Coleção pessoal de AndreaBorghi

41 - 60 do total de 87 pensamentos na coleção de AndreaBorghi

Só o cinismo redime um casamento. É preciso muito cinismo para que um casal chegue às bodas de prata.

As convicções são inimigas mais perigosas da verdade do que as mentiras.

Todas as religiões devem ser toleradas pois cada um de nós tem o direito de ir para o céu à sua maneira.

Criminalizar as vítimas é a estratégia mais velha do mundo.

Na estratégia, decisiva é a aplicação.

Sorte e escolhas bem feitas

Pessoas consideradas inteligentes dizem que a felicidade é uma idiotice, que pessoas felizes não se deprimem, não têm vida interior, não questionam nada, são uns bobos alegres, enfim, que a felicidade anestesia o cérebro.

Eu acho justamente o contrário: cultivar a infelicidade é que é uma burrice. O que não falta nessa vida é gente sofrendo pelos mais diversos motivos: ganham mal, não têm um amor, padecem de alguma doença, sei lá, cada um sabe o que lhe dói. Todos trazem uns machucados de estimação, você e eu inclusive. No que me diz respeito, dedico a meus machucados um bom tempo de reflexão, mas não vou fechar a cara, entornar uma garrafa de uísque e me considerar uma grande intelectual só porque reflito sobre a miséria humana. Eu reflito sobre a miséria humana e sou muito feliz, e salve a contradição.

Felicidade depende basicamente de duas coisas: sorte e escolhas bem feitas. Tem que ter a sorte de nascer numa família bacana, sorte de ter pais que incentivem a leitura e o esporte, sorte de eles poderem pagar os estudos pra você, sorte por ter saúde. Até aí, conta-se com a providência divina. O resto não é mais da conta do destino: depende das suas escolhas.

Os amigos que você faz, se optou por ser honesto ou ser malandro, se valoriza mais a grana do que a sua paz de espírito, se costuma correr atrás ou desistir dos seus projetos, se nas suas relações afetivas você prioriza a beleza ou as afinidades, se reconhece os momentos de dividir e de silenciar, se sabe a hora de trocar de emprego, se sai do país ou fica, se perdoa seu pai ou preserva a mágoa pro resto da vida, esse tipo de coisa.

A gente é a soma das nossas decisões, todo mundo sabe. Tem gente que é infeliz porque tem um câncer. E outros são infelizes porque cultivam uma preguiça existencial. Os que têm câncer não têm sorte. Mas os outros, sim, têm a sorte de optar. E estes só continuam infelizes se assim escolherem.

Nossas escolhas não podem ser apenas intuitivas, elas têm que refletir o que a gente é. Lógico que se deve reavaliar decisões e trocar de caminho: ninguém é o mesmo para sempre. Mas que essas mudanças de rota venham para acrescentar, e não para anular a vivência do caminho anteriormente percorrido. A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações. Lembrem-se: suas escolhas têm 50% de chance de darem certo, mas também 50% de chance de darem errado. A escolha é sua...

Podemos tentar evitar de fazer escolhas através de não fazermos nada, mas mesmo isso é uma decisão.

Ensinar, mas fazer; crer, mas estudar; aconselhar, mas exemplificar.

Se cada um de nós varresse a frente do nosso lugar, o mundo todo seria limpo.

Ambiente limpo não é o que mais se limpa e sim o que menos se suja.

Quem acha que não precisa de treinamento, precisa de tratamento.

⁠"Enraize seus sonhos para que você possa voar."

Não são as nossas ideias que nos fazem otimistas ou pessimistas, mas o otimismo e o pessimismo de origem fisiológica que fazem as nossas ideias.

Eu acreditaria somente num deus que soubesse dançar.

O diabo, para atingir seus objetivos, cita até as escrituras.

Trabalhar duro gera exaustão, trabalhar certo gera resultados, trabalhar duro e certo, faz milagres.

Deus não faz milagres para convencer os ateus. Suas obras cotidianas bastam.

Não se pode fortalecer o fraco enfraquecendo o forte. Não se pode trazer prosperidade desencorajando a iniciativa. Não se pode ajudar o recebedor de salário prejudicando o pagador de salário.

As pessoas não fazem aquilo em que acreditam. Elas apenas fazem o que é conveniente, e então se arrependem.