Frases sobre cobrança no relacionamento

Equipe editorial do Pensador
Revisão por Equipe editorial do Pensador
Criado e revisado pelos nossos editores

A cobrança pode trazer tanto sentimentos positivos, como a motivação e a vontade de melhorar, quanto negativos, como a pressão e a frustração. Quando usada de maneira errada, pode se tornar uma fonte de estresse e ansiedade, ainda mais num relacionamento.

Cobrar o básico de alguém é cansativo demais num relacionamento. Além de ser um sinal de falta de confiança, cria uma atmosfera de tensão desnecessária.

Se você está precisando cobrar amor ou atenção em seu relacionamento, já passou da hora de acender o sinal amarelo. Tem algo de errado.

A cobrança pode ser um ótimo instrumento para motivar e direcionar, mas é preciso ter cuidado para não transformá-la em uma fonte de estresse e angústia.

A reciprocidade é o alicerce de um relacionamento saudável, mas a cobrança excessiva pode transformar essa virtude em uma obrigação insuportável. Deixe as coisas fluírem.

O amor não deve ser cobrado, mas cultivado com dedicação e respeito, para poder se fortalecer ao longo do tempo.

No amor, não é preciso cobrar o que vem naturalmente, pois quando duas pessoas se amam de verdade, a reciprocidade e o comprometimento surgem espontaneamente.

A cobrança pode nos levar a buscar resultados imediatos e a esquecer o valor do processo, das tentativas e dos erros.

Quem cobra muito pode estar demonstrando insegurança e falta de confiança no parceiro, o que pode minar a relação.

Cobrar demais de quem está com você é como uma bomba-relógio, que pode explodir a qualquer momento, destruindo tudo o que foi construído até então.

Reciprocidade em um relacionamento é fundamental, mas não pode ser cobrada, uma vez que cada pessoa tem sua forma de demonstrar amor e afeto.

Namorar é algo que vai muito além das cobranças. É cuidar do outro e ser cuidado por ele, é telefonar só para dizer bom dia, ter uma boa companhia para ir ao cinema de mãos dadas, ter alguém para fazer e receber cafuné, um colo para chorar, uma mão para enxugar lágrimas, enfim, é ter alguém para amar. Somos livres para optarmos! E ser livre não é beijar na boca e não ser de ninguém. É ter coragem, ser autêntico e se permitir viver um sentimento.

Um dia a gente cansa de carregar o peso das cobranças diárias.
Cansa dos lugares que nunca mudam. Das pessoas que nunca crescem.
Cansa de se esforçar e não receber a mesma força em troca.
Cansa de ajudar e não ter ninguém do lado quando quer pedir socorro.
Cansa das coisinhas mais pequenas, daquelas que te arrancam pedaços enormes de paciência.
Cansa de falar a mesma coisa, de reclamar a mesma coisa, de fazer as mesmas coisas e não obter resultados diferentes.
A gente cansa de algumas atitudes e palavras injustas porque infelizmente não podemos usar fones de ouvido 24 horas por dia.
A gente cansa de fingir que nada está acontecendo quando simplesmente tudo acontece na mesma hora.
A gente vai se cansando até que uma hora a gente se esgota, e acaba cansando as outras pessoas que estão a nossa volta.

Amor Amadurecido

Te amo sem expectativas,
Sem cobranças e sem necessidades,
Te amo de maneira verdadeira, com cumplicidade.
Te amo com um amor pleno, sem ser febril.
Apaixonadamente, mas sem ser paixão!
Te amo apenas pelo que és
E pelo que me faz sentir quando estamos juntos.
Te amo com esse sentimento puro...sem mais porquês!
Só te peço a verdade, sempre!
- Lealdade, sem restrição!

Feliz de quem,
Sem planejar encontra alguém;
Para te amar,
Sem cobrar apenas faz bem;

Feliz de quem,
Sem perceber doa tempo também;
Para a mente voar,
Sem medo de o dia amanhecer;

Feliz de quem,
Sem pensar se permite viver;
Para relembrar,
Sem nunca se arrepender;

Feliz de quem,
Vê em cada recomeçar,
Uma forma de compartilhar,
E seu amor doar,
com todos que nos querem bem.

(Mayke Franz)

Adorar é amar sem cobranças.

Inserida por PattyPosh

AMOR ESPONTÂNEO
A beleza do amor está na simples capacidade de amar. Amar sem cobranças, sem restrições, com espontaneidade, sem exigir sacrifícios ou limites da pessoa amada. Aquele que ama de verdade confia, principalmente, na capacidade de si próprio.
Amar é saúde e rejuvenesce.
AME SEMPRE.

Inserida por marsouza42

Voa, coração, como pluma ou dente de leão, e, como leão, só quer a liberdade de amar sem cobranças.

Inserida por Leonicesantos1234

COBRANÇAS

O tempo passou e aprendi que não preciso implorar para que as pessoas me deem atenção. Eu percebi que, mesmo sentido falta, não poderia cobrar por algo que deveria ser espontâneo.

A gente cansa de tratar bem, de se esforçar e dar o máximo para que a outra pessoa se sinta feliz. A gente quer que o outro seja do jeito que somos, que ele faça conosco o que fazemos por ele. Resolvi não mais cobrar algo que deveria ser recíproco.

Assim como ela, deixei de mandar mensagens, das mais fofas e carinhosas até as mais simples. Parei de ligar, de ir à sua casa, pois vi que nada do que eu fazia era suficiente, nada lhe agradava.

Percebi que a importância que eu tinha quando a conheci já não é mais a mesma.
O tempo passou e aprendi que não preciso implorar para que as pessoas me deem atenção.

Seja você a mudança que tanto procura nos outros. As pessoas não mudam por cobranças, mudam com exemplos e pelo que vale a pena!

Talvez um dia o encanto acabe e o elo que nos une seja quebrado.
Pode ser que as cobranças se tornem constantes e as brigas sejam frequentes. Discordaremos de coisas que concordávamos outrora, a tolerância não será mais a mesma. Pode ser que seus olhos não brilhem mais ao me ver, e meu coração não bata mais forte ao ouvir seu nome.
Veremos que a sintonia que tínhamos foi perdida. A cumplicidade não será mais a mesma, e iremos perceber que um abismo foi criado entre nós.
Não teremos a sensação de que o tempo corre devagar quando estamos longe, de que as horas são tão longas.
Em algum momento irei decepcioná-la, então você perceberá que não sou "perfeito" como pensavas. Os defeitos que antes eram quase imperceptíveis se tornarão visíveis. Perceberemos que não somos tão parecidos quanto pensávamos.
Não serei mais o causador dos seus sorrisos bobos, nem conseguirei dizer as palavras que lhe arrancaram suspiros em outros momentos.
Juras de amor não serão mais trocadas e lembraremos que o pra sempre, sempre acaba.

E se esse dia chegar, se essa hipótese se tornar realidade...
Eu quero que você tenha a certeza de que, todos os "eu te amo" que eu lhe disse, foram sinceros e que não me arrependo de tê-los dito. Prometo que guardarei os bons momentos. Lembrarei de você com carinho, sem magóas ou ressentimentos.

A verdade está na coragem de amar e sentir-se amado sem cobranças e tantas alienações. Aprisionar a si ou outrem não cabe para aquele que deseja amar. Parece fácil render-se às algemas do companheiro e culpar o que sentimos e não o que fazemos ou nos permitimos sofrer. Covardia. Afinal, atingir o inatingível é muito mais simples do que assumir as próprias derrotas. E nos deparamos num mundo assim, no qual nós mesmos ignoramos nossas atitudes numa pobre tentativa de não sofrer, quando estamos apenas adiando a dor do reconhecimento de nossos próprios erros.

Cultive a sutileza e a inocência dos sentimentos sem cobranças e malícias. Do carinho espontâneo, de uma vida sem exuberância. A simplicidade está no saber amar e não no ter amor.

Vou viver!
Eu não quero mais limites, hora certa ou cobranças. Quero fazer tudo exatamente na hora e da maneira que eu desejar. Se eu não desejar? Não faço, me afasto, despacho. Já não me importo com o que disseram, dizem ou vão dizer. São os outros e os outros não me conhecem... não de verdade. Renderei-me as sensações, emoções e futuras frustrações. Eu não quero mais mistérios, segredos ou dilemas. Já disse, eu me rendo. Não vou mais enlouquecer e tentar entender. Desisto, eu preciso arriscar perder o controle, me descabelar. Meus sentidos e sentimentos estão vivos e necessitam viver. Existe algo dentro de mim que não consegue mais se esconder. A partir de agora , eu vou viver !

Vamos tentar de novo?

Vamos tentar de novo? Mas sem pressa, sem cobranças, sem atitudes condicionas pelo ciúme... vamos tentar de novo? Recomeçar devagar, sem nenhum tipo de urgência, sem nenhum tipo de exigência que não seja de amor. Vamos tentar de novo? Vamos começar do zero? Nos conhecer novamente, até porque o tempo nos mudou tanto que eu já nem sei mais quem é você, mas gostaria muito de saber, então, vamos tentar de novo? Não posso te prometer nada, mas te garanto que amor não vai faltar e que de felicidade você vai transbordar. Vamos tentar de novo? A gente tenta colocar uma pedra no passado, faremos o possível para sermos felizes no presente e construiremos um futuro. Vamos tentar de novo? O tempo anda tão de pressa e afasta as pessoas tão rapidamente, então me ajuda a não deixar isso acontecer, até porque já ficamos distantes por tanto tempo... vamos tentar de novo? Eu não quero saber quantas bocas você beijou desde que nos distanciamos mas sei que ninguém te beijou com o amor que você merece. Vamos tentar de novo? Eu não quero saber quantos abraços quentes você já recebeu depois do meu mas tenho certeza que nenhum desses abraços foram com a alma. Então, vamos sair pra tomar um café? Pra nos conhecermos melhor? Você nem precisa dizer nada, pode apenas ficar ao meu lado e sorrir sem timidez e sem colocar as mãos para esconder o que há de mais bonito em você, gosto de admirar. Sabe, não precisa ter medo, dessa vez vou fazer dar certo! Então o que você acha, vamos tentar de novo? Acho que já tentamos até demais, né? Então é melhor pararmos por aqui, ou não.

Engraçado como tudo no começo é puro e verdadeiro, são juras e promessas. Sem cobranças, tudo é perfeito.
Mas o tempo passa e novamente caímos na ilusão e esquecemos de viver o começo pra viver o momento. MOMENTO passa e hoje vejo que o começo também, só o que resta é o sentimento verdadeiro de que tudo nessa vida passa. E você tem que estar sempre preparado para o recomeço.

Louco amor!
Loucos sabem o que é amar, praticam sem cobranças a efetuar!
Loucos veem beleza em tudo que os rodeia!
Curtem da lua cheia a maré alta!
Acostumam-se com tudo que não lhes faz falta!
Loucos sofrem pra valer.
Mas não dão o braço à torcer!

Não entregue o seu coração a qualquer um por carência, solidão, cobranças alheias ou medo. Não se sujeite a um relacionamento que futuramente só te trará frustrações. Não coloque os seus sentimentos nas mãos de quem não irá te cuidar, te valorizar, ou te querer com a mesma intensidade DA SUA ALMA. Não queira mostrar para o mundo uma felicidade que não existe pra você. Escolha esperar.

Amor tranquilo é aquele no qual existem as cobranças, os ciúmes e todas as turbulências que sempre virão vez ou outra, mas que não ficam em grau mais alto do que a paz, porque muitas vezes, antes mesmo da pergunta surgir, o outro já responde, o outro já comete um ato que limpa a lama, o outro já demonstra que não faz o que não gostaria que com ele fosse feito, o outro entende o que ficou mal esclarecido antes de precisar da intimação, o outro capta o que você está indagando antes que indague, não só por conhecer você, não só pela intimidade, mas por sempre lembrar de deixar claro o que ele gostaria que por ele também claro ficasse, caso os papéis estivessem invertidos. Amor tranquilo é aquele no qual os questionamentos já vêm seguidos de uma certa certeza e calmaria, porque os valores se encontram. Amor tranquilo é aquele no qual qualquer diferença é bem-vinda, mas a semelhança está nos princípios de um relacionamento, do que é respeito, do que é somar, do que é um impulsionar a vida do outro. A paz reina quando as brigas existem, e jamais elas estão em constância, jamais a mesma muito depois de já ter sido finalizada, jamais também sempre a-calma, mas sempre há calma pelas certezas que ficam em primeiro lugar. Porque tem a importância, e ela nunca é estática, ela que é observadora pelo cuidado, ela que é detalhista, que desencadeia certas loucuras por tantas análises, que dá bronca, bronca sem precisar sofrer. O resto nem é amor. Amor turbulento é tudo, menos amor. Amor turbulento faz com que o bem-querer passe a ser rebaixado, e onde ele não existe, não é casa. E o amor nada mais é do que onde morar tranquilo. Em alguns cantos da sala ou quarto, você tem que tirar uma poeira mais difícil, tem que fazer faxina, tem que cuidar de forma mais árdua, mas não há outro lugar onde gostaria de dormir, porque ali você dorme seguro, você dorme deitado nos pontos de afirmação. Tudo sempre moeda, tudo sempre caberá em ondas. A questão de ser tranquilo é dar mais paz do que zunido, é a predominância do que percorre no coração. E tudo o que sangra mais do que estanca, não vale a pena ficar na balança. Tentar criar um maior equilíbrio só é válido para o que pesa no peso mais leve.

Não quero rótulos ou cobranças
não julgo e não gosto de ser julgada
Sei perdoar, mas mentiria se esqueço.

Não somos um casal oficialmente, não temos cobranças, responsabilidades e as chatices que um casal comum tem. Somos mais que isso, não vivemos de aparência, escancarando a nossa felicidade por aí. Estamos juntos, e só. Saímos sempre juntos, de mãos dadas, a família dele sabe, a minha desconfia, todo mundo já nos viu. Temos carinho e respeito um pelo o outro, nos gostamos e temos ciúmes, mas é uma coisa mais reprimida, sem brigas, sem cobranças. Talvez seja por isso que damos certos, talvez seja por isso que estamos juntos. Muita gente coloca pressão, fica perguntando sobre namoro, mas não vemos necessidade disso agora, da forma mais linda, nós já somos um casal, pra que estragar o que está ótimo? Namoro gera responsabilidades; responsabilidades gera cobranças; cobranças gera conflitos; conflitos gera sofrimento. Não é isso o que eu quero, não agora. Deixa assim do jeito que está, maduro, leve e tranquilo. Deixa criar raiz, ganhar força. Deixa o tempo passar, pra quê atropelar as coisas? Não preciso provar pro mundo que estou feliz. Não preciso mostrar ao mundo que agora eu tenho alguém. Não preciso e nem vou armar esse circo todo, só porque namorar agora é moda, e não questão de sentimentos. E se você quer saber, estamos juntos e felizes. Eu sei. Ele sabe. E isso já me basta."

Equipe editorial do Pensador
Revisão por Equipe editorial do Pensador
O Pensador.com conta com uma equipe de escritores, editores, especialistas e entusiastas para produzir, organizar e revisar os conteúdos.