Coleção pessoal de antoniojusto

21 - 40 do total de 61 pensamentos na coleção de antoniojusto

VERDADE

⁠Sou um aprendiz da verdade sempre a seguir os rastos dela mas sempre sem a ver!

ESCURIDÃO


O mundo anda escuro demais, mas isso é uma questão cíclica como a das estações do ano; o pior não será a escuridão, mas sim andar sem ideia do caminho nem saber aonde ele leva. Temos o exemplo da escuridão da noite e verificamos que também ela tem sentido, mas para podermos andar nela temos de adaptar as pupilas ao escuro. O mais importante é saber como caminhar e para onde. Por vezes, andar às apalpadelas pode ajudar a afinar o sentido de orientação.

GUERRA E SUBMISSÃO

A guerra implica sempre injustiça dos dois lados. O fatal é que geralmente cada lado tem razão e faz uso do princípio: “nós” somos os bons, só os outros são maus. Socialmente seria mais honesto dizer: o “nós” são os nossos interesses e deles fazemos depender o bem e o mal.
Para complicar, na sociedade, as probabilidades de ser enganado multiplicam-se de ambos os lados. As duas partes governantes influenciam o seu público, através dos meios de comunicação, para que a população assuma com gratidão a fatura da guerra.
O povo carrega a cruz, e quem tem a cruz só lhe resta a possibilidade de abençoar!
Perante a decisão determinante dos governos a sociedade reage como o gato que uma vez admoestado assume o gesto de submissão roçando em torno das pernas do poder transformando a oportuna agressão em amizade submissa.

⁠REBANHO
Um regime político que transforma o seu povo em rebanho prescinde até de pastores porque a sua elite pode viver melhor na anonimidade bastando-lhe, para isso, alimentar bem os seus cães de guarda.

⁠LIBERTAÇÃO
Quanto a crer, só em Deus! Deste modo podes questionar tudo sem seres condicionado pelos de fora; esse é o melhor caminho para poderes chegar a pensar por ti mesmo na consciência de que só as necessidades te escravizam.

SONHO
A vida é dura, mas os sonhos dela impedem-nos de tropeçar nela.

SOLIDÃO
Solidão é estar com o universo sem termos um espelho para nos retratarmos!

⁠SAGRADO
O sagrado parece estorvar cada vez mais uma sociedade de ideologia secular que não quer respeitar a criatura (de soberania sagrada) e usa para tal fim o subterfúgio de reduzir o humano ao seu papel social, ao seu aspecto funcional ou à pessoa na qualidade de máscara, aspectos sobre os quais o Estado tem poder de propriedade. O sagrado transcende os papéis e dá-lhes consistência.

RELIGIÃO E FILOSOFIA
A religião é como o interruptor, tenta ligar para através da conexão produzir luz. O interruptor é como que comutador entre Realidade e realidade aplicada. A filosofia e a ciência procuram entender e explicar o que acontece no emaranhado da fiada da realidade aplicada.

⁠TOLERÂNCIA
O discurso sobre tolerância tem-se tornado num negócio ao serviço de minorias intolerantes. A tolerância é condescendente e sabe que faz parte da diferença e ao reconhecer-se como tal assume uma atitude de apreciação e respeito perante a vida. Não perde, porém, a capacidade de discernir entre o bem e o mal!

PROGRESSO E DESENVOLVIMENTO
Quando o povo descobrir que é mais inteligente que os seus governantes então passaremos a não ter só progresso, mas também desenvolvimento!

⁠PODER POSSE ARROGÂNCIA RESPONSABILIDADE

Vivemos da arrogância de podermos dar um nome a tudo sem notarmos que aquilo a que damos o nome não nos pertence e nos domina.
Eloim ao chamar Adão para que assumisse responsabilidade na natureza apenas lhe conferiu o título de ter posse sobre o nome e não sobre a criação em si.
Como no baptismo, o padrinho ao testemunhar o nome da criança apenas se responsabiliza perante ela e perante a sociedade que a rodeia, em assumir o dever de a proteger e ajudar.

⁠OPINIÃO PÚBLICA
Numa época em que domina o interesse por narrativa e propaganda encontra-se perdido quem procura argumentos.

⁠MUDANÇA

Como pode o mundo andar se só tem os teus pés para caminhar!

⁠MAJESTADE


A majestade dos poderosos mancha a terra e humilha os simples!

⁠GUERRA UCRÂNIA

Procuramos superar o mal através do mal, em vez de ultrapassarmos o mal com o bem!

⁠CAMINHO
Existem caminhos curvos que permitem mais visão do que caminhos retos.

⁠SUSTENTABILIDADE
Um factor de sustentabilidade constante do Poder poderia resumir-se assim: Os “trastes” ficam, só muda o verniz!

MATERIALISMO
A melhor estratégia para derrubar o Homem e o povo é demolir Deus! O Homem torna-se mercadoria ou cliente e o povo torna-se número à disposição de poderes anónimos!

EQUÍVOCOS

Os equívocos da esquerda e da direita limitam-se a uma preocupação; a esquerda ostenta a bandeira da preocupação da distribuição do que não tem para dar e a direita ostenta a bandeira da produção que vai tendo. A esquerda esgota-se na preocupação e a direita esgota-se na produção, ambos sem notarem o que acontece à sua volta!