descobrirão equivocadas até aquele exato momento, mas nunca terão coragem o bastante para confessá-lo sequer a si mesmas.

⁠Um homem nunca será livre em não se submetendo apenas a outros homens, mas a senhores bem mais poderosos como hábitos, costumes, crenças e vícios que confunde com prazer, e em vez de dominar permite que se apropriem de sua vontade e do sagrado direito às próprias escolhas.

⁠Às pessoas que me amam, e dizem orar por mim, digo-lhes que orem por minha autonomia – seja física ou mental, orgânica ou emocional – pois sem me sentir livre minha vida não faz qualquer sentido, e serei o primeiro a pedir para que me seja tirada de modo a não ter tempo de conhecer minha prisão.

⁠A mudança pode devolver a esperança em vez de destruir sonhos!

⁠A recusa em conhecer a verdade por medo das mudanças que irá impor é a mais desprezível dentre todas as covardias!

⁠Enquanto um único facho de luz encontrar um neurônio haverá esperança!

⁠⁠Por mais que insistas em comandar o mundo, a água te escapará por entre os dedos, o vento entrará por tuas frestas, e a luz invadirá a tua escuridão!

⁠Sempre que penso na vastidão desse universo que processa a existência ao longo de um tempo não menos infinito, só me ocorre o quão privilegiados somos ao dividirmos o mesmo momento de um mesmo planeta para vivenciar, lado a lado, toda a sua plenitude!

⁠A grande vantagem de se lidar com um burro trapalhão é a de não se precisar correr atrás dele. Acreditando poder escapar de todos, ele sempre tropeça nas próprias pernas!

⁠Oxalá um dia consigamos moldar uma humanidade que não precise escolher entre este ou aquele ismo, mas apenas entre o que é verdadeiro e o que não é.

⁠A esperança num Brasil real reacende todas as vezes que escutamos alguém exibindo um lado que é o mesmo de qualquer ângulo que se olhe, seja pela ótica pública quanto na privada!

⁠Toda ciência humana só se faz confiável quando toma o aqui e agora como parâmetro para qualquer realidade que tente provar. Sempre que for utilizada para embasar conceitos definitivos se terá apenas uma nova crença – não importando sua natureza – mas nunca ciência.

⁠O caráter é como a lâmina de uma faca que pede reação ao primeiro sinal de ferrugem: quando aparece pode ser removida com um leve passar da esponja, mas logo se integra para fazer com ela uma coisa única que não permite mais separar-se uma da outra.
E não sendo logo retirada do faqueiro a corrosão se estende a todas as que lhe estão próximas, não restando uma que não se transforme em prolongamento da que deixou de ser aço para ser ferrugem.

⁠⁠Mostramo-nos ainda mais idiotas que o burro enquanto acreditarmos poder ensiná-lo a pensar.

⁠O pedido de desculpas insuspeito é o que
se faz pela mudança de comportamento.

⁠Em um universo todo estruturado sobre o absurdo,
não há nada mais inútil do que questionar exceções.

⁠Quando penso em desistir lembro que não posso pensar como indivíduo, mas como espécie... E como espécie o que menos importa é o que faço, mas seu significado.