Coleção pessoal de Amanciorego
O QUE É O VÉU-DA-IGNORÂNCIA?
O Véu-da-Ignorância é o que impede os Homens ou Almas Humanas de enxergarem a Verdade.
É constituído pelo conjunto de Consciência resultante do uso errado do livre-arbítrio, Corpo e Mente.
Libertar-se do Véu-da-Ignorância não é eliminá-lo, mas é estar plenamente ciente da sua existência e desapegado dele.
O QUE É A VERDADE NUM ORGANISMO HUMANO?
A Verdade é o que liberta, pois o que prende é a Mentira!
Num Organismo Humano a Verdade, ou a Vida que mantém o Corpo vivo, é o Cristo ou o Espírito Humano; enquanto a Mentira é o Véu-da-Ignorância.
Portanto, num Organismo Humano o Homem ou Alma Humana deve desapegar-se da Mentira e apegar-se à Verdade seguindo suas orientações ou seu Caminho para ter Felicidade e Vida.
QUAL É A FINALIDADE DA EXISTÊNCIA DO HOMEM?
Para quê o Homem existe?
O Homem existe para:
Contemplar a si mesmo e a Natureza!
Sentir e dar significado aos elementos e fenômenos da Natureza!
Maravilhar-se com a Natureza!
Perceber a Ordem e o Ordenador existentes na Natureza!
Manifestar imaginação e criatividade em harmonia com a Natureza!
Manifestar gratidão por existir!
MORALIZAÇÃO versus RELIGIÃO
A Moralização baseia-se nas orientações externas dadas por líder, sacerdote, pastor ou ancião, que sobrecarregam a Mente do Sujeito que recebe orientações.
A Moralização tem a finalidade de tornar o Sujeito partidário, sectário ou membro ativo de uma sociedade de Homens.
Exemplo de Moralização é 'Povo adorando bezerro de ouro'.
A Religião baseia-se nas orientações internas dadas pelo Cristo que mantém vivo o Corpo do Sujeito que recebe orientações.
A Religião tem a finalidade de tornar o Sujeito sábio, autodominante, livre, desapegado, sereno, amoroso, compassivo e sutil.
Exemplo de Religião é 'Moisés se comunicando com Cristo no Monte'.
DIFERENÇA ENTRE AUTOCONHECIMENTO E AUTOCONSCIÊNCIA
Autoconhecimento é o conhecimento das tuas próprias características, características do teu Corpo, da tua Mente, do teu Temperamento, da tua Personalidade e da tua Biografia.
Autoconsciência é a percepção de ti mesmo e da tua função no Organismo, como uma entidade diferente do Corpo, da Mente, da Personalidade e do Espírito.
Cristo, Árvore da Vida, que mantém vivo o Corpo em que estou!
Por favor, perdoe-me por viver separado de ti durante muito tempo e deixa alimentar-me de ti!
Para que eu, em união contigo, cumpra o verdadeiro propósito da minha existência!
Cristo, que mantém o meu Corpo vivo! Eu estou aqui, pode dar-me a orientação necessária, eu hei de seguir!
Cristo! Eis-me aqui, fazei de mim o que bem quiserdes.
EXISTÊNCIA DA ALMA NO ORGANISMO HUMANO
CONTEXTO:
De acordo com Aristóteles, a Alma é o que dá animação ou movimento ao Corpo e, segundo Paulo de Tarso, no Organismo Humano existe Alma.
OBJETIVO GERAL:
Explicar a razão de se poder afirmar que no Organismo Humano existe Alma.
PROBLEMA:
Porquê se pode afirmar que no Organismo Humano existe Alma?
HIPÓTESE GERAL:
No Organismo Humano existe Alma porque há movimento do Corpo ante estímulo.
HIPÓTESE E ARGUMENTAÇÃO OPERACIONAL BÁSICA:
Se existe Alma no Corpo Humano que tem sinais de Respiração, então há movimento reativo do Corpo no momento em que se dá algum estímulo.
Ora, não houve nenhum movimento reativo do Corpo no momento em que se deu o estímulo.
Então, não existe Alma no Corpo Humano que tem sinais de Respiração.
Se existir Alma num Corpo Humano que tenha sinais de Respiração, então haverá movimento reativo do Corpo no momento em que se der algum estímulo.
Ora, existe Alma num Corpo Humano que tem sinais de Respiração.
Então, haverá algum movimento reativo do Corpo no momento em que se der um estímulo.
CONCLUSÃO OPERACIONAL:
No Organismo Humano existe Alma, visto que no momento em que se deu o estímulo verificou-se o movimento reativo do Corpo.
CONCLUSÃO GERAL:
Portanto, pode-se afirmar que no Organismo Humano existe Alma porque se verifica algum movimento reativo do Corpo no momento em que se dá um estímulo.
EXISTÊNCIA DO ESPÍRITO NO ORGANISMO HUMANO
CONTEXTO:
Segundo Paulo de Tarso, no Organismo Humano existe Espírito ou Vida que constrói e mantém o Corpo vivo e em que a Alma vive, a existência do Espírito pode ser apenas detectada ou tateada por Observação atenciosa dos principais sinais de Vida e não comprovada por Experimentação.
OBJETIVO GERAL:
Explicar a razão de se poder afirmar que no Organismo Humano existe Espírito.
PROBLEMA:
Porquê se pode afirmar que no Organismo Humano existe Espírito?
CONCLUSÃO OPERACIONAL:
No Organismo Humano existe Espírito, visto que quando se fez a Observação atenciosa do Corpo constataram-se os sinais de Respiração e de Metabolismo.
CONCLUSÃO GERAL:
Portanto, pode-se afirmar que no Organismo Humano existe Espírito porque se constatam sinais de Respiração e de Metabolismo durante a Observação atenciosa do Corpo.
COMO PROVAR A EXISTÊNCIA DO ESPÍRITO E DA ALMA NO ORGANISMO HUMANO?
A existência do Espírito pode ser provada através da Observação de sinais de Respiração Pulmonar e Celular no Corpo, pois Espírito significa Pneuma ou Vida.
Assim, a falta de sinais de Respiração no Corpo evidencia a inexistência do Espírito no Corpo, enquanto a presença de sinais de Respiração evidencia a existência do Espírito.
A existência da Alma pode ser provada através da Experimentação baseada no movimento reativo do Corpo como variável dependente e existência da Alma no Corpo como variável independente, pois Alma significa Psique ou Animação.
A Experimentação pode ser feita por administração de estímulo em três estados do Organismo, nomeadamente, acordado, adormecido e morto.
A existência do movimento reativo do Corpo após um estímulo na presença de sinais de Respiração evidencia a existência da Alma em funcionamento no seu Corpo em estado acordado.
A falta de movimento reativo do Corpo após um estímulo na presença de sinais de Respiração evidencia a existência da Alma em recolhimento no centro do seu Espírito em estado adormecido.
A falta de movimento reativo do Corpo após um estímulo na ausência de sinais de Respiração evidencia a inexistência da Alma e do Espírito no Corpo em estado morto.
Portanto, a existência do Espírito ou Vida e da Alma ou Animação num Organismo Humano pode ser provada através de métodos de Observação e de Experimentação.
Um Corpo sem Vida é um Corpo sem Espírito, enquanto um Corpo sem Animação ou Movimento é um Corpo sem Alma.
Sem Alma no Corpo o Corpo não se move ou não reage nem age, o mover-se do Corpo é o mover-se da sua Alma; deste modo, não é o Corpo que se move, é a Alma que se move e o seu mover-se vê-se através do seu Corpo.
ESPIRITUALIDADE NA PSICOLOGIA
A Espiritualidade é um ramo da Psicologia que se preocupa com o aperfeiçoamento da qualidade da Alma Humana.
Pois, cabe a Espiritualidade tornar a Alma Humana amorosa, compassiva, tolerante, altruísta, autodominante, cooperante, atenta, serena, compreensiva, consciente, inteligente e sábia.
A ESPIRITUALIDADE COMO RAMO DA PSICOLOGIA
O Organismo Humano é constituído por Espírito, Alma, Consciência, Mente e Corpo.
O Espírito e a Alma são Entidades porque agem, o Espírito age na construção e administração do Corpo e na orientação da Alma, enquanto a Alma age na gestão do Corpo.
O Espírito Humano origina-se pela emanação do Espírito Cósmico ou Deus e, por isso, é seu representante no Organismo Humano.
A Alma Humana origina-se pela emersão do Espírito Humano e, por isso, é seu ajudante no Organismo Humano.
A Consciência, a Mente e o Corpo são Conteúdos porque não agem mas apenas determinam o contexto da ação das Entidades.
A Consciência, relativa a reminiscência, é o conjunto de Informações oriundas do Espírito e da Mente que se impregnam na própria Alma, como uma tintura que se impregna numa água qualificando-a quanto a cor.
A Mente é o conjunto de Informações oriundas da Educação e Aculturação que se gravam no Cérebro.
O Corpo é o conjunto padronizado de Informações genómicas materializadas.
O grau de orientação da Alma pelo Espírito constitui o nível de Consciência da Alma; quanto maior for o grau de orientação maior será o nível de Consciência; um Homem ou Alma Humana com grau de orientação acima da média é considerado Espiritual, enquanto um Homem com grau de orientação abaixo da média é considerado Corporal ou Carnal.
Entretanto, pelo livre-arbítrio, a Alma pode preferir orientação externa contrária a do seu Espírito e que a torna péssima ajudante, como as Almas Humanas do Planeta Terra, cujo grau de orientação pelo seu Espírito é mínimo e consequentemente o seu nível de Consciência é baixo, por isso, os Homens ou Almas Humanas do Planeta Terra têm tendências autodestrutivas e de destruição do seu próximo e do Planeta.
O grau de orientação da Alma ou Homem pelo seu Espírito determina o seu grau de Afetividade; assim, um Homem com alto grau de orientação é mais Afetivo ou Espiritual manifestando genuíno Amor e Compaixão aos outros, enquanto um Homem com baixo grau de orientação é menos Afetivo manifestando sobretudo egoísmo; deste modo, a Espiritualidade corresponde à Afetividade.
Portanto, a Espiritualidade é um ramo da Psicologia que estuda a Consciência como qualidade de ser Espiritual ou Afetivo; a Espiritualidade é um ramo da Psicologia que estuda a Consciência como qualidade da Alma ou qualidade de ser e estar do Homem.
A Espiritualidade, como ramo da Psicologia, trata de questões relacionadas com a qualidade da Alma; dentre as questões destacam-se:
1. Quais são os vários níveis de qualidade da Alma Humana?
2. Como são os vários níveis de qualidade da Alma Humana?
3. Em que se apega a Alma Humana nos vários níveis de sua qualidade?
4. Quais são as estratégias de aperfeiçoamento da qualidade da Alma Humana?
ENSINO DA ESPIRITUALIDADE COMO FORMA DE COMBATER O CONSUMO DE DROGA NAS ESCOLAS ESTATAIS
Nos últimos anos tem se verificado o aumento do índice de alunos consumidores de vários tipos de drogas, cuja consequência pedagógica marcante é a expulsão da Escola.
A Espiritualidade é um campo de estudo emergente, cuja intenção é aperfeiçoar a qualidade de ser e estar do Homem, o que pode contribuir significativamente na luta contra o consumo de drogas pelos alunos.
Face a esse cenário nasce a seguinte questão:
Como um professor pode desenvolver a Espiritualidade dos seus alunos na Escola Estatal?
Não é apenas introduzindo nos Curricula as Disciplinas de Religião, Filosofia, Métodos de Estudo e Espiritualidade que, conforme se verifica nas Escolas, não tem aperfeiçoado a qualidade de ser e estar dos alunos devido a Metodologia de Ensino geralmente adotada que enfatiza a acumulação de informações na Mente ou Cérebro dos alunos.
Mas é, essencialmente, incluindo o exercício correto da Atenção-Reflexão-Ação em cada Metodologia de Ensino adotada.
Como Krishna, Gautama, Sócrates e Jesus que, ao ensinarem, primeiro despertavam a Atenção, segundo levavam à Reflexão e terceiro aconselhavam para Ação Correta ou Virtude.
Em vez da Doutrina construída muito posteriormente em relação a cada um dos Grandes Mestres da Espiritualidade acima mencionados, o importante é atentar para a Metodologia de Ensino que cada Mestre usava para desenvolver a Espiritualidade dos seus Discípulos.
A Espiritualidade, em última análise significa Afetividade, pois, é inerente a Psicologia e, em sentido estrito, é a qualidade de ser e estar do Homem, correspondente a Dimensão Afetiva ou Dimensão Espiritual ou a Consciência cuja estrutura Encefálica é o Sistema Límbico, diferentemente da estrutura Encefálica da Dimensão Cognitiva ou Mente que é o Cérebro e da Dimensão Motora ou Corpo que é o Cerebelo.
Portanto, para desenvolver a Espiritualidade dos seus alunos ou para ampliar a Consciência dos seus alunos, um professor da Escola Estatal deve ser também um ótimo Filósofo, incluindo o exercício correto da Atenção-Reflexão-Ação em cada Metodologia de Ensino que adota.
O HOMEM NÃO É SER HUMANO!
O Homem não é Ser Humano, porque um Ser Humano não pode ser desumano.
Mas o Homem, que tem este nome por pertencer ao Ser Humano, pode ser humano quando estar em harmonia com o Ser Humano ou pode ser desumano quando estar em desarmonia.
O Homem Terrestre é desumano, porque está em desarmonia com o Ser Humano.
RELAÇÃO ENTRE EDUCAÇÃO E ESPIRITUALIDADE
A Educação também trabalha a Dimensão Afetiva do Homem promovendo o desenvolvimento das suas qualidades superiores de ser e estar, tais como, tolerância, compaixão, altruísmo, cooperação, amor e criatividade.
A Espiritualidade é o pilar essencial da Educação porque diz respeito à Dimensão Afetiva ou a Consciência que é a qualidade da Psique, qualidade de ser e estar de um Sujeito ou qualidade de atitudes de um Homem.
A Espiritualidade, como qualidade de ser e estar do Homem, é trabalhada na Educação.
O QUE É VACUIDADE DA ALMA HUMANA?
É o estado natural da Alma Humana, estado 'EU SOU' ou estado 'VAZIO', que não implica ser algo nem ser isso ou aquilo, mas simplesmente 'SER'.
É o estado 'ZERO' que serve de base para a ocorrência de qualquer outro estado da Alma Humana, o 'ZERO' das 00:00 horas e o 'ZERO' das 24:00 horas de um dia, ou seja, é o estado Inicial e Final, o Princípio e o Fim, o Alfa e o Ómega.
É o estado da verdadeira Liberdade no qual a Alma Humana existe em Pleno Desapego e Consciência Plena.
Portanto,
Vacuidade da Alma Humana é um estado em que a Alma se sente 'NADA' e 'TUDO' ao mesmo tempo.
PANENTEÍSMO: Uma compreensão a partir da analogia entre Organismo Humano e Cosmo
O Organismo Humano tem Espírito Humano com função de originar a Alma Humana e construir o Corpo, tem Alma Humana com função de gerir o Corpo podendo gerir bem ou mal conforme esteja ou não em harmonia com o Espírito Humano, tem Corpo que é a parte visível do Organismo Humano construído e administrado por Espírito Humano e composto por várias Células organizadas em Órgãos e Sistemas interdependentes.
Cada Célula é um Ser vivo com função específica no Organismo, é construída pelo Espírito para compor o Organismo e existe no Espírito que a vivifica, pelo que, nenhuma Célula é capaz de existir fora do Organismo e consequentemente do Espírito.
Analogamente, o Cosmo tem Espírito Cósmico ou Deus com função de originar a Alma Cósmica e construir o Corpo Cósmico, tem Alma Cósmica com função de gerir o Corpo Cósmico, tem Corpo Cósmico que é a parte visível do Cosmo construído e administrado por Espírito Cósmico e composto por vários Astros organizados em Sistemas e Galáxias com Astros especiais que contém Organismos Vivos de função específica no Astro e consequentemente no Cosmo.
Cada Organismo Vivo de um Astro especial contem Espírito próprio do Organismo emanado do Espírito Cósmico para construir e manter vivo o Organismo, pelo que, em cada Organismo Vivo existe representante do Espírito Cósmico e cada Organismo Vivo existe no Cosmo e consequentemente no Espírito Cósmico.
Portanto, PANENTEÍSMO significa: Todos os Organismos Vivos estão no Espírito Cósmico e o Espírito Cósmico está em Todos os Organismos Vivos através de seus representantes que são Espíritos próprios de cada Organismo emanados do Espírito Cósmico para construir e manter vivo cada Organismo.
Ou seja, significa Todos em Deus e Deus em Todos. Conforme também as palavras de Jesus Cristo: Eu estou no Pai e o Pai está em mim. E as do Apóstolo Paulo baseando-se em Epimênides: Nele vivemos, nos movemos e existimos.
A Alma Humana Terrestre ou o Homem Terrestre, pelo seu livre-arbítrio, está em desarmonia ou desunião com o seu Espírito ou Espírito Humano, por isso é mau gestor do seu Corpo e está em sofrimento preferindo o lixo químico através de drogas e alimentos inadequados, o lixo mental através do ambiente social nefasto, o sedentarismo e esportes danosos.
O Homem Terrestre deixará de ser mau gestor do seu Corpo e do Planeta e consequentemente de estar em sofrimento apenas quando voltar a se harmonizar ou unir com o seu Espírito tornando-se UM com o seu Espírito, conforme disse Jesus Cristo, Eu no Pai e o Pai em mim e Eu em vocês e vocês em mim.