Capitalismo
A conclusão mais óbvia sobre o marxismo é que um sistema de crenças fundamentadas em luta jamais será capaz de promover a paz.
Meu ego está em queda livre enquanto meu superego não tem limites, reclamando que minha existência não é suficiente, nunca é suficiente, então me torno compulsiva em meus esforços para fazer melhor, ser melhor, seguindo cegamente o evangelho do interesse próprio deste país, provando meu valor individual ao expandir meu patrimônio, até que eu desapareça.
"Nestes tempos vorazes, torna-se cada vez mais difícil assentir com o sofismo global denominado de desenvolvimento sustentável, uma vez que, a sociedade global está cada vez mais consumista - consumismo irracional, e cada vez mais capitalista – individualismo egoístico, inviabilizando em definitivo o conteúdo falacioso do “desenvolvimento sustentável”, pois, não é possível o pernóstico do desenvolvimento sustentável, quando o modo de produção dominante (o capitalismo) é insustentável, ou seja, a busca apressurada e sem pejo pelo lucro acima de tudo e de todos, sem limites e sem fronteiras, faz do capitalismo um sistema de produção insustentável face a finitude dos recursos ambientais do subsistema terra e sua incapacidade de reconstituição, pelo menos a curto e médio prazo."
“A prova irrefutável da suprema necessidade de se conservar nossa sociedade ocidental é a proliferação, nos últimos tempos, de jovens ativistas e instituições progressistas que podem se ocupar primordialmente dos Direitos Humanos e combate às Injustiças sociais.
Não fossem os valores de Justiça e Caridade da Sociedade Ocidental Judáico-Cristã, capitalista, democrática e livre, a mera existência desses movimentos seria impossível”
Em pouco tempo a terra vai expurgar o seres humanos, ela não aguenta mais tanta exploração e maltrato. Quando tudo acabar o dinheiro será apenas papel, sem nenhum valor comercial, e os que aqui restarem se matarão pelo pedaço de papel.
Forrest Gump é uma pessoa que vê a vida de uma forma diferente do padrão comum imposto pelo amadurecimento e pelas exigências sociais. No filme ele é descrito como “retardado”, adjetivo que é contraposto por uma frase do próprio personagem: “idiota é quem faz idiotice”. A visão do personagem em relação a vida é a verdadeira matrix. Matrix que se trata absolutamente da percepção, a forma de ver o que está para ser visto, ou seja, “olhar para a matrix é olhar para a nossa mente.” A ilusão torna-se a realidade do personagem, ou a ilusão é tudo o que ele não vê?
Levando em conta que tudo o que vivemos, criamos e temos definidos como correto ou incorreto, é uma questão de percepção, pode-se dizer que tudo trata-se de uma ilusão. Tendo em vista a realidade cinematográfica, o personagem é o verdadeiro mundo. No filme tudo se torna mais fácil e decorrente para Forrest Gump, que ao longo de sua vida conquista por mérito, milhares de coisas e inspira muitas outras.
Na faculdade, Gump, acredita que conquistaria o mundo com os pés e é com essa fantasia que se torna um grande jogador de futebol e ao se formar entra para o exército americano, do qual participa da tão famosa Guerra do Vietnã. Em meio a tanta crueldade e discórdia, Gump permanece todo o tempo dentro da sua fantasia, o que desmascara todo o controle social existente na época, pois Gump vivencia toda a guerra, vendo somente de forma clara os objetivos, ou seja, ele nunca teve a necessidade de matar ou entender o motivo de sempre “procurarem por alguém chamado Charlie.” A que se remete o bem e o mal? Qual é a linha de separação dessas duas oposições e qual é a vantagem desse binarismo?
A riqueza tem muita consequência negativa para o ser humano devido a sua mente egoísta e egocêntrica natural, pois nunca nada é suficiente num mundo capitalista. Essa ilusão consumista não diz respeito a identidade ou classe social, diz respeito ao ego e ao superego da sociedade. No filme, quando a riqueza e a fama chegam á vida de Forrest Gump, ele não percebe essa ocorrência, fato que comprova que o intuito do filme é questionar verdadeira ilusão, pois a riqueza não mudou a vida do personagem e é perceptível na narrativa: "O Tenente Dan investiu em um negócio de frutas e disse que eu não precisaria mais me preocupar com dinheiro, e eu pensei: ‘- Ah, um problema a menos. ’”
Com o passar trama, Gump, depois de mais velho e feito, “maduro” no ponto de vista social, num entardecer de outubro, sentado em sua varanda, decide correr sem destino, e faz isso durante 3 anos, 2 meses, 14 dias e 16 horas. Sem nenhum motivo ou causa, Gump, corre por todo os Estados Unidos. A população com o decorrer da noticia, não entendia que o fato não tinha nenhuma causa e sim, ser só uma questão de liberdade. Diante disso, mil falsas causas tornaram-se para os estadunidenses o motivo para a corrida exaustiva e inspiradora de Forrest Gump. O que era real a partir disso? O fato de Gump usar do seu livre arbítrio e correr sem nenhum motivo, ou a ilusão rotineira da sociedade em acreditar que pra tudo existe uma explicação?
Algo sempre perturbou a mente de Forrest Gump, algo maior que tudo que ele havia conquistado e que ele não explicava, justamente por não viver com a ilusão de que pra tudo existe uma explicação. Era o amor, Jenny, que ele levou a vida inteira por onde andou. Algo que sempre buscou internamente mas que não precisava de libertação por não precisar de reciprocidade. Mas o que é a libertação? A morte de Jenny não afeta Forrest negativamente, justamente por acreditar no natural. A libertação é produto da ilusão. O natural não precisa de salvação, é súbito por ser de certa forma inconcebível.
O filme indaga a curiosidade sobre o real e o imaginário. A posição que a sociedade toma no âmbito da comunidade de todas as formas, como o preconceito, o costume, o imoral, a ética e a noção que passam a ser questionados quando o normal, padrão, se contrapõe ao ver do natural e do comum. A desilusão causa o afrontamento da realidade e o fortalecimento do ilusório.
Atualmente, devido ao hábito do século XIX de superestimar o fator econômico, caracterizamos o conflito pelos termos superficiais socialismo e capitalismo. O que realmente está acontecendo por trás dessa fachada verbal é a última grande luta da alma faustiana.
A liberdade de expressão é um dos meios de intensificar e buscar soluções plausíveis contra a desigualdade social em que o mundo vem passando. Esse capitalismo egocêntrico no qual vivemos nunca poderá ser uma porta aberta para aqueles mais vulneráveis.
Se a declaração de imposto de renda fosse em época de eleição, governo nenhum seria eleito, mas por sorte do governo o rebanho tem a memória curta.
Não existe ser de esquerda ou direita!
O que existe pode ser:
O espertalhão – Ser sem escrúpulos que se utiliza da sua astúcia para poder auferir benefícios.
O esperançoso – Ser de bom coração que acredita que tudo será resolvido de forma harmoniosa.
O batalhador – Ser de bom coração, mas que acredita que o “status quo” irá mudar somente se houver uma luta para aniquilar o sistema.
O baderneiro – Ser brutalizado que quer somente ver o “circo pegar fogo”.
O benigno – Ser solidário que apesar das diversidades faz a sua parte sem entrar no mérito da questão.
O preguiçoso – Ser inerte que vive de reclamar e esperar que alguém faça algo por ele.
O ignorante – Ser que vive apertado e não sabe o que está acontecendo, mas que repete o que a “massa” passou a falar depois de ser orquestrada pelo grupo de “espertalhões”.
O alheio – Ser que sabe o que está acontecendo, entende, mas prefere ficar neutro para não dar “murro em ponta de faca”.
O intelectual – Ser que apresenta soluções, mas que os outros costumam chamar de “louco” pois ninguém entende o que ele fala.
O falso salvador da pátria – Ser que geralmente aparece travestido de homem digno, mas é somente um “lobo em pele de cordeiro”.
viver hoje em dia sem necessidade de ter uma casa ,um carro ,um bom emprego
É ser considerado fracassado
Eu quero viver de amor ,de sol ,de chuva ,de tudo que a natureza tem a oferecer
Quero sobre minha cabeça unicamente uma constelação , um céu e seus mistérios
Infelizmente não faz sentido ,temos uma missão enobrecer o capitalismo ,o que seriam da sociedade sem ele .
Somos influenciados a viver sustentando uma cadeia de obrigações sem fim...
Eles te dizem
Estude
Arrume um bom emprego
Você só vai ser alguém se tiver um diploma
E você vai atrás disso cego
Sem pensar em nada
Eles te fazem acreditar que é o seu sonho!
Que sonhos são carreiras
E você perde a vida inteira sendo induzido a buscar isso, uma vida falsa, um final feliz que nunca chega.
E quando conquista tudo isso, chega no momento que era pra ser “a vida perfeita” e cadê ?
É aí que se dá conta, que na real você não tem nada, não tem ninguém. Que tudo que fez, foi acumular apenas bens.
Você passou a vida tentando ser alguém importante, mas importante pra quem ?
Mas você insiste, bate o pé e acredita que é o certo. Vai lá e cobra seus filhos a fazerem o mesmo.
Porque o importante é ser um profissional bem sucedido, não é mesmo ?
E depois quando você chega lá no leito de hospital, com aquela doença que descobriu tarde se questiona, cadê Deus? Pq Deus não te ajudou?
Mas e você ? Você se ajudou ?
Considerado “Normal”, enquanto disparate, nessas sociedades, é todo aquele que, a fim de levar vantagem em tudo, a fim de manter-se no poder, a fim de dominar o outro, a fim de se sair vencedor a qualquer preço, utiliza-se da emoção racionalmente, ou seja, da “hipocrisia e/ou da arte racional da dissimulação” para alcançar seus objetivos, sejam eles quais forem”.
"História, materialismo, monismo, positivismo e todos os 'ismos' desse mundo são ferramentas velhas e enferrujadas que já não preciso ou com as quais eu não me preocupo mais. Meu princípio é a vida, meu fim é a morte. Gostaria de viver minha vida intensamente para poder abraçar minha morte tragicamente."
“Todos sentimos a opressão do tempo sob esse sistema capitalista que nos mata lentamente. Precisamos ser fortes. O sol que a cada dia ilumina a terra nos chama ao desafio de viver. Se não somos tão livres como os pássaros que, alegres, simplesmente vivem e encantam, algo podemos fazer para tornar este mundo mais igualitário e melhor para todos.”
A diferença entre o rico e o pobre é que o rico aprende como o jogo do dinheiro funciona para usá-lo ao seu favor, enquanto o pobre, a ser intelectual na escola para saber justificar os motivos de várias circunstâncias, fazendo parte delas.
A dignidade do homo sapiens é precisamente essa: a percepção da sabedoria, a demanda do conhecimento desinteressado, a criação de beleza. Fazer dinheiro e inundar as nossas vidas de bens materiais cada vez mais trivializados é uma paixão profundamente vulgar e inane.