Coleção pessoal de avefenix
O direito à vida é tão importante quanto o direito à morte. Entendo o horror que se tem pela morte, em função da obsessão que se tem pela vida. Mas o mais horroroso mesmo, sinto eu, é continuar fazendo do mundo um poluidor até de corações, e não dar o direito de poder morrer em paz.
O bom da fé é que traz esperança e perseverança. O lado ruim é que trata-se de uma expectativa que nos leva à frustração caso não obtemos o resultado tão almejado. A fé tem se revelado, assim como o amor e qualquer outro valor, como outra faca de dois gumes.
Quem disse que bruxa não existe? Há pelo menos um tipo que é bem real: é a mulher que, com uma alquimia de mentiras, sedução e maldades bem dissimuladas, consegue encantar, enfeitiçar e envenenar o cérebro do homem. Ela não costuma cometer crime, mas faz a vitima cometer.
A arma mais poderosa dos demônios mais manipuladores e poderosos do mundo não parece ser coisa violenta: é um carisma acompanhado de um belo sorriso.
Não existe amor perfeito. O que existe é amor compatível e duradouro. E às vezes é tão duradouro, que só acaba quando a morte chega.
Fique esperto com as ideias transmitidas por intermédio dos mais famosos, pois são os que mais têm o poder de enganar e alienar. Confie mais naqueles que te façam pensar, e que te perguntam se você discorda deles e o porquê.
Da mesma maneira que não faz sentido obrigar alguém gostar de você, também não faz sentido obrigar alguém a ter compaixão de você.
Se já não é fácil fazer as pessoas conhecerem palavras de sabedoria, imagine então quão difícil é fazê-las colocá-las em prática.
Não é fácil, mas é necessário: o equilíbrio entre respeitar nossa real natureza e a real natureza daqueles que convivem com a gente.
Desconfie de todo absolutista que tenta generalizar a ideia de amor verdadeiro. O que eles mais fazem é tentar fazer todos amarem da mesma maneira. O verdadeiro amor é aquele que você realmente tem, ou que pode ter, não aquele que os outros acham que você tem que ter.
Os pais normalmente querem o melhor para os filhos, mas isso não significa que eles já sabem o que é o melhor para esses filhos.
Quando você é muito bom no que faz, até um invejoso te elogia, e quase fica de joelhos na sua frente, implorando por algumas aulas.
É muito mais fácil curtirem frases agradáveis que sustentam mentira ou ilusão, do que frases desagradáveis que sustentam verdade ou desilusão. Não entende? Vivemos na sociedade da ilusão. E sim, é mais fácil fazer sucesso por meio da mentira e da ilusão, e isso não costuma sair barato àqueles que vivem pela verdade.
Sentir-se chateado com isso ou com aquilo, isso não é escolha, mas é consequência do que você pôde pensar e entender ao longo do tempo.
Uma das coisas mais difíceis desta vida é quebrar a profunda convicção daquele indivíduo que a natureza criou justamente para ser o seu adversário.
Toda vez que nos impedem de debater sobre aquelas duras verdades da vida que as pessoas ainda desconhecem, e que a maioria tem medo de saber, já estão nos fazendo o mal.
Felicidade não é prazer. Existe prazer na felicidade, mas não há felicidade no prazer. Prazer é coisa menor — é um simples sentimento —, felicidade é coisa maior, muito maior — é feita de poder, de paz, de força, de capacidades, de realizações, de conquistas, de beleza, de vitórias, de satisfação, e claro, de prazeres. Viver em busca de felicidade, isso costuma significar viver de maneira bem arriscada.
Muitas vezes eu quis acreditar, ou confiar, e não consegui. Outras vezes, quis muito desacreditar, ou desconfiar, mas acreditei e confiei... A confiança e a desconfiança, cada uma fornece o seu risco. Portanto, sempre confie desconfiando, inclusive de si mesmo.
Aquilo que fez boa parte da minha sofrida alma se encher de desilusões, e se derramar na forma de inquietadoras palavras... aquilo é uma alquimia complexa: tem amor, empatia, desejo, luta por valor, vontade de potência, e coisas ainda não rotuladas.