Coleção pessoal de AndressaBCastro85
"A felicidade é um predicado totalmente particular e intransferível. A responsabilidade de ir em busca do que te faz bem é meramente sua. Isso é indiscutível, e (espero que) sem julgamentos. Mas uma coisa é igual para todos: para que a felicidade aconteça, precisamos estar disponíveis para ela. A felicidade não é, nem de longe, um fato que só é válido se nos vier de forma estrondosa. O que me faz feliz é o que é sempre encontrado nos mínimos, e nos momentos em que me dou permissão à entrega. Ser feliz é uma arte expressiva, valiosíssima, mas pouco valorizada, e é incompreendida por quem só a observa e não a pratica. A vida é sua obra-prima; o pincel e as tintas estão em suas mãos! Arrisque-se, mesmo que cometa alguns erros, não desista: a experiência serve de aperfeiçoamento. Só depende de sua dedicação, criatividade, amor e empenho para colocar bastante cor e beleza na sua arte-vida. E, a cada conquista, aplauda-a de pé, com orgulho, carinho e fé, pois quem é justamente o artista por trás disso tudo? VOCÊ!"
"Comece o dia reconquistando toda energia boa que há dentro de você, mas que, por algum descuido, se encontra abandonada. Mesmo que as coisas não estejam dando muito certo, não desista: respire fundo, tenha calma, entenda que é só uma fase a ser superada, assim como tantas outras que já superou. Dê permissão para que a paz se encontre em você. Não ceda as investidas da maldade, por mais tentadoras que elas se mostram, e por mais presentes que elas se façam. O prazer do mal será apenas te derrubar, e o seu? Qual a sua vantagem? O poder da nossa mente é capaz de milagres, de mudanças radicais, de reverter qualquer situação. O nosso querer consegue se libertar quando o agir - através da fé - vira uma consequência. Viva bem cada momento, aprenda a ser feliz hoje, e o amanhã não terá escolha, a não ser colher o que já está sendo cultivado com carinho por você!"
"A decepção é um sentimento com uma carga negativa muito grande. A dor que ela causa se compara à física, pois dilacera o coração, e adoece sua 'vítima'. Faz parte da lista de Surpresas Desagradáveis, com que nos deparamos em certos momentos. Há dois tipos de decepções: as que deixam uma manchinha na relação, mas que se relevam; e as que são definitivas, para encerrar uma amizade, pois indicam que a pessoa era tudo: invejosa, interesseira, falsa, mentirosa e não tinha a menor consideração, lealdade e respeito por você. E nessas, a decepção é uma luz necessária, que indica que o caminho não é mais para ser seguido ao lado da tal pessoa. É um livramento de Deus: mesmo que isso seja muito difícil de se passar, acredite, descobrir a verdade terá sido o melhor para você. Sair de perto de pessoas assim deixa a nossa vida mais leve, e ela até melhora! Muitas das vezes, a decepção chega porque idealizamos demais uma pessoa e esquecemos que ela também é falível, pois, assim como nós, também erra, mas não significa que não seja uma boa pessoa, uma boa amiga. Quanto a isso, você terá que julgar, de forma sábia, racional e madura, em qual caso a decepção se encaixa e assim tomar a decisão mais acertada. Não force uma situação, mas também não exagere ou sofra demais por uma palavra impensada, em um momento ruim. Passamos por essas coisas também, e não podemos querer o perdão apenas porque somos nós que erramos. Tudo bem que só temos certeza mesmo do que sentimos, mas desconfiar do mundo não vai te tornar mais seguro ou imune a nada. Seja você mesmo, não deixe de confiar em quem você gosta, e fortaleça suas emoções, não deixando que qualquer coisa te abale, e nem projete decepções passadas no seu presente. A dor é muito forte para ser carregada o tempo todo. Não adianta se afastar fisicamente se a decepção mora aí dentro de você. Ela ensinou, mostrou as verdadeiras faces por trás das máscaras, em resumo: já fez sua parte. Agora não serve mais para nada, liberte-se dela de uma vez!"
!Deus jamais abandona nenhum de Seus filhos. E, por mais que se sinta desprezado por Ele, você nunca esteve sozinho em nenhum momento. O que te falta é aguçar mais a sua sensibilidade - e gratidão -, já que Deus está nos detalhes, nos sinais, e somos nós que muitas vezes O desprezamos por culpa das 'distrações' do cotidiano que nos impedem de ver e sentir o que é de fato necessário. Cada um é responsável pela fé que carrega dentro de si, e do apego aos seus pesadelos de estimação. Prolongar um lamento por algo que ocorreu no passado ou se entregar a um problema do presente é seguir um caminho difícil de contornar, a não ser que se entenda que o único condutor capacitado para ditar o rumo do seu destino é você. Permita-se seguir em frente, dê-se uma chance digna de um encontro verdadeiro com Deus e com a sua vida real. A vida tem prazo de validade indeterminado, mas não é eterno. Ela não espera parada por atitudes que deixamos de tomar, porque estávamos 'ocupados' demais condenando-a. Faça do seu Hoje, realmente, um novo e lindo dia! Sorria, invista em sua felicidade, em seu bem-estar, perdoe, ame e sinta todo amor e cuidado que recebe, assim que abre seus olhos, assim que Deus permitiu esse momento... Ele já está agindo, e a seu favor!!
"É incrível como o poder da sintonia, mesmo à distância, é capaz de proporcionar, e fazer tão bem à alma! Passamos a gostar e a admirar, sem esforço nenhum, os ditos AMIGOS virtuais! Me incomoda o termo 'virtual'. Seria como limitar uma coisa que é tão linda... Amigo é amigo e pronto! O que define uma amizade é a identificação, não o meio de comunicação. É a união, que faz com que o coração peça ansiosamente por notícias, se preocupe, divida lamúrias, peça conselhos, desabafe. É uma confiança que muitas vezes não se encontra em mais outro lugar. Pessoas de que, ao acordar, gostamos de ver ali dando o seu bom dia, de quem sentimos falta quando "desaparecem" por alguma razão qualquer. Amigos que você ainda não pôde abraçar fisicamente, mas que, por diversas ocasiões, deram e receberam abraços em forma de palavras doces, atenciosas, gentis! São os sentimentos, o bem-querer que unem as amizades, e não uma rede social. O meio só dá uma mãozinha para essa linda história ter um ponto de partida - e permanecer - repleta de respeito, de cumplicidade. Onde há amizade, não há desculpas, nem barreiras, apenas amor; e esse é tão grande que é transmitido e, mesmo de longe, imediatamente sentido!"
"Queria que ainda estivesse aqui comigo. Nem que fosse apenas por um instante. Queria te ver, te tocar, te sentir. Falar o que ficou preso na garganta e que ainda está engasgado. Ver meu sonho criando forma real, e você surgisse, como num passe de mágica, para me abraçar. Só que sinto não poder mais resolver as nossas pendências. A vida nem sempre facilita os (re)encontros. Talvez... o sentimento não fosse tão forte assim para que nosso elo fosse inabalável... ou talvez... por imaturidade, não soubemos lidar com tanto sentir, que passou do limite de qualquer compreensão. Não estamos mais na mesma sintonia, corações não batem mais na mesma frequência, mas ainda te levo comigo, sempre te levarei. Não é uma promessa, é uma certeza. Certas presenças nem sempre permanecem, mas o que conseguiram arrancar (um turbilhão) de emoções, de proporcionar momentos inesquecíveis, nada apaga: nem o tempo, nem meu orgulho, nem minhas promessas falhas, e nem minhas inúmeras tentativas frustradas de reprimi-los, que se resumiam em um único objetivo: te esquecer. Mas entendi que não posso, pois sei que se um dia isso acontecer, esqueço de mim, esqueço de tudo que vivi, graças ao que você me proporcionou, e que serei sempre grata. Eu simplesmente não aceito me deixar para trás... Então te mantenho - em saudades - eternamente."
"Não fique se torturando tanto por causa de julgamentos errôneos, nem se preocupe com o que os outros pensam a seu respeito, e muito menos se cobre por pensamentos de autocrítica ou autocensura, ouvindo aquela vozinha interna que diz que você não está fazendo nada certo, pois a sua única obrigação é viver, mantendo-se fiel e íntegro a quem você é! Só é preciso praticar, fazer e agir. O amor, a fé e a esperança estão presentes (ou não) nas ações diárias que realizamos. Se somos do bem, se seguimos a regra de ouro que reza que "não se deve fazer aos outros o que não gostaríamos que fizessem conosco mesmos", então que nossas ações simplesmente digam por nós. Essa é uma consequência justa que traz todas as respostas, e os que estiverem dispostos para aceitá-la simples e naturalmente as perceberão, sem desgastes desnecessários. São por esses que devemos ter consideração e fazer a máxima questão de tê-los por perto, pois a verdade é uma só, mas só os 'verdadeiros' a compreenderão!"
"Você precisa ser o seu maior torcedor, até mesmo, quando estiver triste. Nunca desista de uma batalha, e por mais fortes que sejam seus monstros internos, você precisa lutar - por você - e determinar que ficará bem... E assim, o ficar. Não procure pelas mãos de outras pessoas. Levanta-se sozinho, porque é de si mesmo, que você precisa: da sua garra, da sua vontade de dar a volta por cima, e sair do marasmo obscuro! Peça auxílio a Deus, para que Ele te ampare nesse momento, mas a responsabilidade de humor, coragem, e de querer uma mudança, é totalmente sua. Encare sua vida, seus problemas, medos e anseios de frente! Não se acomode e transforme a tristeza em sua 'companheira'. Ela não é nada, e muito menos é digna de estar ao seu lado! O seu sorriso é precioso demais para ficar 'perdido', em meio ao vazio, e sem perspectiva de que algo bom reverta essa situação. Apaixone-se por quem você é, e faça do seu amor-próprio a principal força para que sua alegria ressurja de forma verdadeira, e que queira ficar, pois, a partir desse instante, ela será valorizada por você! O poder está em suas mãos, ERGA-SE!"
"Não permita que os azedumes do cotidiano tirem sua vontade de procurar (e achar) as graças que a vida te oferece a todo momento. Se jogue no que te traga alegria, no que transforme um dia simples em especial, de paz e reencontro consigo mesmo! Respire fundo, tenha coragem e sorria com os resultados da sua força para se sentir bem, já que o tempo certo para ser feliz é sempre nesse exato!"
"Para aqueles que carregam amor dentro de si, nada é impossível. Tem pessoas que se salvam de um mal através do amor que sentem pelo próximo. Pessoas que já não tinham perspectivas de vida, desiludas com a própria felicidade, mas que descobriram que o poder do amor vai muito além de qualquer tormento: físico, espiritual, mental e conseguiram, dessa forma, abrir mão do seu mundinho particular de dor, para enxergar a dor que outro carregava no peito, por vê-lo assim. Quem ama, e está de fora do problema, pode não entender tudo que se passa, mas sente (e como sente) ao ponto de chegar a adoecer também. Quando a pessoa que sofre o problema passa a ter essa consciência, ela pede ajuda, aceita ajuda, ela determina que está apta à mudar, e superar, pois o amor preenche qualquer espaço vazio, e sua força é restabelecida. Ela luta, por ela, para ver o outro feliz e consequentemente se cura. O amor é capaz disso e de muitos outros milagres. Duvida? Então ame, e terá sua certeza..."
"Não gosto de eternizar a tristeza com palavras. Por isso não escrevo sobre coisas ruins. Não há um histórico meu narrando: tristeza, decepção, frustração, raiva pelas quais já passei, e/ou senti. Talvez dissertar apenas a respeito de coisas boas pode parecer que tenho uma vida perfeita, e livre de problemas. Não é assim. Apenas transformo o que me acontece de ruim e canalizo em algum ponto positivo, depois de ser muito analisado, amadurecido, e compreendido. Depois que o fato ruim se torna uma lição para mim, ele se transforma em algo que, a meu ver, faz mais sentido compartilhar. Todos nós temos responsabilidades sobre nossas palavras, posicionamentos, e isso independe de lugar. A minha intenção não é, por exemplo, escrever indiretas: não espero alguém fazer algo de errado comigo, não tenho essa "dependência" emocional com ninguém. O meu espaço é apenas para a minha própria evolução, e levar um pouco de conforto, alegria; como sempre digo: ser útil! É disso que precisamos, de menos apelos negativos, e de mais força positiva que nos una e faça com que o mundo gire com mais leveza! Como dizia o autor de "O Pequeno Príncipe", o imortal Antoine de Saint-Exupéry, "tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas"... E eu sei o que quero cativar...
"Para hoje... Que haja uma grande transformação vinda do seu coração! Conserte os erros que estão sempre sendo adiados por comodismo. Mude tudo aquilo que já não se encaixa mais na sua vida: que te esgota e te sobrecarrega com pesos que impedem novos passos para o encontro de um novo rumo que te traga mais felicidade e satisfação. Tenha mais fé em si mesmo, na sua capacidade, independente se terá apoio, aprovação alheia ou não. Ninguém sabe mais sobre você, dos seus sonhos e pesadelos do que você próprio. Você sabe o que quer. Não se iluda achando que todos entenderão as suas necessidades. Você entende, já é o suficiente. Não fique paralisado no tempo com tanta coisa para fazer, agir e reagir. Que sua força seja mais forte do que a fraqueza de aceitar viver de aparências. Dá trabalho sim lidar com os problemas, mas só os enfrentando com coragem e determinação que conseguirá libertar-se para a realidade que tanto precisa! Permita uma reforma sincera em seu interior e tudo estará ao seu alcance!"
"As pessoas não mudam de repente, por mais que você esteja sonhando com um milagre. Não deposite mais todas as suas esperanças em quem já provou que não move uma palha para estar ao lado, pois simplesmente não há nenhum valor. Nem toda sintonia de sentimentos e vontades são as mesmas. Não se iluda esperando o que já deveria ser realidade se fosse verdadeiro. Não permita ser usado até quando o outro quiser e achar conveniente, não se torne um plano B ou C na vida de quem sabe o que quer (e não quer), só não assume. O tal do 'especial' foi você quem colocou na cabeça, e só você poderá retirá-lo e isso acontecerá quando aceitar que o que merece é nada menos do que ser amado e não um desnecessário prolongamento de um sofrimento permitido apenas pela falta do seu amor-próprio."
"Que o seu coração humilde e aberto para o lado positivo das coisas seja capaz de transformar um mero dia 'comum' no melhor de todos! Que a sua força esteja renovada para que o 'pouco' não te envolva. Que o novo não seja rejeitado simplesmente por receio de mudanças que, muitas vezes, já são mais do que necessárias. Que os (re)encontros com pessoas especiais sejam frequentes. Que os abraços apertados e beijos afetuosos se façam presentes. Que a paz verdadeira aconteça sempre de dentro para fora. Não deixe que o orgulho seja o único responsável pelas suas decisões; desentendimentos acontecem, pois todos nós estamos sujeitos à deslizes, então se ainda for importante para você, perdoe e faça as pazes, sem se preocupar com a opinião alheia. Tem situações que merecem segundas chances; quando o amor e o respeito de ambos permanecem vivos! Que a alegria seja uma escolha madura depois de tantos sofrimentos desnecessários. Que você queira tornar o seu dia melhor, pois se permitiu reconhecer o valor da vida e do tempo que precisa ser aproveitado em seus detalhes, que são visíveis apenas aos sensíveis, aos que sentem com a alma tudo aquilo que realmente é valioso. Porque viver não é apenas existir. Porque existir não é apenas respirar. Há um propósito muito maior que é belíssimo... Faça valer a pena!"
A pior coisa do mundo é implorar por carinho e atenção. Não faça isso! Você precisa doutrinar sua carência e parar de transformar sapo em príncipe encantado. Em hipótese alguma, faça aquele jogo de dramática, sofrida, com homem não. Se ele não te deu valor até agora, por quem você é, pelo que já ofereceu de bom, então a única coisa que você vai conseguir, se rebaixando e implorando por atenção, é pena. E você não quer isso, né? Não é valorizada? Levante a cabeça, siga em frente e enfrente as ilusões que você mesmo cria para se magoar e sofrer. Não tente mudar o que as pessoas sentem por você, forçando situações das quais apenas se humilhará. E não fique na dependência do outro decidir se quer ou não ficar com você. Não seja um step, você deve ser sempre prioridade, principalmente para si mesma. Homens gostam de mulheres que se gostam em primeiro lugar e que não corram atrás deles. Ninguém quer o que é oferecido por tão pouco; até aceita pelo tipo de oferta, mas perde logo o interesse e descarta! Se o cara já demonstrou que não está a fim, a culpa não é dele. Você que precisa entender que merece mais, muito mais que mendigar por um amor que não existe, criado apenas na sua própria cabeça. Não há amor pelo outro que seja mais importante do que sua dignidade. Seque suas lágrimas, conforme-se que nem todos serão para você, e permita-se ser amada por quem realmente te tratará como uma princesa, como a mulher mais importante do mundo. Ame sua própria companhia para que ela seja mais seletiva com as outras. É ela que precisa de você, do seu cuidado, amor, e respeito.
"Não tenha vergonha de errar! Estamos na maior escola que existe, chamada vida, para isso mesmo... Aprender! Ela nos ensina como sobreviver nesse mundo que exige de nós decisões imediatas, nos coloca em situações inusitadas, nos surpreende com pessoas e fatos que nem sempre são agradáveis e digestos. A vida não é uma vilã; ela apenas exige o nosso melhor e, às vezes, falhamos com ela, mas se conduzimos essa experiência com maturidade evoluímos para o que vier a seguir. Nossos impulsos e falta de jeito para lidar com um certo momento nos levam a falar ou fazer escolhas das quais iremos nos arrepender, mas isso não nos torna pessoas ruins, ou não dignas de uma segunda chance e de um novo recomeço. Quando nosso caráter é do bem um erro não vira um parâmetro de quem nós somos. Ele não tem autoridade suficiente para tal, apenas precisa ser visto com atenção para que ele não volte a acontecer e vire um hábito infeliz, o que indicará que nada foi aprendido e você está compactuando com ele. Reconheça que errou, tenha humildade, peça desculpas, se perdoe e não fique estagnado no tempo, remoendo algo que já aconteceu... E não o faça mais, simples assim! A vida ainda tem muito para te mostrar, para te indicar o que fazer, para te tornar forte e seguro de si. Seja um bom aprendiz e não permita que seus erros sejam maiores do que sua vontade de acertar, e é esse o maior desafio que a vida irá te impor. Aceite-o, então, de cabeça erguida e faça sempre o que estiver ao seu alcance para manter sua própria essência intacta, em meio aos tantos acertos e alguns (in)evitáveis erros!"
Que todos tenham uma belíssima semana! Que cada um saiba valorizar o que tem de melhor: sua SAÚDE, sua paz, o amor que você sente e recebe... Que você não desperdice nenhum momento importante por conta de coisas secundárias, irrelevantes. Não deixe de viver nada que tenha que ser vivido, pois a vida é muito imprevisível para ser adiada. Seja feliz e não reclame tanto! O seu tempo ainda não parou, então não se paralise!
"O tempo é o maior aliado da verdade. Ele ensina a (re)conhecer a face real das pessoas, e suas intenções. Mostra quem é quem: as frutas boas e as podres. O problema é que até esse momento de clareza chegar, passamos por um grande sufoco, pois compartilhamos nosso íntimo: segredos, inseguranças, abrimos nosso coração, na mais pura inocência de que escolhemos a pessoa certa para tal 'missão', só que, sem um mínimo de consideração, ela nos apunhala pelas costas, e trai nossa confiança. Descobrimos, enfim, que somos vítimas de uma armadilha, e que entramos em um plano macabro criado por ela, para colocar em dúvida nosso caráter e, usar o nosso nome de maneira sórdida e irresponsável, para 'benefício' próprio: seja para aparecer, e ser vista com a 'boazinha'; para tentar conquistar alguém de quem gostamos; por não saber o que é ter paz, e querer tirar a nossa. E assim, se inicia o jogo de intrigas e deturpações de quem somos. Reverter essa situação é difícil, pois é uma situação complexa e delicada, mas nada é impossível, e não será dessa vez. Não adianta se desesperar, isso só o tornará mais vulnerável para que mais coisas ruins aconteçam. Disso tudo, se aprendem algumas coisas: os verdadeiros amigos não sairão do seu lado, e acreditarão em você, então, de imediato, relaxa. Os outros, a vida encontrará alguma forma, mesmo sem um tempo determinado para acontecer, que esclareça cada palavra, cada vírgula do que foi dito. E a quem te fez mal, uma pessoa infeliz, invejosa, e mal-amada, não a odeie. Ela já tem muito ódio dentro dela, não precisa do seu. Não aceite compactuar com o jogo: não dê espaço para que o mal viva dentro de você. O mal não se alimenta, se derrota. Não tem vingança maior contra os perturbadores, do que ver sua vitória, e a verdade, que é sempre soberana, se sobressair no final. E para que isso aconteça, só dependerá de você, mantendo-se inabalável à sua fé em Deus, e confiando no poder do Bem. Seja fiel à sua essência, e tudo se esclarecerá!"
"Você precisa reagir pra Deus te ajudar. Ficar parado em silêncio, esperando que tudo se resolva como num passe de mágica, é um sinal de infantilidade. Até porque, para se chegar no tal 'felizes para sempre' nos contos de fadas, os personagens passam por diversos enfrentamentos, então a vida real seria diferente por quê? Na lei natural da vida, quem ganha é sempre o mais valente, aquele que dá a 'cara a tapa', porque entende que a vida responde de acordo com as nossas atitudes. Se você não souber dizer a que veio, nunca será ouvido, respeitado e se tornará uma 'presa' fácil, por falta de uma autodefesa, de uma reação confiante! Prefiro me impor do que me fazer de 'cachorro morto'. O silêncio é sábio, quando você o usa como uma arma, diante da ignorância alheia, e assim evita se desgastar por pouca coisa; quando você perceber que falar mil palavras não acrescentará em nada a quem não entenderá uma só sequer, então o silêncio se fará mais útil. Basta compreender o momento para cada posicionamento. Isso o tempo vai ensinando, mas só digo uma coisa: o silêncio usado como resposta para tudo não é solução e sim prova de fragilidade, insegurança, medo da vida adulta; esta, apesar de ser difícil, pode ser bem mais o que se aspire de independência e serenidade e menos o que venha como sacrifícios; logo, cabe a você aplicar o silêncio, ou com despeito, ou com covardia, ou com precaução e maturidade."
"Você, que fala demais, tenha cuidado com o que anda proferindo por aí. Quem fala muito, sem compromisso com o que diz, tem tendência a se atrapalhar, a não medir as consequências que isso pode lhe trazer e causar aos outros, e assim se torna uma pessoa inconveniente e difícil de uma convivência sadia. Você não precisa falar tanto para ser ouvido, entendido, aceito ou respeitado. Suas atitudes farão isso por você, com mais lógica. Não torne sua boca uma inimiga para si mesmo. Ela é uma ferramenta importante, que pode ser trabalhada a seu favor ou contra. Dependerá apenas do seu bom senso, para escolher o lado certo. Cuide da sua mente, esteja em paz com a sua parte espiritual, liberte-se dos seus pensamentos inferiores e pense bem antes de falar, seja o que for. Desejo que suas palavras transmitam mais serenidade e que sejam apenas a ponte que leve para o exterior o que há de bom e seguro dentro de você. Precisamos de mais palavras que edifiquem, perdoem, e menos das que condenem e ataquem. Que as palavras que envolvam o amor sejam a nossa única necessidade diária e que também façamos do silêncio nosso querido mestre, escutando-o cada vez mais, pois ele também tem o que dizer e ensinar!"