Coleção pessoal de AfonsoSouza
Não há dúvida de que é verdade o que dizem hoje os pesquisadores: o maior indicador de felicidade das pessoas dentro das famílias e das organizações é a qualidade das relações que se estabelecem.
Os pesquisadores concordam que a qualidade dos relacionamentos é o maior indicador de felicidade dentro de famílias e organizações.
O que motiva as pessoas são as necessidades humanas, e não os fatores que satisfazem essas necessidades.
Não sabemos como será o futuro, mas ele será diferente. O futuro pode ser melhor ou pior, e isso dependerá do preparo de cada um de nós. As pessoas e empresas que estiverem mais bem preparadas terão mais chances de se sair melhor no futuro.
Na sociedade do conhecimento, é importante prestar mais atenção ao que ainda não sabemos do que ao que já sabemos.
Na retaguarda, o gerente não tem mais poder em si mesmo, mas no conhecimento e capacitação da sua equipe.
Mudanças nos sistemas das empresas não são suficientes para obter resultados significativos, é necessário alterar a relação dos gerentes com suas equipes.
Por trás de um chefe sobrecarregado, muitas vezes há um funcionário folgado, por não delegação de tarefas por parte do chefe.
É responsabilidade das organizações fornecer treinamento, desenvolvimento e coaching para os gerentes, para que eles possam modelar o perfil de liderança e desempenhar o seu papel de forma eficaz.
Na sociedade do conhecimento, o poder de um líder está na sua equipe, na quantidade e qualidade das informações que detêm.
Faz necessário educar os gerentes para aprimorar as suas habilidades interpessoais e compartilhar o poder com a equipe.
Com a crescente pressão por parte dos clientes por preços e qualidade, e uma concorrência cada vez mais acirrada, não há mais espaço para modelos tradicionais de gerenciamento nas organizações.
A Liderança não é apenas um cargo ou função, é uma arte que envolve a habilidade de influenciar e exercer poder de forma positiva.