Coleção pessoal de ArcelioPreissler

181 - 200 do total de 280 pensamentos na coleção de ArcelioPreissler

⁠“A iluminação é sempre precedida de confusão.” Milton Erickson

⁠"Não aceite insultos, deixe-os com o insultador." Milton Erickson

⁠"Quanto mais humor você colocar em sua vida, melhor para você. " Milton Erickson

"⁠Não há erros, apenas feedback. " Milton Erickson

⁠"Mudanças levam a percepções com muito mais frequência do que percepções levam a mudanças." Milton Erickson

⁠"Um objetivo sem uma data é apenas um sonho." Milton Erickson

⁠"O transe é uma experiência natural do dia a dia." Milton Erickson

⁠"O mais importante na mudança do comportamento humano é a motivação da pessoa." Milton Erickson

⁠"É realmente incrível o que as pessoas podem fazer, só que elas simplesmente não sabem que podem fazer."

⁠„ A vida lhe trará dor por si só. Sua responsabilidade é criar alegria. “ Milton Erickson

Nunca é muito tarde para se ter uma infância feliz.

⁠1º Preste atenção aos seus sentimentos, imagens e diálogos internos, pois são respostas da tua Parte interna.
2º Preste atenção na maneira como as pessoas reagem a você, e aprenda com os resultados.
3º Anote o que lhe acontece, tenha um diário, ou use o computador, ex: plano de vida acompanhe o que ocorre com você e assinale pontos de repetição, objetivos, metas, resultados, muitos já usam, e é mais barato do que pagar para alguém guiar você para fora de seus ciclos limitantes, não é? Compara seu EU do (passado) com o EU do (presente) e do EU do (Futuro), alguns mais pretensiosos até se comparam com o seu eu de (vítima).
4º Conscientize-se das ocasiões em que esteve na mesma, ou similar situação difícil, e conseguiu evoluir, reaprenda com aquilo, volte àquele momento e traga esses recursos para este contexto de agora, ou crie outros recursos no futuro, trazendo-os para o momento.
5º Aceite-se como um ser humano real, com direitos e obrigações, fragilidades e virtudes, alguém que está em constante aprendizado, superando limitações com os recursos disponíveis do momento, mesmo que a maioria das vezes de forma não-consciente.
6º Não se veja como vítima oprimida ou impotente, pois é assim que muitos dos sem atitude, conquistam e justificam fervorosamente suas auto-derrotas, culpando outros por seus estados emocionais e comportamentos, portanto: se veja como um realizador, e o MAIOR responsável pelos seus próprios resultados!
7º Aceite a mortalidade e suas limitações do ontem, pois no hoje você sabe mais do que ontem, e amanhã saberá ainda mais para prolongar sua vida com qualidade, e sua evolução, se assim você se dedicar também para esses resultados.
8º Faça suas escolhas, e se não as tiver, crie as possibilidades para tê-las e defenda-as, pois ter uma SÓ resposta de comportamento para um contexto é não ter escolhas, isso caso decida sair de um possível ciclo limitante.
9º Sedimente o caminho para a sensibilidade e responsabilidade com você mesmo, e com os outros também.
10º Comemore o sucesso e o fracasso, e volte mentalmente para trás conferindo os passos que deu para chegar até ele, pois vale a pena aprender e trocar esse conhecimento com outros, e por outros resultados!

⁠"Aprenda a administrar os riscos do dia a dia fazendo o diagnóstico no local."
Faça o dinheiro trabalhar por você, Investindo em bens, conhecimentos, serviços e aplicações que se valorizam naturalmente no mercado.
Você perde dinheiro quando compra coisas, serviços e conhecimentos que se desvalorizam em um curto espaço de tempo." ( Arcélio Alberto Preissler )

⁠O cavalo perdido
Uma história de Milton Erickson sobre a relação consciente-inconsciente:
Um dia, depois de Milton ter regressado da escola, um cavalo perdido, com rédeas e tudo, entrou pelo terreno. Suado, à procura de água. Ninguém conhecia aquele cavalo e os camponeses conheciam muito bem as redondezas.
Milton dominou-o, saltou para cima do cavalo e, desde logo, tinha uma certeza absoluta…
Levou-o para a estrada. E o cavalo começou a galopar numa certa direção. Milton Erickson, estava absolutamente seguro de si. De vez em quando, o cavalo desviava a atenção do caminho e começava a divagar lentamente por uma ou outra propriedade. Milton Erickson fazia-o voltar ao caminho. Uns seis quilómetros mais longe o cavalo entrou decidido numa propriedade. O camponês correu para o cavalo, e entusiasmado disse: – Ah, estás de volta!
E perguntou a Milton onde tinha encontrado o cavalo e como é que soube o caminho. Milton respondeu que o cavalo é que sabia o caminho, a única coisa que fez foi manter a atenção do cavalo no caminho.

⁠O Poder das Palavras
Um orador fala do poder do pensamento positivo e das palavras.
Um participante levanta a mão e diz:
"Não é porque eu vou dizer felicidade, felicidade, felicidade! que me irei sentir melhor e não é porque eu vou dizer desgraça, desgraça, desgraça! que me irei sentir menos bem: não são mais que palavras. As palavras são isso mesmo, sem poder..."
O orador responde:
"Cale-se, seu idiota, é incapaz de compreender o que quer que seja!"
O participante está paralisado, ele muda de cor e prepara-se para replicar agressivamente: "Você, espécie de..."
O orador levanta a mão: "Peço que me desculpe. Eu não quero magoar. Peço que aceite as minhas sinceras desculpas."
O participante acalma-se.
Os outros participantes murmuram e há agitação na sala.
O orador intervém:
"Têm a resposta à questão que puseram: algumas palavras desencadeiam dentro de vocês raiva e cólera. Outras acalmam. Compreendem melhor o poder das palavras?"
Autor desconhecido

⁠1) RELEMBRE em quais momentos da sua vida você já sentiu alguns desses recursos?
Impassibilidade, imperturbabilidade, paciência, calma, tranquilidade, serenidade, sangue-frio, indiferença, fleuma, sossego, calmaria, amenidade, doçura, bonança, silêncio, paz, brandura, suavidade, quietude, mansuetude, mansidão.
2) ESCOLHA no mínimo 3 momentos do seu passado que tenha algum que foi citada acima.
3) Ao você se recordar de cada momento com os recursos desejáveis, IMAGINE que você tem um controle remoto universal em sua mão que é somente visível para você, agora. Mova seu dedo da mão e aperte o botão azul, ou vermelho, ou verde, ou da cor que preferir, para ter acesso aos recursos emocionais do seu passado.
Quanto mais vezes você REPETIR essa dinâmica de agora em diante, mais você pode reforçar esse empilhamento de recursos desejáveis, não é?
OBSERVAÇÃO: se houverem partes da mente ainda em conflito, será necessário conectar essas partes com a finalidade de juntas se moverem na mesma direção desejada e positiva. ( Arcélio Alberto Preissler )

⁠Um amigo se queixava de reviver um mal mentalmente, inúmeras vezes!
Cenas mentais rodavam no formato de filme de forma associada, com uma velocidade padrão, com um determinado nível de cores, e tamanho grande na tela mental.
Haviam diálogos em uma determinada altura de volume e tudo isso resultava em sensações que o estavam deixando chateado.
Então, o seu amigo ao perceber de que se tratava de uma programação mental, perguntou: como ficaria tudo isso se você fosse apertar no botão PAUSE, do seu controle remoto universal imaginário?
E se tivesse um botão que deixasse a tela mental incolor, como seria?
O primeiro respondeu: os efeitos da representação diminuíram.
Então, o segundo ainda perguntou: quais outros recursos há no seu controle remoto universal imaginário, por exemplo?
O primeiro respondeu: para mim, mudar o conteúdo do diálogo interno tem muito impacto. Se eu coloco chiados ou ruídos em falas desagradáveis, também consigo mudar rapidamente meu estado emocional.
Logo, o segundo lhe coloca ainda: lembre-se de apertar aquele botão onde o seu herói do tempo de infância lhe PERGUNTA: o que você está disposto a fazer ainda hoje, pelo seu futuro melhor? ( Arcélio Alberto Preissler )

⁠" Eu gosto de me estimular por dois motores de propulsão ao mesmo tempo: a dor para eu me afastar do indesejado e o prazer para ir em direção do que eu quero me aproximar e obter de útil ou produtivo. " ( Arcélio Alberto Preissler )

⁠"Como ter certeza de que se está bem NUTRIDO?
Algumas variáveis envolvidas na nutrição:
1- Os solos das camadas superficiais podem estar ficando pobres em micronutrientes, por causa da lixiviação, da erosão e da excessiva exportação de nutrientes pelas colheitas agrícolas, o sistema radicular limitado ao solo compactado. A maioria das fórmulas de adubação é composto por 3 elementos N P K, Nitrogênio, Fósforo e Potássio, e onde são adicionados os outros minerais que a planta necessita para ser sadia?
2- Na industrialização acontece o REFINAMENTO do alimento, onde ocorre perda de alguns minerais e vitaminas, não é?
3- Na etapa de digestão pode ocorrer má absorção de nutrientes (síndrome da má absorção) não pode?
4- Alguns antibióticos e conservantes de alimentos podem interferir negativamente na microbiota intestinal, não?" ( Arcélio Alberto Preissler )

⁠Essa é a história de um homem que possuía uma pequena chácara à beira da estrada onde criava frangos.
Os frangos, assados pela sua mulher, tornaram-se famosos.
Ele viu que poderia transformar aquilo num bom negócio. Mandou reformar a fachada da casa, colocou algumas mesas ao ar livre, mandou fazer um grande painel na frente.
A frequência se tornou grande e seus lucros também, o negócio crescia cada vez mais.
Agora, em diversos pontos da estrada havia cartazes indicando: "Frangos assados, os mais deliciosos da região."
O negócio ia tão bem, que o homem pôde colocar seu filho nas melhores escolas e, mais tarde, mandou-o para a Universidade.
Quando o filho voltou, já formado, disse ao pai:
- "Papai, o país está atravessando uma série de crises, acho melhor começar a fazer economia se quer que o nosso negócio sobreviva."
Uma das primeiras providências foi suspender a confecção de novos cartazes e cortar a verba de conservação dos já colocados.
E o filho recomendou: "É melhor não acender mais o cartaz de neon, é preciso economizar luz."
Com essa medida, a frequência, como era natural, foi caindo; verificaram que muitas mesas ficavam vazias e decidiram retirá-las. Poucas semanas depois, quase não restavam mais mesas.
Os motoristas continuavam passando pela estrada, mas agora não sabiam que naquele lugar comia-se um ótimo frango assado.
Assim foi indo, até que nenhum negócio mais foi realizado.
Olhando para o que sobrava do que outrora foi um restaurante, vendo o neon apagado e corroído, os cartazes jogados à beira da estrada, o homem viu como seu filho era inteligente e como pôde, com tanta antecedência, prever o caso.
"É... meu filho tinha razão, a crise foi feia mesmo."
Enquanto isso, muitos outros negócios de frango assado, não tão bons quanto aquele, prosperavam porque seus donos não sabiam que "a crise vinha aí".
Autor desconhecido