Coleção pessoal de adoravelsam
Vou prometer-lhe que hei de perseverar, apesar de tudo, hei de encontrar meu próprio caminho e engolir minhas lágrimas. Só desejaria poder ver os resultados e também que, de vez em quando, uma pessoa que gostasse de mim me animasse e encorajasse.
A maneira como me tratam é variadíssima. Um dia Anne é tão sensata que permitem que saiba de tudo; no dia seguinte, ouço dizer que Anne não passa de uma cabritinha estouvada que não sabe nada e pensa que aprendeu maravilhas nos livros. Não sou mais nenhum bebê ou criancinha mimada, para que riam do que eu digo ou penso. Tenho meus próprios pontos de vista, planos e ideias, embora ainda não consiga expressá-los em palavras. Oh, quanta coisa ferve dentro de mim, enquanto fico deitada na cama...
Por vezes penso que Deus quer pôr-me à prova. Tenho de me aperfeiçoar sozinha, sem exemplo e sem ajuda, só assim hei-de ser um dia forte e resistente. Quem, além de mim, lerá estas coisas? Quem pode ajudar-me? Necessito de ajuda e de consolo! Sou muitas vezes fraca e incapaz de ser aquilo que gostava de ser.
Eu escolho ir porque é no movimento que eu existo. É na impermanência que eu floresço. Eu posso não saber pra onde, mas sei que estou indo. E é perdida, sozinha e no escuro, sem ninguém pra me dizer a direção, que eu encontro meu próprio caminho.
O problema da rotina é que, ao mesmo tempo que ela te abraça, ela limita seus movimentos. Quando você percebe, já não tem mais a mesma flexibilidade de antes e nem sabe porquê. Nada mudou, só a sua vontade de se manter nessa zona de conforto de acordar e fazer tudo sempre igual, mesmo que pudesse fazer diferente.
E o que elas esperam de nós na maior parte do tempo? Que sejamos felizes quando é permitido ser feliz: nas festas e eventos do calendário. E que no restante do tempo estejamos insatisfeitos aguardando essas datas chegarem. Esperam que você̂ abra mão dos seus sonhos em nome da família, da religião ou de um relacionamento, porque o oposto disso seria uma heresia. Esperam que você̂ diga o que eles querem ouvir, o improviso os deixa deslocados. Esperam que você̂ sinta falta deles, porque você̂ se sentir completo sozinho os deixaria arrasados. Esperam que você̂ reclame e culpe alguém pelos problemas. E que jamais os solucione, senão a razão deles para viver acaba.
Esperam que você abra mão dos seus sonhos em nome da família, da religião ou de um relacionamento, porque o oposto disso seria uma heresia. Esperam que você diga o que eles querem ouvir, o improviso os deixa deslocados. Esperam que você reclame e culpe alguém pelos problemas. E que jamais os solucione, senão a razão pra viver acaba.
A minha liberdade não está no movimento incansável entre encontros e despedidas, está principalmente em me permitir ser o que eu quiser e onde eu quiser.
É mais fácil ter companhia na gaiola pra ver pelas frestas a vida passar do que confiar que suas asas sabem voar quando se deparar com a imensidão do desconhecido.
A impermanência é a constante da vida, e por mais que a gente tente parar o mundo no lugar que ele está, por mais que a gente sinta como se estivéssemos sob controle de tudo que fica imóvel, congelado, criando a falsa noção de que fizemos a terra parar de girar, estamos só nos iludindo que conseguimos controlar o que é natural da vida: o movimento.
Querias ser livre. Para essa liberdade, só há um caminho: o desprezo das coisas que não dependem de nós.
O que você pensa determina sua energia. Voce é a construção de crenças e culturas que você mesmo cultiva.
Hoje eu tenho muito mais medo de não viver do que de morrer, já que a morte é inevitável e imprevisível, enquanto a vida é uma escolha diária.
Envelhecer, quem sabe
não seja assim tão desastroso
me interessa perder esta ansiedade
me atrai ser atraente mais tarde
um pouco mais de idade, que importa
envelhecer, quem sabe
não seja assim tão só
Suba o primeiro degrau com fé. Não é necessário que você veja toda a escada. Apenas dê o primeiro passo.