Coleção pessoal de anisiorenato

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A mentira é o disfarce da maldade.
Ao fazer o marketing do fruto proibido, Satanás disse a Eva: “É certo que não morrereis” (Gn 3.4). A negação das consequências abre caminho para todo tipo de pecado. O argumento maligno nunca mudou:

“Fica tranquilo, este cigarro não vicia.”
“Isso aqui não faz mal.”
“É produto natural.”
“Você para, quando quiser.”
“Experimenta um pouquinho.”
“Só hoje, só uma vez.”

Em vários setores da vida, como nos relacionamentos e na política, muitos usam a estratégia de negar suas intenções. Tome muito cuidado. A mentira é o disfarce da maldade. Além disso, sempre se apresenta uma lista de supostas vantagens, como no caso do fruto proibido:

“Seus olhos serão abertos.”
“Vocês serão como Deus, conhecedores do bem e do mal.”

Seria como dizer: “Este veneno, além de não matar, ainda é gostoso e faz bem”. Há quem prometa muitas coisas apenas para conseguir o que deseja. Depois, desaparece. O Diabo pode falar o que quiser, e ele usa pessoas para isso, mas ninguém pode impedir o cumprimento da Palavra de Deus: “Certamente morrereis”. “Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor” (Rm 6.23).

O errado que fala com segurança e certeza impressiona e convence mais do que o certo inseguro.

Melhor é a dúvida certa do que a certeza errada.

Uma mudança brusca causa espanto e desconfiança. Seja paciente consigo mesmo e não se cobre tanto, pois o mundo já faz isso por ti.

O mundo e a alma.
“Pois que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma”? (Mc 8.36). Nessa frase, Jesus fala de duas dimensões: “o mundo”, caracterizado principalmente pelas coisas materiais, e a “alma”, representando o aspecto espiritual do ser humano. É o visível em confronto com o invisível. São duas realidades concorrentes, com seus próprios valores e características. Não podemos anular nenhum dos dois, mas precisamos ter plena consciência de que, embora vivamos no mundo, não lhe pertencemos (João 17.16). O mundo é um sistema sob domínio de Satanás (1 João 5.19). Em todo o tempo, ele tenta nos seduzir e envolver. Duas palavras muito importantes na fala de Jesus são: ganhar e perder. O mundo se apresenta como fonte de satisfação para a nossa cobiça, oferecendo-nos muitos ganhos, mas, em contrapartida, existem perdas.

Qual é o preço pago por vantagens e prazeres aparentemente gratuitos? Que tipo de renúncia fazemos na busca insaciável por conquistas materiais? Em nome da aparência sacrificamos a essência? Qual será o proveito disso? De que vale um mundo sem alma? Seria como lâmpada sem luz, casa sem família, relações sem amor, riquezas sem valores. O resultado é o vazio e a angústia sentidos por Judas Iscariotes, embora tivesse nas mãos as 30 moedas de prata. Que a nossa dedicação ao mundo, relacionada às necessidades cotidianas, não seja tanta que nos impeça de investir no principal, que é o relacionamento com Deus. Além de tudo, é importante lembrar que o mundo passa (1 João 2.17), mas a alma é eterna. Quando Jesus fala de sua perda, Ele Se refere à perdição eterna de uma alma sem Deus. Nossas almas precisam de Cristo, pois Nele está o seu descanso, sua paz e plena realização (Mt 11.29).

Indagado pelo delegado, o interrogado havia negado, diante do advogado, o alegado roubo do gado. Muito obrigado.

A distância nem sempre é ruim. Que o nosso querido sol continue bem longe.

O cúmulo do egoísmo é lembrar do passado e sentir inveja de si mesmo.

No divã da Diva, Davi trocou as dúvidas da vida por dívidas.

Promessas bíblicas.

Há quem diga que a Bíblia contém cerca de 8000 promessas dos mais diversos tipos. O que fazer com elas? É só escolher as que mais nos agradam e exigir que Deus as cumpra? Não deve ser assim. Promessas são como direitos. Se alguém te disser que o governo vai dar 50% de aumento salarial, sua reação imediata talvez seja perguntar “pra quem?”. Não é tudo para todos. Em alguns lugares, existe o direito de andar de graça nos ônibus, mas sabemos que isso não é para todos. O mesmo acontece com as promessas bíblicas. Precisamos perguntar “pra quem é isso?” A resposta estará no contexto. Se ali encontrarmos o nome de alguém, trata-se de uma promessa específica. Por exemplo, em Isaías 45.3 existe uma promessa de riquezas. O versículo 1 tem o nome do destinatário: o rei Ciro.

Toda receita médica tem o nome do paciente, mas receitas de bolo são para todos (graças a Deus). De todo modo, existem instruções a serem seguidas. Existem promessas destinadas a grupos. Então, eu preciso saber se faço parte do grupo. O Antigo Testamento está repleto de promessas para Israel. Eu não sou judeu. Portanto essas promessas não são para mim. Temos ali também promessas para os justos. Então, preciso ver se eu sou justo. Por natureza, não somos, mas fomos justificados por Jesus Cristo.

Existem promessas para a Igreja. Se eu fizer parte dela, essas promessas são para mim (Atos 2.39). Existem promessas para todos, mas, ainda assim, há condições a serem verificadas. Exemplo: “Todo aquele que Nele crê… tenha a vida eterna” (João 3.16). Não é vida eterna automática para todos. Outro problema é saber o que é promessa no texto bíblico. Muitos pegam qualquer versículo e transformam numa promessa. Promessa é o que Deus disse que faria e não necessariamente o que Ele fez na vida de alguém. Como regra geral, podemos dizer que as promessas materiais são para pessoas e grupos bem específicos, mas as promessas espirituais são para todos, conforme condições estabelecidas, pré-requisitos, tempo, modo e lugar.

Você não é o centro do universo

O egoísmo ultrapassa os limites dos cuidados pessoais, tornando-se uma espécie de idolatria. O egoísta não apenas defende seus direitos, mas impede que o outro exerça as mesmas prerrogativas. A Bíblia trata dessa questão mesmo quando não cita diretamente o tema. Nela encontramos uma ênfase voltada para a coletividade, seja no sentido de família, igreja, nação ou humanidade. Quando Deus chamou Moisés, ele já estava fora do Egito, mas precisou voltar para libertar o povo. A solução do seu problema particular não seria suficiente diante de Deus. Depois, o Senhor libertou a nação de Israel e lhe deu um só destino: a terra de Canaã. Não seria admissível que cada um escolhesse uma direção particular, pois isso representaria o fim daquele povo.

Examinando os Dez Mandamentos, também percebemos forte combate ao egoísmo (Ex 20). Nenhum israelita poderia ter o seu deus particular nem escolher livremente um dia de descanso semanal ou fazer prevalecer seus desejos pessoais em questões sexuais, patrimoniais ou de qualquer natureza em detrimento do seu semelhante. Aqueles preceitos ensinam o indivíduo a respeito das relações com Deus e com o próximo. Em outras palavras: eu não sou o centro do universo.

Ao contrário do que possa parecer, o egoísmo é o caminho da autodestruição, pois sempre precisamos uns dos outros. Nenhum de nós sabe tudo nem tem a capacidade de fazer todas as coisas. Hoje, a ênfase mundana é individualista. Cada um quer ter seu próprio carro, seu celular, sua TV, seu computador etc. O compartilhamento é desaconselhado pois reduz o lucro de quem vende. Os direitos de cada um, embora justos em certas situações, podem conduzir ao isolamento e à solidão. Toda convivência requer certo grau de renúncia e tolerância, onde cada pessoa abre mão de alguma coisa para o bem de todos. A individualidade é importante, mas o individualismo é perigoso. Não posso fazer prevalecer a minha opinião sobre doutrinas ou leis que estabelecem o legítimo interesse coletivo. O egoísmo tem separado casais e destruído famílias. A solução está no ensinamento de Jesus: “Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a ti mesmo”.

Você espalha luz por onde passa. Parabéns. Parece um vagalume.

O humildão é pessoa de bom coração.

É importante saber o que compõe a nossa félicidade.

O sofrimento produz virtudes que de outro modo não teríamos.

Estamos planejando algumas coisas impossíveis que serão incríveis.

O cordeiro morreu para que as ovelhas não sejam sacrificadas.

É o sangue que cura as feridas.

Dinheiro não traz felicidade, principalmente essas notas de 2 reais.

Dinheiro não traz felicidade, mas a miséria também não.