Coleção pessoal de Acirdacruzcamargo

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...os colegas de meu pai e oito tios, todos pastores. Eles me infundiram angústia durante muitos anos, sem falar nos padres católicos...

O Senhor Jesus nunca foi para mim completamente real, aceitável e digno de amor, pois eu sempre pensava em sua equivalência subterrânea como numa revelação que eu não buscara e que era pavorosa.

...tive o primeiro sonho de que me lembro e que, por assim dizer, me ocupou durante toda a vida. Eu tinha então três ou quatro anos.

...comecei a desconfiar do Senhor Jesus...

Minha mãe me ensinara uma oração que repetia todas as noites, de bom grado, pois isso me dava um certo sentimento de conforto diante das inseguranças e ambiguidades da noite...

Nessa época eu sentia angústias vagas durante a noite. Aconteciam coisas estranhas.

Nas obras desses autores eram apresentados os pontos principais da posição deísta. Afirmavam eles que...Os piores inimigos da humanidade são os que tem mantido as criaturas na superstição e o maior exemplo desses inimigos são os sacerdotes de todos os tipos.

O cristianismo americano é, antes de mais nada, uma importação do Velho Mundo. Sendo a América colonizada por muitos povos da Europa, vários tipos de cristianismo europeu foram reproduzidos no novo continente.

No seu famoso "Ensaio sobre a inteligência humana", 1690, Locke...encontrou a existência de Deus demonstrada pelo argumento de causa e efeito. A moral é igualmente demonstrável como as verdades a matemática. A religião deve ser essencialmente razoável. Pode estar acima da razão - além da experiência - mas não pode contradizer a razão

...Locke negou a existência de ideias inatas. A mente é um papel em branco, no qual as sensações escrevem suas impressões, que a mente combina em ideias mediante a reflexão

Em 1964, esse secular silêncio começava a ser rompido e a reação feudal estava profundamente assustada com essa perspectiva. O alastramento das relações capitalistas no campo - seguindo o Brasil a via prussiana - realmente, com todas as deformações provocadas pelo desenvolvimento aqui inaugurado com o período Kubitschek e sofisticado com o chamado "modelo brasileiro", começa a colocar na arena política o trabalhador agrícola e completa o quadro em que a revolução burguesa necessita com urgência ultimar o seu processo já tão retardado (O populismo: a confusão conceitual)

O Brasil foi palco, de 1930 a 1945, de uma luta extrema entre o velho e o novo. Velhas foram, sob todos os aspectos, as relações feudais que aqui sempre importaram em fragmentação e privilégio; novas eram as reformas que, avançando aceleradamente, às vezes, estagnando outras vezes, procuravam vencer os obstáculos ao desenvolvimento nacional - O populismo: a confusão conceitual

A medida, porém, que a exportação do algodão tornou-se o interesse vital desses estados, o negro foi sobrecarregado e a consumação de sua vida em sete anos de trabalho tornou-se parte integrante de um sistema friamente calculado. Não se tratava de obter dele uma certa massa de produtos úteis. Tratava-se de produção de mais-valia ao máximo - História da Burguesia Brasileira

"O arvorecer do capitalismo, assim, exige a manutenção das áreas coloniais como escravistas. O desenvolvimento capitalista posterior exigirá a suspensão do tráfico negreiro e do trabalho escravo" (História da Burguesia Brasileira)

"Mal os homens tinham descoberto a troca e começaram logo a ser trocados eles próprios"
(Origem da Família - citado em História da Burguesia Brasileira)

"Na verdade, Vargas era, na eventualidade, um instrumento da História, como dirigente mais esclarecido que a burguesia brasileira conheceu" (O populismo: a confusão conceitual)

"Atos públicos, como os que se realizaram nas comemorações do 1º de Maio e outros, relacionados quase sempre com decisões relativas ao trabalho, mostram que Getúlio Vargas, personagem central da época, desfrutou de prestígio popular incomum em ditadores" (O populismo: a confusão conceitual)

"Para a conquista do poder, em 1930, a burguesia, seguindo a ordem natural da composição política, não só se voltou para a classe trabalhadora, particularmente o proletariado, como se comprometeu na concessão de espaço e de direitos àquela classe. O curto período de liberdade, até 1935, com o afloramento das contradições da sociedade brasileira, assiste justamente à luta de classes em torno desse espaço e desses direitos" (O populismo: a confusão conceitual)

"Como é sabido, o Brasil conheceu curtos períodos de liberdade separados por longos períodos de arbítrio. Entre 1930 e 1935, ocorreu um desses excepcionais períodos de liberdade. O pensamento retrógrado costuma batizar de agitação tudo o que acontece em tais períodos, porque neles tudo é posto em questão, debatido, controvertido, contestado. A fecundidade desses períodos provém justamente dessa fisionomia tormentosa, em que as contradições da sociedade afloram, tornam-se ajudas e manifestam-se de muitas maneiras, algumas assumindo mesmo forma ameaçadora e inquietante" (O populismo: a confusão conceitual)

“Você prejudica alguém quando lhe culpa pela depressão, tristeza, medo e angústia que toma conta do seu ser. Prejudica quando exige que ela ande animada, sorrindo, saltitando como você que, aparentemente, está se sentindo bem. Evite o velho discurso de que todo aquele que está numa religião, frequenta alguma igreja, tem Deus no coração, não passa por momentos de desespero. Davi foi um homem conforme o coração de Deus, herói da fé (1º Samuel 13:14) e mesmo assim, quase perdeu a esperança entrando em desespero (Salmo 42:5) e mesmo Jesus Cristo suou gotas de sangue e depressão (João 17). Criticar quem está triste, sem saber os motivos, sem ajudar apropriadamente, é ser frio e calculista”