Coleção pessoal de adaildianaalves
A chama dos seus olhos
brilham quando o seu
coração está feliz,
o acender da lareira
do Amor depende
muito de você
acreditar no
impossível do seu interior, pois tudo
é possível quando Deus
é em primeiro lugar em sua vida!
Meus Apelidos e pseudônimos/ou heterônimos de Escritora: Ada Al, Ada, Chiquinha Alves Moreira, Dada, Da, Dada Mora.
Significado dos diferentes nomes ou apelidos!
"Se você gosta de ler, provavelmente já ouviu os termos “pseudônimo” e “heterônimo”, não é mesmo? Uma das questões mais curiosas e interessantes da literatura, a heteronímia e a pseudonímia são artifícios utilizados por alguns escritores para esconder sua verdadeira identidade, proteger a vida pessoal e até mesmo para escrever sob diferentes nomes e diferentes personalidades. Quem nunca ouviu falar dos heterônimos de Fernando Pessoa? Alberto Caeiro, Álvaro de Campos, Ricardo Reis e Bernardo Soares são escritores fictícios criados pelo poeta português que, como nenhum outro, abusou do fenômeno da heteronímia.
Recentemente a escritora J. K. Rowling — escritora britânica de ficção e autora dos sete livros da famosa e premiada série Harry Potter, do livro Morte Súbita e de três outros pequenos livros relacionados com Harry Potter – lançou um livro (The Cuckoo’s Calling ou “O chamado do Cuco”, no Brasil) sob o pseudônimo de Robert Galbraith. A intenção da autora era esconder sua identidade para dar início à produção de uma série de livros de literatura policial, mas, infelizmente, foi descoberta e sua estratégia denunciada por uma amiga “desmancha prazer” de seus advogados. O fato intrigou os fãs da escritora, que não entenderam muito bem toda a questão: “por que publicar um livro utilizando um pseudônimo quando se tem um nome já consagrado na literatura?”. Ora, são questões literárias, licenças poéticas que aumentam nosso interesse por esse incrível universo das letras.
Bom, para você entender melhor as diferenças entre a heteronímia e a pseudonímia, o sítio de Português vai mostrar quais são as particularidades desses dois interessantíssimos fenômenos. Vamos lá? Boa leitura e bons estudos!
Diferenças entre heterônimo e pseudônimo
Heterônimo:
Segundo definição do dicionário Michaelis da língua portuguesa, heterônimo é:
Adj(hétero+ônimo): 1. Designativo da formação do gênero por meio de palavra diferente. 2. Qualificativo dos termos diferentes que exprimem a mesma coisa. 3. Qualificativo de uma obra que um autor publica em nome de outrem. 4. Designativo de um autor que escreve em nome de outra pessoa. Sm 1. Autor que escreve assinando com o nome de outrem. 2. A respectiva assinatura. 3. Palavra diferente de outra, mas que exprime a mesma coisa, especialmente a que traduz exatamente outra de língua estrangeira.
Como dissemos lá no comecinho deste artigo, o fenômeno da heteronímia foi muito bem explorado por Fernando Pessoa, um dos maiores poetas da língua portuguesa. O que ele fazia? Bem, Pessoa inventava nomes para assinar suas obras, chegava até mesmo a criar biografias para as personagens literárias que nasciam de sua imensa criatividade (sobre algumas é sabido a data de nascimento e falecimento, signo, profissão, características psicológicas e físicas etc.). É interessante observar que os heterônimos do poeta português apresentavam personalidades bem diferentes da personalidade do autor real, que também assinava com o ortônimo Fernando Pessoa. Alberto Caeiro, Álvaro de Campos, Ricardo Reis e Bernardo Soares são tão diferentes que fica difícil acreditar que todos são criaturas do mais enigmático (e produtivo!) escritor da literatura universal.
Pseudônimo:
Segundo definição do dicionário Michaelis da língua portuguesa, pseudônimo é:
Adj (pseudo+ônimo): 1. Que assina com um nome suposto. 2. Escrito ou publicado sob um nome suposto. Sm 1. Nome falso ou suposto. 2. Autor que escreve sob nome suposto.
Um pseudônimo geralmente é adotado quando o escritor deseja esconder seu verdadeiro nome, evitando assim sua identificação. Quando J. K. Rowling utilizou o pseudônimo de Robert Galbraith, ela tinha como objetivo – conforme declarações da “mãe” de Harry Potter – sentir-se livre novamente como escritora, sem julgamentos, avaliações, cobranças e outras consequências que inevitavelmente surgiriam, afinal de contas, dela sempre se esperam grandes sucessos. Um fracasso literário e comercial mancharia sua obra tão popular, especialmente entre o público jovem (entenderam, fãs?). Mas não pense você que em nossa literatura não existem escritores que utilizaram o fenômeno da pseudonímia. Existe sim, e são casos muito interessantes!
Um dos casos mais famosos envolve o escritor, jornalista e dramaturgo Nelson Rodrigues. Nelson era (e é até hoje) tido por muitos como machista e misógino: figura polêmica, escrevia de um jeito ácido e investigava a essência da própria natureza do homem (às vezes, vil), oferecendo para o leitor um panorama sobre a sociedade brasileira. Mas Nelson queria sentir-se livre, tal qual J. K. Rowling, por isso criou o pseudônimo Suzana Flag, “escritora” que publicou folhetins nos jornais brasileiros entre os anos 1944 e 1948. Muito diferente de seu ortônimo, Suzana criava personagens dignos de filmes de amor, como mocinhas inocentes, mocinhos salvadores e vilões cruéis. Quem poderia imaginar que um escritor tão realista se interessaria pelo universo do melodrama? Nem precisamos dizer que a experiência rodriguiana foi bem-sucedida (ao contrário do que aconteceu com a sua colega britânica), não é mesmo?
Para colocarmos um ponto final no assunto, fiquemos com a definição feita por Fernando Pessoa em seu artigo Tábua Bibliográfica, publicado na revista Presença, a mais longeva publicação literária de Portugal:
"A obra pseudônima é do autor em sua pessoa, salvo no nome que assina; a heterônima é do autor fora da sua pessoa; é duma individualidade completa fabricada por ele, como seriam os dizeres de qualquer personagem de qualquer drama seu". (Fernando Pessoa, revista Presença, nº 17. Coimbra: Dez. 1928)."Eu em 2016 quero e desejo que todos nos ajudemos uns aos outros. Peço que olhe ao seu redor e estique a mão e que dividimos o alimento com o próximo, podemos olharmos com detalhes, quantos no mundo precisam de acolhimentos, vamos arrecadar e doar, vamos ajudar uns aos outros, vamos doar alegrias, repartir sorrisos, vamos torcer para que tudo seja verdadeiro e principalmente a amizade, pois se o mundo for da paz, podemos fazer um mundo melhor! Esse é meu desejo! Peço a ajuda de Deus e de todos do mundo, que ajudem todos que precisam, só bastam olharem para o seu lado e ajudem incondicionalmente! Vão ver vale a pena! Feliz 2016 para todos do mundo!
2016: Feliz Ano Novo! Adaildes Alves Moreira.
"Quem Cala Consente"!
Calar é consentir o que fez, seja certo ou errado! não cair no silêncio é defender-se de várias suposições e acusações indesejáveis, e que são falsas sobre sua vida! Vamos, defenda-se! "Quem cala consente"!
Mulher!
Categoria: poema
Totalmente forte o nome Mulher!
Quantas mulheres fortes e determinadas!
Oh, quantas conquistas, quantos caminhos
andados!
Mulher símbolo de construção, de sabedoria
e de coração!
Mulher, faz-se movimentos de lutas, pensamentos
corajosos, símbolo de igualdade!
Libertada a Mulher para a vida,
vida de mulher guerreira.
Caminhos percorridos por pergaminhos espinhosos
até ir ao encontro das conquistas mais significantes!
Amorosa Mulher, sinal de perseverança!
Esperança de vida de Mulher! Criação de Deus para
lutar de igualdade com os homens e conquistar
os mesmos direitos!
Mulher feliz é Homem feliz, os direitos
são iguais incondicionalmente.
Mulher é inevitável em sua vida,
ela foi criada por Deus, e sem ela não nasceriam homens!
Mais Composições minhas, agora do Ano de 2016!
Autora: Adaildes Alves Moreira.
26- Mulher, Você é Inevitável!
Categoria: Composição/Música.
Mulher, Mulher, Mulher, Mulher!
Você é inevitável, Mulher, Mulher!
Sem você nada construirá; Mulher...
Sem você, nada criará, Mulher...
Mulher criação de Deus!
Mulher é o simbolo dos céus, da coragem,
do amor e da alegria!
Vida de Mulher, é magia da vida, é de viver.
O que seja de você Mulher;
é o tudo, criação do nada, que lhe surgiu mulher!
Mulher Divina, querida da Terra, que veio formada
de uma costela, hoje querida mulher;
Tu és sabedoria, conhecimento...
Pensamento, que leva aos ventos!
Liberdade Mulher, é inevitável Mulher;
Você é inesperável Mulher, inevitável...
De ser Mulher!
Mulher é vida, dar a vida,
é viver, é o Amor!
Mulher é o tudo, que veio do nada, e surgiu Divinamente, Mulher!
A Mulher...Mulher, Mulher!
Autora: Adaildes Alves Moreira.
27-Olá Amor!
Composição/Música.
Oi minha vida, meu bem querer;
Amor, meu viver,
Viver a vida, é contigo,
só com você...
Os meus pensamentos, está
só para pensar em ti,
o dia, durante a noite até o
Sol raiar e entrar novamente
para a noite recomeçar; e meu
pensamento sim amor,
é de magia...(a,a,a).
Minha vida, eu penso, gosto
de pensar, gosto, penso sempre, quero
está perto de ti...;
para ser feliz, só se perto de ti...
Nada me fará mais feliz se não está com você
por perto de mim, está tão perto de mim, de mim,
meu amor, de mim, tão perto, você meu amor;
Meu bem querer, meu viver...
Olá amor; como você está,
você hoje, pensas em mim!
Porque eu vivo e me pego, pensando é só em
ri, é só para você e só dar você...
Autora: Adaildes Alves Moreira.
Bom dia!
Bom dia!
Nunca se sinta como se fosse a ultima bolacha do pacote, sinta-se que é a primeira, pois a ultima está toda espedaçada e já sem gosto, a primeira é novidade, é inteira, é completa, é fortaleza, é a mais saborosa e tem um gostinho de quero mais, aquela história de que: "os últimos serão os primeiros", nunca chegou para ninguém, você tem que ser o primeiro lugar, é a realidade, você tem que fazer de seu conhecimento a excelência e fazer de você capaz de conquistar e ser capaz de vencer os obstáculos do dia a dia ! Como diz Paula Mendes: "O que tem preço se compra, o que tem valor se conquista."
Novo dia!
Quando a tristeza bater em você, não deixa-a te contaminar e nem te abater, lembre-se, quantas coisas bonitas tem e podem te alegrar!
Hoje é outro dia!
A sua capacidade não está no outro! Então, não espere nada dele, e que ele possa lhe ajudar! Ponha-se a disposição de teu ânimo e comece a buscar novas conquistas, novos afazeres ou continue fazendo o que você gosta de fazer, não importa; o que é importante, é você ser capaz de ergue-se novamente em sua vontade e encorajar a vida de forma firme. Se você esperar, confiar demais, você não conseguirá. Não espere mais, toda hora é hora de colocar você em funcionamento. E lembrando de uma coisa: Em Deus você pode pedir, confiar e esperar a ajuda. Em pessoas, você não espere nada disso, você espere de você, aliás não espere mais, busque, lute e relute, mais erga-se e faça de sua vida, os desafios, e viva, não esquecendo que você teve o ontem, tem o hoje e ainda terá o amanhã para viver!
Adaildes Alves Moreira: Escritora.
Mulher: Adaildes Alves Moreira. Feliz, próspera:Ada: (Bíblia) e "Ada (orquídea)", tenho apelido de Chiquinha, Ada Al, DADA Mora e DA.Nasci do dia 01/01 de 1974 em Peixes-Tocantins, onde mora minha avó materna e onde morou minha outra avó de criação, mãe da minha mãe Marlene, chamada vó Maria. Casada, tenho três filhos, Sou Graduada em Letras/Licenciatura, pela Faculdade "Fortium"DF, em 2014 Pós-Graduada em Gestão e Orientação Educacional Pelo Instituto Profissional IDECAP. Mais de 19 Obras publicadas, Impressas e Digitais: Na Editora: Saraiva , Editora: Agbook , Editora: AIKO _LTDA, e na Editora: Clube do Autores, e Poemas Publicados no Livro de Coletânea: "Universo Mulher" em São Paulo na Editora: OAK Books, 1º livro: Vidas Vividas, Sua e Minha, e outros.Os outros livros estão em fase de construção e acabamentos são 500 livros que pretendo publicar ou até mais, até quando Deus me permitir, e ainda fora publicar mais poesias e Blogs que faço, trabalhos e atividades como dentro da Academia de Letras: Composição de Músicas. Uns já estão prontos, e estou corrigindo e fazendo algumas adequações e vou publicar logo. Sou Membra da Academia de Ciências letras e Artes,ALB, com posse da Cadeira 97 desde: Araraquara/11 de Setembro de 2015, ganhei meu Certificado de Membra, tenho Certificado de participação em Atividades ALUBRA Academia de Artes e Letras, tenho Certificado de Compositora e Troféu Láurea de ALUBRA São Paulo. Poeta/Escritora/Compositora Contemporânea por todos os tempos. Estudei todo meu Ensino Médio só em rede pública.Terminei em 2000, fiz cursos básicos: na Extensão da UNB os cursos de Extensão foram : Filosofia,Português e Literatura, Álgebra e Geometria, Política e Cidadania, Espanhol e Inglês Básico, cursos particulares de Informática completo. Agora na atualidade, estou sendo reconhecida por muitas Academias Brasileiras e Internacionais. Estou muito feliz, se Deus quiser tudo está em caminho andado, do jeito que eu pedir a Deus ele está me ajudando. Então, agradeço ao meu misericordioso Deus por tudo, por ter me abrido grandes portas em minha vida e na vida de minha Família, e torço para todos meus amigos ter sucesso na vida.
Sua Felicidade pode ser a Inveja do Outro!
Nunca deixe de ser feliz, agindo de maneira certa.
Não deixe que sua felicidade seja tomada pela
inveja dos outros, pois, existem muitos que são
além de invejosos guardam bolsas de venenos
para lhe embriagar quando for necessário!
Sua Felicidade pode ser a inveja do Outro,
ele pode está armando botes e mais botes
de venenos contra você!
Mas, estes venenos soltos por aí, devem
ser retirado com a ajuda de Deus e
por meio de sua Oração para Deus, então,
peça sempre a Deus o livramento dessas coisas ruins
que muitas pessoas cruéis soltam por aí!
Não esqueça,nada pode tirar sua Felicidade, sua alegria,
se tudo foi conquistado com lutas,
com conquistas e por meio da ajuda de Deus.
Assim sua Felicidade vale a pena,
conquistada honestamente,
conquistada e merecida por valor!
Conquistada porque você foi a luta e
é seu direito de ser feliz!
Doa a quem doer nos invejosos,
é seu direito, você lutou para
isso acontecer!
E aqueles que soltam venenos de
de maldade para derrubar
você e sua felicidade, são seus
inimigos e que com sua
oração cairão por Terra, porque Deus é poderoso
derruba qualquer instrumento maligno!
Boa Tarde amigos e amigas!
Que a tarde de todas as pessoas seja harmoniosa, que Deus proteja cada um de nossos passos dados! Ada Al. 2016.
Educação é Inevitável para Poucos!
Temos que admitir, que Educação é essencial na nossa vida e inevitável para poucos, ainda existem milhares de lugares que não conhecem a Educação Inevitável: Respeito , Educação, Gentileza, Consciência, Valores, Amor, Sabedoria e Equilíbrio .
Mulher é Mulher!
Mulher: Incondicionalmente. Não se separa o nome Mulher: Nem por cor, nem por raça e nem por condição e por nenhum modo; Mulher é Mulher em qualquer lugar do universo!
Simplesmente Ninguém!
Não dê li_gança para pessoas mesquinhas e egoístas, cheios de maldades; pessoas desse nível, devem ficar esquecidas e serem tratadas como se não existissem, são invisíveis para nossos olhos, mas cuidado, por serem invisíveis tem facilidade de cometerem crueldades e monstruosidades por aí. _Então, pise-os com oração a Deus, faça o pedido do livramento, e peça a Deus que leve todas as cobras venenosas para as trevas, de onde nunca deveria ter saído!
A felicidade está dentro de você!
Categoria: Poema.
A felicidade está dentro de você!
Não adianta querer ser feliz
buscando coisas e mais coisas.
A felicidade é de seu interior,
você é que deve sentir a sua
felicidade, não espere que o outro vai lhe
dar essa felicidade, e nem lhe mostrar
a felicidade, você tem é que enxergar
que está feliz e sentir-la.
A materialidade é só mais um acessório
para sua sobrevivência cotidiana,
são super-fulas e superficial que
tanto faz você ter ou
não ter, agora, todo equilíbrio,
o ambiente, a harmonia do encontro ao
seu olhar, do seu sentir, é que
vai dar suporte para alimentar
a sua felicidade.
Não adianta buscar ela longe, ela
tem que está dentro de você.
A felicidade está aí nas pequenas coisas que você
talvez descarta e não enxerga; como
preparar um alimento especial para sua família,
outro exemplo, ver aquela plantinha
que você nunca observou; olhar
as qualidades que tem sua família.
Ler e comentar sobre algo importante para a
sua família. Sair juntos, tomar aquele suco!
Fazer aquela caminhada juntos.
São muitas coisas que partem do seu interior como
uma ideia, e assim você alimenta sua
felicidade com simplicidade. Não deixe de enxergar-te,
porque é assim que seu
sentir feliz vai escorrendo mais uma vez
pelo ralo e você deixa de viver com a vida!
Aquele ditado: "A vingança é um prato que se come frio".
Aquele ditado: "A vingança é um prato que se come frio". É o resultado da maldade. Uma das melhores vinganças, é você ser feliz e mostrar sua felicidade vivendo a vida de forma boa e simples e aquelas pessoas que desejam a sua infelicidade, percebem que você está vivendo e está melhor do que elas imaginavam, e assim a sua vingança será concluída. Quem deseja teu mal e tua derrota, é destruído ao ver sua capacidade de vencer os obstáculos da vida, de ver o quanto você é inteligente para saborear a vitória da vida. Assim é a vingança que se como frio, é você ser feliz dentro de seu interior, dentro do seu coração, e não fazendo maldades com o outro.
Futuro
Olhando para o passado,
vejo quantas coisas boas
a gente deixa de viver,
aproveita cada momento
de felicidade que a vida lhe oferece,
não deixe a vida passar!
JUSTIÇA CERTA
P/ Taty
Bater o martelo
faz doer a cabeça do prego
Na lábia legal constituída
por códigos de sabedoria
conciliação entre as partes
para a alegria do inteiro
Sem essa de vigiar e punir
Na tribuna do zelar e compreender
fazer direito
compreendendo o esquerdo do mundo
* Marcos Fabrício