Coleção pessoal de andreb

81 - 100 do total de 102 pensamentos na coleção de andreb

O falso interesse é o pior desprezo que alguém pode sentir. Estar por estar é onde o desespero se acerca de justificativas em vão.

Será que vale a pena viver? Essa pergunta vem com alguma frequência a minha cabeça. E a resposta que vem hoje de "bate pronto" é: "claro que sim!".

De fato, não sei a razão da pergunta, mas a resposta vem naturalmente. Como se tivéssemos sidos adestrados, à sem titubear, sempre sermos positivos. Afinal a sociedade não aceita os tristes e fracassados. São excluídos dos grupos, como má influência negativista. Hipocrisia dos falsos felizes. O que há de errado em estar ou mesmo ser uma pessoa triste? Podemos infringir a regra da felicidade? Temos esse direito. E dever de mudar também.

Ser feliz não é uma regra, viver sim. Viver é uma obrigação, um prazer inenarrável. Uma dádiva que nos foi dada no momento de nossa concepção. Onde nos foram dadas, a partir daí, duas possibilidades: viver e ser feliz ou apenas...viver. Não nos cabe escolher qual dessas possibilidades iremos ter, mas sim escolher mudarmos a direção de nossas vidas para aquela que julgarmos ser o melhor. Mesmo que seja momentaneamente. Lembre-se sempre podemos mudar a direção, não importa quando.

Por isso, não espere. Mude agora. Qual direção? Você define. Sem regra. Sem medo. Apenas assumindo a consequência da escolha. Nunca se arrependa do que fez. Haverá críticas sim. Somos todos críticos vorazes das vidas e decisões dos outros. E nunca de nós mesmos. Não podemos ter medo de viver felizes...ou não. Desafios virão, decisões erradas também, crises e críticas. Nunca desista de viver. Nem sempre terá um outra chance. Apenas viva. E lembre-se a felicidade como muitos imaginam e fingem viver, não existe. Felicidade é relativa ao tempo, momentos íntimos e únicos. Então não os desperdice em busca do todo. Apenas VIVA como bem entender.

Não existem verdades ou mentiras puras. Existe o inconsciente de cada um de nós querendo provar para nós mesmos que aquilo que acreditamos é a mentira mais verdadeira que pode existir. Afinal a mentira de hoje será a verdade de amanhã.

Ao buscarmos a felicidade, sempre procuramos algo a mais, como alegria e satisfação. Como saber se estamos mais felizes ou não? É natural que, então, façamos comparações de como éramos e como estamos. Ou até mesmo comparando-nos à outras pessoas. Esse processo pode ser perigoso, pois passamos a avaliar. E essa avaliação nos faz ficar cegos às influências sejam elas positivas ou negativas. Deixamos de enxergar nossa realidade e tomar como verdades as falsas impressões. Portanto, apenas siga seus instintos e procure dentro de si mesmo essa felicidade. Sentir o quão feliz você é de verdade, sem falsas ou irreais comparações. E lembre-se de celebrar os pequenos momentos, pois a felicidade procurada não existe.

O pior tipo de choro não é aquele que todos vêem. Aquele choro de lamentação, doído. E sim o choro da alma. Não importa o que os outros façam por você, não há conforto. A ferida oculta, que assim como o choro, não demonstra a cicatriz formada. Minha alma tem mais cicatrizes que a minha própria vida.

Felicidade
Essa senhora que insiste em nos perseguir. Em nos deixar esperançosos e ao mesmo tempo frustrados.
Muitas vezes com dúvida sobre sua própria existência. Seria utopia? Apenas um motivo para nos fazer girar a grande engrenagem da vida e fazê-la ter algum sentido? Quem sabe?
Ela que nos aparece em seus mais diferentes disfarces. Disfarces estes criados, imaginados por nós mesmos. Em nossa ridícula vontade de a encontrar, de a ter. De poder esbravejar aos sete ventos que "somos felizes". Pura demagogia com nossa alma e ego. Apenas fatalidade de algo que criamos para os outros e que simplesmente não existe. Tristeza de uma alma pobre e que necessita de um falso combustível para continuar a viver.

A vida é única. De valor inestimável. Não podemos substituí-la ou mesmo deixá-la por livre arbítrio. Ao risco de arrepender-se sem retorno. Sua vida pertence unicamente a você. Nunca deixe que ninguém a conduza. Qualquer que seja essa pessoa. As decisões são e serão sempre suas. Erradas ou não. Assumir faz crescer. Liberdade, essa é a chave, mas com respeito ao direito alheio. Daquele que lhe prejudicou liberte-se. Àquele que lhe ama, acorrente-se. Parece simples, mas a complexidade de viver é o sabor mais doce e ácido que existe.

Todos os dias que vivo tenho cada vez mais a certeza que o amor que guardamos para nós mesmos é um imenso desperdício. Uma perda tempo e esforço egoísta. Assim o fazemos por não conhecer de verdade a felicidade que amar traz a nós mesmos. E que é consequência do medo de sofrer por arriscar à felicidade. Mais vale viver na ilusão ao risco de sofrer por amor?

O amor só acontece para aqueles que se encontram e se apaixonam. Que se deixam viver nesse sonho. Sempre vale a pena amar. Dar-se uma nova chance. Deixar acontecer. Afinal um grande amor pode surgir do nada. E da mesma forma escapar entre um suspiro e outro. Pode ser sua última chance de ser feliz.

Amar pode causar medo, assustar. Pode ser difícil para aqueles que não têm certeza. Devastador para os apaixonados. Não importa o sentimento, desde que o amor seja puro e autêntico. No final os que amam são mais fortes, sabem o que querem e não abrem mão de serem felizes. Felicidade construída pouco a pouco em sonhos a dois.

Existe desafio maior que viver? Todos os dias travamos uma nova batalha em nossas vidas, desde que acordamos. Faz parte esse dia a dia no qual lutamos por nós, por aqueles que amamos ou até mesmo pelos que nem conhecemos, mas que num momento de solidariedade passamos a conhecer. Sofremos por pessoas que nunca vimos. Viver entre tantas adversidades nos torna vencedores em busca de dias melhores.

Do que seria o amor sem a felicidade do outro. Dar-se a esse amor é encontrar a felicidade. Aquela que tão poucos buscam de fato e outros tantos dizem que a tem sem ser verdade.

Separar a felicidade do amor é como separar a alma do corpo. Impossível sem matar o indivíduo.

A felicidade de alguém não pode estar em outra pessoa. Porém, tem o poder de transformar. Fazer aflorar o que temos de melhor escondido, apenas aguardando o libertar da alma. Esse dom é único e atemporal cabendo a nós somente saber quando e quem tem esse poder.

Magoar alguém no amor ou sentimento pode causar uma grande e devastadora decepção. A perda da confiança, na maioria da vezes, é imensa e sem compensação para o perdão.

Crianças sem ética serão adultos corruptos. E a única de fazê-los ter ética é com exemplo. Crianças não fazem o que dizemos, mas sim seguem nossos exemplos. Portanto a ética começa por nós mesmos.

Ser livre não é estar só. Liberdade tem a ver com pensamento, sentimento e ausência de preocupações e culpas. Amar, sonhar e deixar-se levar pelas emoções que perseguem sua felicidade. Independentemente de ter ou não uma companhia.

Admiração é como ver em alguém seu próprio desejo. Mas nunca nos esqueçamos que desejar pode ter um pouco de inveja.

O passado representa aquilo que nunca fomos. O presente, já que estamos sempre a um passo do futuro, o que queremos ser. E o futuro, aquilo que nunca seremos. Então por que desejamos tanto viver o presente, pensando no futuro?

Os Sonhos

Na definição literária não é exatamente o que queremos ou mesmo imaginamos. Seria ilusão, utopia, ou apenas o que desejamos para nosso futuro? Quem sabe, afinal sonhos são apenas devaneios de nossas mentes à procura da perfeição e da felicidade.