Busque a Felicidade
Apesar de buscarmos a felicidade, há uma forte atração por momentos trágicos, turbulentos e difíceis. Existe certo tesão pela negatividade e por situações adversas.
A busca incessante por fórmulas mágicas de vida e felicidade transformou-se em um grande negócio.
Os shoppings estão abarrotados de pessoas comprando a ilusão de que nossa identidade se resume ao que vestimos.
A vida almejada é aquela retratada pelos YouTubers, influenciadores digitais e celebridades.
A busca por uma vida significativa nos faz refletir sobre a relação entre trabalho e felicidade. Muitas vezes, encaramos as férias como os únicos momentos verdadeiramente felizes em meio às responsabilidades diárias do trabalho. Essa visão, que considera o trabalho como uma carga pesada que consome nosso tempo e energia, nos leva a questionar como equilibrar as demandas profissionais com os prazeres da vida.
A ideia de que a felicidade está apenas nos momentos de lazer, como a "happy hour" ou as férias, levanta dúvidas sobre a natureza da experiência humana e se é possível encontrar realização no trabalho. O desafio é conciliar a necessidade de sustento e sucesso profissional com a busca por momentos de satisfação pessoal e bem-estar.
A rotina intensa de trabalho, com longas jornadas e pressão constante por produtividade, pode nos fazer sentir que os raros momentos de lazer são os únicos em que realmente encontramos alívio e prazer. Mas isso nos faz questionar se vale a pena o esforço investido no trabalho em relação à felicidade e realização pessoal.
Diante desse cenário, é imprescindível buscar formas de viver uma vida significativa e equilibrada, que não dependa apenas dos momentos de lazer, mas que também nos traga satisfação em cada dia da semana, inclusive nas segundas-feiras, muitas vezes vistas como o início de uma semana de trabalho árduo. Encontrar esse equilíbrio entre trabalho e lazer é essencial para uma existência plena e significativa.
Nos Passos
Nos passos da trilha da felicidade
Buscados pela humanidade
Me vi um peregrino de verdade
“Mochilando” pelos caminhos afora
Me vi sonhador, real e com dor que chora
Nas coincidências desta caminhada
Idealizei muitas, muitas jornadas
Caminhei com muitas lembranças
De atormentadas emoções, e desejada esperança ...
Ah! Incansável busca
Que o tempo não ofusca
Estacionada na maturidade
Na calmaria da experiência
Que chama ao chão a consciência
Com as proezas do prazer
Aconchegadas no viver!
© Luciano Spagnol – poeta do cerrado
11/09/2008 – Rio de Janeiro, RJ
Para ser de fato sempre muito feliz,
Devemos a alegria verdadeira buscar...
A felicidade nunca é somente um triz,
Mas sim, o bem cultivar e o amor praticar...
PERSIGO A FELICIDADE
Em busca da felicidade
Cada momento nos fala
Com gestos e intensidade
Se fragmento, a alma cala
E nesta de inconformidade
O sentimento vira lamento
A felicidade é pela metade
O momento sem sentimento
A afetividade o amor escala
Traz alento e cumplicidade
Ao sentimento embala
Nunca na desigualdade
Pois, a vida não para...
Persigo a felicidade!
Luciano Spagnol
Novembro, 2016
Cerrado goiano
Em busca da felicidade
Cada momento nos fala
Com gestos e intensidade
Se fragmento, a alma cala
Luciano Spagnol
Cerrado goiano
Na busca pela verdadeira felicidade, e o pleno contentamento devemos compreender que para alcança-los nós devemos entender, que eles são frutos das nossas decisões e escolhas diárias baseada na sabedoria e no amor de Deus.
"Nosso objetivo maior na vida, é a gana em busca da FELICIDADE que existe dentro de nós, essa corrida ao nada, em busca de TUDO."
"Aprenda a cultivar e renovar as ilusões em busca de expectativas para a sua felicidade. Cuidando de si mesmo. Valorizando-se, apreciando-se e se aceitando."
Vivemos a contradição de uma busca obstinada no por uma felicidade construída em prol de saciar os desejos que são insaciáveis.
Durante a vida, idealiza-se a busca de coisas para a felicidade. Diante da morte descobre-se que a felicidade era a própria vida.
Muitos buscam o amor por acharem que nele está a felicidade, mas ao descobrirem que sente-se dor na medida em que se ama, a ideia de amar se torna inconveniente.
Se a busca da felicidade se pautar na conquista de coisas para a satisfação própria, certamente que esta busca será uma jornada constante na vida, mas se tornamos a vida de alguém melhor, descobrimos que existe uma maneira de realmente alcança-la.