Coleção pessoal de ArgosArruda

41 - 60 do total de 68 pensamentos na coleção de ArgosArruda

⁠"O pior inimigo é quem quer roubar o que você tem de bom no seu coração"

⁠Duas questões que nenhum estudioso das religiões consegue me responder:

1 - Como as religiões interpretam o fato das outras, bem diferentes, fazerem bem aos adeptos em suas práticas religiosas como orações, rituais, etc.? Falo de um bem até emocional. Elas não acreditam que as outras divindades são verdadeiras pois estariam dizendo que existem divindades diferentes ao mesmo tempo.

2 - A Navalha de Occan pode ser usada na seguinte questão: se existem e existiram tantas religiões e crenças muito diferentes entre si, não seria correto admitir que a explicação correta, a mais simples, é que elas foram invenções das mentes humanas em todas as épocas?

⁠Um problema do Brasil:
A grande maioria do povo brasileiro talvez não queira ver um Brasil de maioria de classe média, se minimizando a pobreza e a miséria como nos outros países com um PIB semelhante. Nunca ouvi de ninguém disser algo assim. O que acontece?

⁠Algo de errado com as religiões:

⁠Existem e existiram muitas religiões e crenças em todos os tempos e lugares do mundo.

Todas se consideram absolutas, verdadeiras, sendo as outras falsas. Mas qual seria a verdadeira? Não é possível existir uma resposta certa. E o mesmo acontece hoje e as práticas religiosas decorrentes dos valores religiosos de cada uma foram e são benéficas aos adeptos de todas, proporcionando um bem-estar único, psicológico, emocional, etc., sendo da própria vida; mas então haveria deuses diferentes ao mesmo tempo?

Isso é impossível, mas ninguém pode dizer que outras religiões não são benéficas para seus próprios seguidores.

O que acontece? Algo está errado aí e é por isso que sugiro a seguinte hipótese: os valores religiosos são ensinados aos filhos pelos pais, parentes, amigos, nas escolas, etc., fixando-se nas memórias, em áreas do cérebro, e tendo muita força quando evocados, e aqui eu reforço o argumento "muito forte" em orações, pensamentos, cultos, rituais, etc., liberando produtos químicos, promovendo mudanças microscópicas nos cérebros dos seguidores - a neuroplasticidade - e, assim, modificando comportamentos, atitudes, reações emocionais, estados mentais, etc., sendo estes os componentes do nosso bem-estar, esperança, felicidade, etc.

Tudo isso significaria que Deus e todos os deuses de outras religiões não existiriam de fato. Eles seriam invenções dos cérebros humanos.

Para entender este pequeno texto, é necessário mudar o referencial do que você pensa, achando que só a sua religião é benéfica para as pessoas, que as outras estão erradas, aceitando que as outras também são saudáveis ​​para seus seguidores.

⁠De todas as religiões existentes, com valores religiosos diferentes e considerados absolutos por cada uma delas, não seria correto, pela Navalha de Occan, considerar que são os cérebros humanos quem criaram todas elas?

⁠Parar de fumar é fácil. Difícil é não voltar.

⁠O Sistema deve sempre ser questionado

⁠O tempo relativo de Albert Einstein

Os dois postulados para se construir a Teoria da Relatividade Restrita do Einstein e depois a Geral são que as leis da Física são as mesmas para todos os sistemas referenciais inerciais e que a velocidade da luz é uma constante universal.
É justamente pela velocidade da luz ser constante que deduzimos ser o tempo relativo, e também a massa e o espaço.
A velha e boa história de se você viajar em uma nave com uma velocidade próxima a da luz, envelhecerá, por exemplo, um ano, e aqui na Terra todos estarão dezenas de anos mais velhos. Ou se passarão milhares ou milhões de anos aqui quanto mais a nave aumentar a velocidade.
Mas por que a velocidade da luz é sempre constante?
Sendo uma radiação eletromagnética, ela não pode ser acelerada, "arremessada", falando em português simples, pelo emissor que viaja à mesma velocidade da nave ou desacelerada, "subtraída", da velocidade do emissor, como acontece com os objetos materiais comuns como pedras, metais, etc.!

⁠"A Verdade Absoluta de todas as religiões é que o ser humano sempre teve a capacidade de criar todas elas em todas as épocas e lugares, sendo cada uma delas se proclamando como a única Verdadeira"

Fidelidade

⁠O ser fiel demonstra o caráter de sua personalidade em não fazer nada pior, o qual o infiel pode fazer.

⁠O cérebro humano é
responsável pelos nossos sentimentos e emoções, mas também do processamento de dados não só no modo "1" ou "0", e sim raciocinarmos em cima de conceitos e valores!

⁠Quando vc fala com Deus, está falando com os interiores do seu cérebro.

Quando outro fala com os deuses do hinduísmo, está falando com os interiores do cérebro dele.

E assim com todas as pessoas de cada religião em todas as épocas e lugares.

Destino não existe. É uma palavra criada pelo ser humano a se confortar perante a um fato trágico acontecido ou provável que aconteça, mas também a um fato bom em nossas vidas no qual não estávamos no controle. .

Uma definição de Energia para a Física:

Energia é um conceito relativo a várias formas de existência - mecânica, nuclear, térmica, elétrica, magnética, quântica e gravitacional - nas quais as transformações de umas nas outras são responsáveis por todos os fenômenos naturais e artificiais, estes últimos produzidos nas máquinas mecânicas e/ou eletrônicas construídas pelo ser humano.

Definição de filme arte:

Filme arte é o filme que o cineasta faz para ninguém entender nada, e quem gosta diz que entendeu tudo.

Uma possibilidade delirante mas real - A ressurreição materialista

Na imensidão temporal do Universo, átomos, ions e moléculas podem, um dia, se agruparem na mesma configuração de hoje do seu cérebro.

A sua consciência, o seu "eu", ressurgirão e você se lembrará de si e de toda a sua vida, dando continuidade a ela em algum lugar do Universo!

Nossa divindade o cérebro

Divindades? Divindade? Divino é este! Ele, nosso cérebro! Passe a não cuidar dele como você cuida do seu coração, estômago, rins, fígado, intestinos, pulmões, etc., e verá o que você pensa e sente alterados a não poder levar uma vida plena de bem-estar e felicidade. Pense nisto.

A base dos nossos sentimentos e emoções:

Ele, o neurônio!
A base,
Uma célula,
Que emite sinais elétricos iônicos,
Que se comunica com outros neurônios,
Que formam redes,
Que atingem glândulas,
Que produzem substâncias químicas,
Que produzem sensações,
Que são os nossos sentimentos e emoções!

Sobre Ensino, Drogas, Ålcool e Vício

Deveria ser ensinado nas escolas, a partir do Ensino Fundamental, que o vício nas drogas e no álcool é uma compulsão. Na compulsão a pessoa quer afastar uma ameaça, amenizar a ansiedade, compensar um estresse, sendo um desequilíbrio por parte dela por não conseguir se controlar.
Assim os futuros adultos também ensinarão aos filhos, enterrando de vez a ideia comum por aí que esses vícios são só de origem espiritual.

A respeito da Neurociência, Psicologia e Evolução juntas: a única razão para a existência dos nossos sentimentos e emoções é a perpetuação do ser humano na Terra!