43 frases sobre ciclos que celebram as transformações
Reflita sua vida o que ocorreu a cada cinco anos e perceba que apesar de intenso os momentos marcantes são poucos.
Acordou antes do sol.
Tomou café e banho quentes.
Acariciou e foi acariciada pelo amor.
Sorriu para si mesma.
Ignorou os ruídos do mundo.
Vestiu-se de flores e cores.
Apagou todos os números da agenda.
Perfumou-se com gotas de laranja, flores do campo e brisa.
Apartou-se das ilusões transitórias de outrora.
Pegou caneta e papel e fez o seu bilhete e o deixou na janela:
- FUI SER FELIZ E NÃO VOLTO.
A vida é como uma escola, onde na condição de alunos somos submetidos a determinadas provas e lições para passar de ano.
Os ciclos se repetem enquanto não aprendemos, enquanto não estivermos maduros o suficiente para as transformações necessárias, enquanto mantivermos os mesmos pensamentos, os mesmos comportamentos, a mesma energia e acima de tudo enquanto verdadeiramente não desejarmos a liberação do que precisa encerrar.
Toda situação que se repete é um convite para aprender, refletir, mudar e melhor se conhecer.
Busca redesenhos. As fatias do tempo aliviam as dores nas costas e causam aceleração cárdio. Precisa meditar; gosta de banhos doces e de mar. Planos para que lhes tem se é verão. Mas não pode ela andar sem foco, sonha salvar o mundo. Prefere falar de amor a escrever sobre qualquer outro assunto. Chora sozinha num canto qualquer e se recupera nos versos rabiscados com caneta nanquim. Conta com a sorte de explodir em cores quase sempre quando é carnaval. Fica discreta. Enquanto uns dançam por quatro dias, ela fecha os olhos, faz do seu corpo um pêndulo, sem medo, rodopia e se solta no novo ciclo, a grande festa começa aí.
Aos 5 anos, vivemos o auge da infância, temos sonhos lindos e profissões escolhidas por amor para o nosso futuro.
Aos 10 anos, mais ou menos, vivemos o começo da transição para a adolescência, começamos a ter olhos para o que nos atrai, mas ainda queremos brincar com nossos brinquedos, de vez em quando. A fantasia lentamente começa a dizer adeus.
Aos 15 anos, é possível que já tenhamos chorado por alguém, já reclamamos de alguma injustiça na correção de uma prova, já cabulamos umas aulas, já tivemos alguma perda significativa na vida, queremos aparecer mais, forçar uma maturidade que não existe e fazemos os mais velhos rirem da nossa ingenuidade ...
Aos 20 anos pensamos apenas em curtição e estudos para uma vocação. Estamos "no auge" do mercado de trabalho, cheios de sonhos adultos, expectativas de ser alguém na vida, acreditamos na meritocracia e sabemos que o caminho que escolhemos é o caminho das nossas vidas ..... somos tão cheios de certezas...
Aos 25 anos nos damos conta que nem tudo é tão simples, colecionamos algumas frustrações na vida, mas ainda temos gás pra correr atrás. Ainda queremos curtição, farra, mas também temos as nossas responsabilidades e quem ainda não mora sozinho está louco para ter seu espaço.
Aos 30 a gente começa a cansar. Nosso biorritmo começa a alterar, a gente ainda quer se divertir, mas começa a optar pelos divertimentos menos cansativos. Passamos a dar mais atenção para nós mesmos e alguns, também nessa fase, conhecem a responsabilidade de ter filhos.
Aos 35 a gente só quer que a nossa rotina transcorra sem grandes novidades ou problemas, queremos nossos boletos pagos, queremos que os filhos sejam cooperativos e que a paz no dia a dia seja nossa companheira.
Aos 40 entramos num momento de questionamento sobre nossa vida, nossos sonhos, o que queremos levar adiante ou não, definimos aquilo que podemos evitar e aquilo que não temos como dizer Não. Reavaliamos carreira, relacionamentos, saúde, fé. Inevitavelmente, os questionamentos chegam para nós perto dessa idade.
Dos 45 pra frente é apenas chute, já que hoje eu tenho 37 anos. Mas eu diria que em algum momento, a gente passa a olhar os outros com mais compaixão, a gente passa a entender que a vida é feita de ciclos, que não podemos mudar as pessoas mas somente a nós mesmos, passamos a ser mais altruístas, ajudamos os filhos adultos, oramos por eles e até por quem não conhecemos, concentramos sabedoria em pílulas diárias que os mais jovens não entendem, vivemos a vida numa câmera mais lenta, somos conscientes dos nossos problemas de saúde e tomamos mais remédios para manter o corpo em ordem, aceitamos a necessidade de algumas dietas, fazemos o nosso melhor mas sabemos que algumas vezes ainda vai faltar alguma coisa e também está tudo bem, aceitamos que nossa juventude passou mas que a gente viveu o que podia como podia, e lembramos com carinho e nostalgia o que vivemos antes... com certeza existe muito mais aqui, mas eu só vou saber depois...
Quem quiser complementar, fique à vontade desde que seja respeitoso, por gentileza.
Queremos que as coisas perdurem, e essa volição é fonte de intenso sofrimento, pois muitas vezes nadamos contra a maré daquilo que não tem retorno.
O que dizer ao final de um ciclo? Foi bom? Foi ruim? Não sei bem se essas classificações são suficientes para expressar o sentimento inerente aos desfechos. Sim, de fato, talvez seja importante dar respostas a esses questionamentos, porém há ciclos que não sintetizam-se apenas em uma palavra. Parece que há aqueles que constituem um eco mental que confunde, que perturba e que é capaz de tirar o sono. O que fazer? Qual o próximo passo?
O fato é que quando menos se espera um novo ciclo é iniciado e dificilmente imagina-se que ele terá um fim, pois a vida, tal qual uma sequência de montanhas, é caracterizada por seus altos e baixos entre os quais existem caminhos distintos, fases, inícios e fins. Então, bom? Ruim? Quem sabe? Contudo, a experiência, o aprendizado, os valores, os acertos, os erros, sim, os erros podem ser apenas um atalho para compreendermos algo, esses seguramente proporcionam conclusões satisfatórias e tornam valorosas as fases vividas.
Chega de responsabilizar pessoas e coisas pela situação ou local que me encontro percebi que o autor da minha vida sou eu que toda minha ação me move pra lugares onde muitas das vezes não queria estar ali, li uma citação que diz vim pra que tenha vida e vida em abundância, se sou eu digno de vida em abundância porquê estou me contentando com pouco ou quase nada ?
Aprendi que os ciclos se fecham mas também se repetem se não parar de ter as mesmas ações , medo de errar todos tem mas se é pra cair ao menos tente levantar e levante como campeão não aceite o nocaute, lembre-se da vida e vida com abundância, será que fiquei cego esse tempo todo e não percebi quanto errei, foi necessário o chock da realidade pra o estarte mental acontecer, tanto tempo busquei o sentido da minha vida e ela estava comigo o tempo todo, maldita zona de conforto ela destrói sonhos e atropela sentimentos, mas chegou a hora de levantar, lembrei que as quedas estar me ensinado a levantar, se perdi algumas coisas pelo caminho é porque era pra ser perdidas as vendas caíram dos olhos, cego fui mas a razão me deu a luz ao qual eu não vi, não aceito a derrota até por quê ela não me pertence se errei se falhei foi culpa minha não posso mudar e nem voltar no relógio , porém posso começar agora e fazer um novo ciclo.
Mas eu vim para que tenha vida em abundância.
"Como junto às colunas caídas se constroem prédios novos que as substituem, ao morrer, uma religião é substituída por outra, após outra, sendo todas manifestações limitadas pela época e pela situação geográfica, embora sendo encarnações de uma mesma necessidade e emanações de uma idêntica fonte."
Nada é permanente... A Vida é um eterno movimento e está em constante transformação. Nenhuma situação é imutável... tampouco um sofrimento é infindável.
Há impermanência e nela a certeza de que tudo pode ser diferente a qualquer instante...
O que está acontecendo de muito bom neste momento, pode não acontecer mais daqui há alguns minutos e isso, também, faz parte!
Saibamos, então, aproveitar dos bons momentos, das relações saudáveis e das boas lembranças. Saibamos deixar ir o que se cumpriu, sem tantas reclamações e exigências.
Tudo faz parte, até as grandes frustrações e se elas acontecem, trazem ensinamentos.
Cabe a cada um de nós escolher a maneira que iremos lidar com os Ciclos da Vida!
É uma questão de escolha!
Podemos nos apaziguar e mais resilientes desfrutar dessa linda caminhada!
A vida é cíclica, a prova é que as nossas células se renovam completamente a cada sete anos. Momentos bons e ruins surgirão para nosso processo evolutivo. O desafio é saber a hora que um ciclo se encerrou e estamos apenas insistindo em mantê-lo aberto dificultando a nossa caminhada, como se fosse um espinho no pé.
A vida possui um dinamismo próprio através de seus estados transitórios em que precisamos muitas vezes reconstruir uma nova estória em meio aos escombros do passado.
Deveria existir um lugar onde poderíamos voltar
Sempre que a saudade vem
E nossa vontade é de nos conectar
Com pessoas que não estão mais nas ruas
O mundo das pessoas que amamos
Que evoluíram e se foram para um outro plano .
"Coração Nômade"
Alexandra Barcellos
Abrir mão é assumir-se humano e impermanente, é acolher e crer que tudo é evolução.
É entender que água é corrente, encontra caminhos e que também podemos encontrá-los!
É render-se aos mistério da vida, ao fluxo dos ciclos que sempre se renovam e dão a perspectiva de tempo, que nos leva, nos traz, nos dá lições.
É compreender que para que a vida se renove, é preciso deixar ir para que o novo se faça Valer!
Há momentos em que é preciso renascer para uma nova vida. Temos muitas vidas em uma única vida. Nascimento, morte e renascimento fazem parte de um mesmo processo. Chegou o momento de olhar para dentro de nós mesmos e de nos questionarmos se está na hora de nos renovarmos.
Ultimamente tenho ficado mais na minha casinha: o pensamento.
Sim! eu estou morando lá, por enquanto. Fico lá, ouvindo os alertas da consciência, fazendo autorreflexões, muito tranquilo.
Às vezes, lacrimeja no cantinho do olho, mas são os respingos da alma, quando não pode fazer o corpo gemer.
Pelos cantos da boca às vezes vem também aquele risinho, sublime e matreiro, esticando a pele do meu rosto de forma sorrateira.
Quando chegam as murmurações eu prontamente transformo tudo em gratidão, aprendizado e dou uma voltinha no pensamento vago para relaxar.
Tenho usufruído do que recebo de "direitos autorais" ou melhor, dos direitos causados pelas minhas atitudes, uma deliciosa e inevitável colheita, mesmo sem ter sido um santo, e tendo cá os meus espinhos e calos, desfruto de tudo que vem igualmente feliz: sinto espadas de fogo ao meu redor que me protegem, ouvidos estão sempre atentos aos meus clamores, harpas tem embalado o sono e há sempre um pouco de trigo no canto da cozinha para sovar o meu pão.
Resisti, apesar do peso e do medo! Mesmo quando os abraços vinham seguidos de punhais, resisti!
Mesmo quando a "autossabotagem" tentava contrapor, eu resisti!
Agora, passado tudo, pelo menos eu acredito, quero ficar mais um pouco no casulo do meu pensamento.
Ah! Se houver algum tempo livre, saio daqui e dou uma passadinha na contemplação, mas só ficarei lá se a felicidade também me acompanhar.... sem pressa, por enquanto, só pensar!
"Do início "
Comece de novo, e de novo, e de novo, o quanto for necessário;
Encerre ciclos, comece novamente, você não é estático;
Se fez errado, provavelmente já aprendeu como não se deve fazer novamente, você é um aprendiz;
Se fez o certo e isso te deixou contente, siga com o mesmo passo, talvez alinhando algumas coisas, talvez alinhando estes passos, mas nunca ouse estacionar;
Comece quantas vezes preciso for, isso não é vergonhoso, vergonhoso seria se deixar derrotar, e usar isso como desculpas pro resto da tua existência;
Acertar ou errar são somente confirmações de que você não é conformado, que uma vida pulsa aí dentro, sempre com o intuito de dar o melhor de sí;
Se tudo fosse só acertos, o que seriam das experiências surgidas dos erros?
Comece diferente, comece igual, mas comece do começo, ou de onde mesmo se está, sempre que achar que tudo poderia ser melhor do que já é de fato!
É das tuas rachaduras que a luz irá emergir e se expandir, a todos que caminham ao seu lado!
Paz e muita lux a todos nós
Namastê
- Relacionados
- Frases sobre ciclos da vida para celebrar começos e fins
- Fechar ciclos: frases para encerrar uma etapa
- Mais um ciclo se encerra: frases para o início de novas fases
- Mensagens para celebrar um novo ciclo profissional
- Encerrando ciclos: mensagens e textos para fechar um capítulo
- Ciclos da vida: frases e mensagens que refletem sobre as mudanças
- Frases sobre ciclos de amizade que se encerram