Cartas de Amor para Amigo
Título: vencedores vencem dores.
Olá meu amigo!
Por que você foge de mim?
Eu só venho te ajudar!
O que mais eu preciso fazer?
Para você acordar!
Por que você reage assim?
Preste atenção em mim!
Me aproximo de você sabendo que posso te machucar, mas os verdadeiros amigos não vão te bajular.
Amigos vão te avisar quando você errar.
Me escute, me entenda.
A união faz a força.
- o que é você?
Sou um sinal de vida!
- quem é você?
Sou a descoberta!
- tudo bem! eu te aceito!
Muito prazer... Meu nome é DOR!
AMIGO(A) DE INFÂNCIA
Alguém: filósofo, o que diria para um amigo de infância, se descobrisse que, hoje, é um pervertido, bandido, assassino, ladrão e corrupto?
Filósofo: que ele continua sendo o meu amigo de infância, em um corpo adulto, cheio de defeitos. A amizade sincera nasce nas primeiras percepções, impressões, ideias e experiências individuais. Ainda, a amizade sincera é como o verdadeiro amor. A amizade sincera, não julga, mas continua na pessoa e não nos atos. Enfim, meu amigo ou amiga de infância, hoje seria meu amigo ou amiga de infância adulta, em essência, não pelos atos que pratica.
Alguém: Filósofo, seria bom que falasse mais sobre esses assuntos.
Filósofo: Nada sei, procure o Bom Psicanalista, também meu amigo.
Autor: Alfredo Soares Moreira Filho
Data: 13/09/2021
08:17 h
Dispostos se atraem...
Eu e um amigo falávamos sobre os relacionamentos de hoje. Ele queria uns conselhos meus. Ora, quem sou eu para aconselhar? Rsrs
Ele é divorciado e está à procura de uma pessoa bacana pra poder compartilhar. Mas tem se decepcionado um pouco, assim como muita gente por ai.
Claro que não é impossível de se encontrar uma pessoa legal. Tem sim. Mas não é uma tarefa tão fácil. Na verdade homens e mulheres querem achar a tampa da sua panela. Muitos querem estar juntos mas nunca sabem até quando. E todos têm medo. Ninguém quer sofrer.
A grande verdade é que os relacionamentos atualmente são muito mais imediatos. Bem diferente do que acontecia quando éramos mais jovens. As relações são mais superficiais. Não há tanta entrega e nem doação. As pessoas ficaram mais egoístas e impacientes. Pensam no seu bem estar e no seu próprio prazer. Assim, ou você me satisfaz do jeito que eu quero ou eu me satisfaço sozinho sem você.
Ninguém releva mais nada. Não há superação nos relacionamentos.”Ou é do meu jeito, ou não ficamos mais juntos”. Isso já na primeira discussão. Nenhum dos lados quer ceder.Basta um pequeno deslize para tudo se romper. De uma só vez. Sem volta e sem perdão.
O fato é que hoje permanecem juntos os que estão “dispostos”. Sim, aqueles que estão dispostos a dividir, a compreender os seus parceiros, a se entregar, a superar os pequenos conflitos, as pequenas diferenças e assim seguir em frente.
Se os dois lados não têm essa disposição não adianta: a relação tende a acabar no primeiro momento. E com as facilidades de hoje em dia, ninguém fica sozinho. Nem por um dia sequer ou se não quiser.
Mas a sensação de vazio é muito grande. Todos no fundo querem encontrar alguém. A insatisfação é geral. Tanto entre os homens como entre as mulheres.
É…é uma triste realidade. Fazer o quê?
Simples Assim...
By Renato Maia
A Tábua
Para meu AMIGO IRMÃO.
Era uma vez um garoto que tinha um temperamento muito explosivo.
Um dia ele recebeu um saco cheio de pregos e uma placa de madeira.
O pai disse a ele que martelasse um prego na tábua toda vez que perdesse a
paciência com alguém.
No primeiro dia o garoto colocou 37 pregos na tábua. Já nos dias seguintes,
enquanto ele ia aprendendo a controlar sua raiva, o número de pregos
martelados por dia foram diminuindo gradativamente.
Ele descobriu que dava menos trabalho controlar sua raiva do que ter que
ir todos os dias pregar diversos pregos na placa de madeira...
Finalmente chegou um dia em que o garoto não perdeu a paciência em
hora alguma. Ele falou com seu pai sobre seu sucesso e sobre como estava
se sentindo melhor em não explodir com os outros e o pai sugeriu que ele
retirasse todos os pregos da tábua e que a trouxesse para ele.
O garoto então trouxe a placa de madeira, já sem os pregos, e entregou a
seu pai. Ele disse, Você está de parabéns, meu filho, mas dê uma
olhada nos buracos que os pregos deixaram na tábua, a tábua nunca mais será como antes.
Quando você diz coisas estando com raiva, suas palavras deixa marcas
como essas. Você pode enfiar uma faca em alguém e depois retirá-la. Não
importa quantas vezes você peça desculpas, a cicatriz ainda continuará lá.
Uma agressão verbal é tão ruim quanto uma agressão física. Amigos são como
jóias raras. Eles te fazem sorrir e te encorajam para alcançar o sucesso.
Eles te emprestam o ombro, compartilham dos teus momentos de alegria, e
sempre querem ter seus corações abertos para você.
Homenagem ao Amigo
Hoje eu quero homenagear uma pessoa muito especial
Um amigo muito querido que sempre, sempre está comigo
Nas horas felizes, ele está presente
Nas horas mais difíceis, principalmente.
Na verdade ele é mais que um amigo
É o meu irmão mais velho e muito querido
É com ele que me abro e revelo todos meus segredos
É por ele que chamo durante os pesadelos.
Estou sempre com ele, pois com ele quero aprender
Dia e noite, noite e dia, sem de nada me esquecer
Sei que nele posso confiar, pois me protege e me guia
Não me deixando vacilar.
Gosto de me recostar em seu colo e deitar
E na sua paz descansar
Passo com ele 24h todos os dias
E às vezes, até chego, com Ele sonhar.
Não há nada em mim que Ele desconheça
Porque dele não escondo nada, mesmo que o entristeça
Ao seu lado sou criança
E por mais que eu erre, me perdoa, e nunca perde a esperança.
E de cuidar de mim, nunca se cansa
Sei que ao seu lado sou pequeno e nele está minha fé
Sou seu irmão caçula, sempre criança, e nunca largo o seu pé
E como criança, às vezes o deixo falando sozinho.
Mas não é por desobediência ou má-criação
É o cansaço que me pega, o sono que chega
Sem nenhuma compaixão
E quando acordo, vou logo lhe falar
E pedir o seu perdão.
Ele é o meu super herói e é nele que me inspiro
E procuro em minha fraqueza e na minha fragilidade
Juntar minhas forças e humildemente segui-lo
E quando lhe perguntam: quem és?
Ele costuma dizer: sou o caminho, a verdade e a vida
E sou o que te tira das trevas para a luz
E se você ainda não sabe quem é o meu amigo e irmão...
É o meu Senhor Jesus!
Hoje procurei por ele, o que um dia foi meu amigo e melhor companheiro!
Um refúgio a quem dediquei muitas palavras, que me entendeu e me apoiou sempre que algum sentimento me afligia. Foram muitas vivências, muitas lágrimas e muito amor. Nunca ne julgou por ser, pelos meus defeitos, por nao saber dizer, na verdade, o que queria no momento. Ele sempre me entendeu! Creio que ele se foi junto com o tempo; Esse mesmo que modificou todo o meu ser e me fez acreditar ter ultrapassado meus limites. Mero engano! Esse mesmo tempo que te impõe responder o que não há.
Ele entendia de profundidade, intensidade, porém, ao me conhecer tão profundamente, sabia da existência de profunfidades que meus limites não me permitiam ir. Afinal ele entendia comigo que a vida é prática e que pessoas são superficiais. Hoje eu queria ele aqui pra me entender sem que eu precisasse dizer, sem que eu precisasse explicar. Só ele sabia que as verdades do meu coração ao passarem pelo processo da verbalização se mostravam por vezes como inverdades.
"- Verbalizar emoções e sentimentos nunca foi seu forte!" Disse ele um dia, me compreendendo mais uma vez.
Acreditava em mim qd dizia que alguém conseguiria um dia compreender só com o olhar. Nos enganamos, mas juntos e nos apoiando!
Hoje sigo sem ele, só! Porque não há compreensão para o que não se consegue transmitir. A menina, neste tempo, mulher, se depara com a dor de ser olhada com pressa e de respostas tão superficiais e urgentes. Ela segue sem o caderno e só com o coração! Ela deixa tudo de novo, mais uma vez e acredito que sempre, pq a fuga a acolhe num lugar onde ninguém mais consegue.
Dedico, "Me espera" à ele que hoje foi recordado com a dor da pressa. Pressa no olhar, no falar, no entender e pressa nas palavras. Talvez um dia nos reencontremos como grandes amigos que acreditavam em destino! Por ora, sigo... Sigo sem ele e meus anseios!
E ao final desses versos, a menina que hj mãe, recebe uma chamada à cobrar em que "a que não estica", diz: "-Liguei pra falar que eu te amo mutio, mãe!"
Só por algumas horas ele hoje se fez presente... E ainda bem que não o encontrei!
Esta é uma pequena lembrança de um passeio por uma aldeia no Congo,
onde encontrei meu amigo elefante...
A vida sempre nos reserva grandes surpresas, vamos saber como é,
como pode ser algo que podemos chamar de "A Grande Aventura da Vida",
algo que nem todos conseguem viver, mas vale a pena quando se sobrevive
a ela, ou então a outras ameaças que surgem de outros lugares...
Ósculos e amplexos,
Marcial
A GRANDE AVENTURA DA VIDA
Marcial Salaverry
O simples fato de estarmos vivos, já é uma aventura, uma vez que fomos concebidos em uma linda aventura amorosa. Vivemos 9 meses, a ventura e a aventura de estarmos agasalhados dentro do ventre materno, protegidos de toda a maldade humana, mas nossa mãe não estava. Se algo acontecesse com ela, aconteceria conosco. Já começava aí nossa grande aventura.
Na realidade, é fácil saber que desde o nascimento, sempre estivemos enfrentando uma série de problemas e crises, e se chegamos até aqui, é porque sempre conseguimos superar a todos esses problemas. Bem ou mal, de uma maneira ou outra, fomos ultrapassando barreiras, sempre lembrando que muitas vezes estivemos a ponto de desistir, de mandar tudo para o espaço, mas uma força interior, sempre nos conseguia impulsionar para frente, superando tudo aquilo que tentava bloquear nosso caminho.
Meu dileto amigo L’Inconnu, entregou-me um texto lindíssimo, que fala muito bem disso, e certamente apreciaria saber o autor desta maravilha:
"Você é uma aventura. Você existe, vive e se move no Infinito. Vastos recursos de energia, talento e habilidade afluem para sua vida. Você é um feixe de mistérios. Descobrir e conquistar a si mesmo é um trabalho para a vida inteira. Existem dentro de você ricos depósitos de minério esperando que você os explore. Você tem poder, o poder de modificar a si mesmo e modificar o mundo. O poder de criar planos, projetos, movimentos pelo bem estar comum. O poder de inspirar e servir. Há coisas incríveis dentro de você: livros a serem escritos, canções a serem cantadas, quadros a serem pintados, inventos a serem criados, remédios a serem descobertos, pontes e catedrais a serem construídas, verdades a serem reveladas, poemas a serem escritos, grandes obras sairão de você. Você é dono de sua própria vida. Você enfrentará todas as dificuldades com fé e coragem, imaginação e audácia. Você carrega no inconsciente, milhões de anos de experiência e sabedoria. Você está no ápice da evolução. Você provará sua criatividade, buscando coisas que estão além do seu alcance, superando a si mesmo. Enfrentará os contratempos com ânimo e disposição. Você seguirá em frente, pois como disse um mestre hindu: "Não há limite para o ser em desenvolvimento que está firmemente decidido a se expandir." Arrisque-se. Arrisque tudo que você é e tudo que você pode vir a ser. Amplie-se. Multiplique as formas pelas quais você pode contribuir para a vida."
Pouco se pode acrescentar a este texto, eis que efetivamente depende de nós mesmos estabelecer nossos limites, vendo até onde poderemos chegar. Na verdade, não existe limite para o conhecimento humano, salvo aqueles que nós mesmos estipulamos, e podemos constatar isso, tentando acompanhar o incrível desenvolvimento que vem ocorrendo na área tecnológica, e mais ainda na área científica, pois com certos problemas que vem acontecendo, os cientistas estão ampliando conhecimentos, buscando soluções para as vacinas que possam vencer essa coisa que apareceu...
Muitas vezes nos falta coragem para tentarmos aquele algo mais que nos dará condições para atingir determinada meta. Muitas vezes desistimos a meio de caminho, pois este começa a se tornar muito íngreme. Não nos faltou capacidade, o que nos faltou foi a força interna que nos empurrasse até lá. O que nos faltou foi a vontade, a garra, a pertinácia para ir buscar lá no fundo aquela luz que brilhava, mas não vimos...
Talvez nossa aventura seja uma pequena mudança, por exemplo, de Santos para o Congo, e lá viver 3 anos, aprendendo o que é a vida, vivendo-a a cada dia vivido, sem saber se seria o último. Sem duvida, uma aventura inesquecível. Eu não diria que foi necessário ter muita coragem, mas sim uma linda dose de loucura... E que linda loucura esteve nessa lição de vida. Aprendi como a vida pode ser bela, desde que saibamos vive-la, e consigamos sobreviver aos percalços que fatalmente surgem nesta caminhada pela vida, e "tudo vale a pena, quando a vida não é pequena", como disse uma certa Pessoa de muito talento...
Nossa aventura só chega ao fim, quando a vida acaba, e devemos vive-la até lá, entendendo que tudo é possível, desde que consigamos descobrir a capacidade criativa para superar os obstáculos que nos separam de nossos objetivos.
Esperando descobrir o autor do texto citado por L'Inconnu, e com minhas saudações congolesas, "Io kela mbote" que é o desejo, para todos, de UM LINDO DIA, que poderá ser repetido enquanto estivermos vivendo essa nossa Aventura...
Ânsia de viver
Passa...tudo passa!
O tempo é amigo.
O fogo apaga sem ar.
Porque essa dor
no peito aumenta.
Onde está a razão
De tudo... de todos
Os sentimentos.
Os sonhos consumiram-se
Na angústia do desejo.
A realidade pulgente,
Inflada de vontades,
Mas existe algo mais
Forte que o querer
Uma força que dilacera,
Deixa-te em partículas,
pulveriza,
transforma em pó.
E a leve brisa te embala,
No vento,
No tempo,
Na espera.
O Limo !
O Limo, que me fez cair, permanece
no mesmo lugar.
Te esperando meu amigo, pra também te derrubar.
O mundo dá muitas voltas, nunca parei pra contar, mas você que julga o seu próximo,
e tem prazer em difamar, uma coisa eu tenho certeza, o limo está a ti esperar.
Mesmo que não contemple a tua queda,
os teus ouvintes hão de ver, para bater em
teus ombros para lembrar de mim, pra você.
As vezes pensamentos que um(a) colega de trabalho é um amigo(a). São anos trabalhando juntos, compartilhando momentos de tristeza e alegria . Passando o maior tempo do dia ao lado dessa pessoa, onde se constroi carinho, confiança e respeito para com ele(a). Até chegar o dia de que toda aquela rotina mudará, novos caminhos serão percorridos para com ambos, ou seja , mudança de emprego. E aquele amigo(a) que agora a anos não o(a) via, lhe encontra na rua e infelizmente você é ingnorado, um desconhecido(a), que nunca viu na vida. Aí você se pergunta: - será que realmente fomos amigos (as)?
Como existe pessoas insensíveis e falsas
Não existe ombro amigo disponível sem que antes você tenha de prestar favores.
Não existe um único relacionamento que não te cobre o que você reluta em fazer e considera desagradável.
As pessoas sempre querem ganhar, por mais que ofereçam bem menos do que recebem.
O único amigo que se importará com o seu bem estar, paz de espírito e felicidade é você mesmo.
O resto é ficção. E de péssima qualidade.
Bom dia meu amigo...
Que o seu dia possa ter a perfeição de Deus
E que os teus sonhos se realizem para o sucesso meu e seu
A harmonia do nosso dia, possa ser musicalizada
Ter ideias e sabedoria nós acertos padronizadas
Por fim, desejo que a tua sorte não dependa do tempo seu
Espero que o seu dia tenha a direção de Deus;
Perdido nas drogas
Lhe falei de Jesus,
Você ouviu não deu atenção,
amigo Jesus Cristo, é a solução.
Você vive no mundo,
perdido nas drogas,
pensando em viver,
cuidado amigo você vai morrer.
Jesus Cristo é o caminho,
é a verdade a vida e luz.
Ele a porta, que ao céu nos conduz.
Guerra e paz
Tenho dito bem assim.
Ao amigo e amigo que venho me ouvi.
Buscamos paz.
Queremos paz.
Desejamos paz.
Lembra que falei.
Com um pranto.
Com um olhar no canto.
Portanto eu sei.
É guerra.
Batalha infernal.
Guerra contra o mal.
A minha e tua vida.
Percebo no profundo.
A cada segundo.
A guerra do mundo.
Contra o pecado.
Ao que nos consome.
Ao que nos afligem.
O que mata o homem.
O que remete domínio.
Oh céus.
Que cansaço.
Que embaraço.
Que descompasso.
Volto.
A volúpia da fé.
Isso
Que precisa existir.
Que vai emergir.
Minha vida.
Minha sina.
Não, não, não
Não admito esse processo.
Que vitimiza e condena.
Que profere tirar a vida de cena.
Eu escolhi.
Eu falei com meus lábios.
Eu ditei do meu coração.
Explorei minha mente.
Sei que aquece.
E mesmo quente.
Eu sou do senhor.
Eu creio.
Eu me chamo acreditar.
Eu prefiro perseverar.
Eu posso.
Eu vou conseguir.
Mesmo em guerra.
Vou reagir.
A vida vai ser assim
Vai transformar.
Sim.
Sim.
Sim.
Mesmo que tenha que guerrear.
A paz serena no sentido de lutar.
Se não for com foice e enxada.
No fio da espada.
A palavra que vai edificar.
Giovane Silva Santos
Fica assim não
Meu amigo
Senão vou chorar contigo,
Vamos juntar nossa tristeza,
Sentar perto de uma mesa
Pedir uma boa bebida,
A minha, uma água com limão
E assim a gente refresca
a mente,
E volta a sorrir novamente,
Pra alegrar a galera
Que todo dia fica à espera
Dessa nossa grande missão,
Levar o amor
Levar a alegria
Por meio da poesia...
Um abraço
Beijos de luz no seu coração,
Amigo não fica em silêncio,
com seu abraço diz, estou aqui,
com lagrimas nos olhos demonstra que sente sua dor,
fala pra ter cuidado, cuidando de você.
Amigo sente alegria com sua felicidade,
sabe a hora de ficar perto e a hora de ir.
Amigo é como um anjo que veio pra amparar, ajudar e amar.
Amigo é muito mais que apenas um amigo...
“[...] Meu melhor amigo é Deus e o segundo melhor só eu... Vai, vai lá, não tenha medo do pior...Eu sei que tudo vai mudar.Você vai transformar o mundo ao seu redor.Mas não vacila, moleque de vila, moleque de vila, moleque de vila.Não vacila, moleque de vila, moleque de vila, moleque de vila.Já fui vaiado, já fui humilhado, já fui atacado.Fui xingado, ameaçado, nunca amedrontado.
Aplaudido, reverenciado, homenageado
Premiado pelos homens, por Deus abençoado...”
Um amigo me disse uma vez que o sorriso era a chave para conquistar as pessoas. Passei anos pensando nisso e nunca funcionou comigo. Comecei pensando como era fácil pra alguns. Bem, funcionando ou não, eu tinha um amigo que desejava que funcionasse pra mim.
Um amigo me disse uma vez que a sinceridade poderia doer, mas sempre seria a melhor escolha a se fazer. Eu sou humano, passei anos errando e continuo a errar. Comecei pensando como ele fazia a verdade soar tão leve. Bem, mesmo não sendo mágico, eu tinha um amigo que se preocupava em me ensinar.
Um amigo me disse uma vez, que eu ainda não tinha crescido o suficiente para entender. Mas ele tem a mesma idade que eu. Comecei me olhando no espelho... No começo eu chorei. Mas então eu sorri. E logo eu fui sincero comigo mesmo. Então, eu cresci. Minha "sorte pessoal" é ver que não estou sozinho.
Amizade do século XXI:
jogo de interesse escondidos na palavra "amigo", que por sua vez está cada vez mais líquida, tóxica e solitária. Sentimento de apenas querer e não ceder. De querer ser ajudado mas não ajudar. A onde o "mocinho" da história no final se torna o lobo mal.
Escrevi para um amigo, que saindo do trabalho de uma jornada de 24 horas, de trabalho exaustivo.....e aqui é pra você também, que tem esse trabalho como sustento. Deus abençoa quem trabalha.
‘’Aproveita o lar
Aproveita o carinho da esposa
Aproveita a inocência dos filhos
Aproveita o sono pra descansar
E carrega consigo a gratidão
E novos dias irão brilhar”
Ass. Natalirdes Botelho