Brasil África
Viver no Brasil é uma experiência internacional: salários chineses, preços europeus e governo africano.
Frio ou quente, longe ou perto, na América, na Ásia,na África, na Europa ou no Brasil, sempre terá alguém apaixonado . . .
No Brasil muitos se intitulam afrodescendentes e defende a África, " da boca pra fora", pra ter direitos a cotas, eu não vi ainda estudantes universitários fazerem questão de ir estudar, trabalhar e fazer mestrado na Africa.
O oceano que banha o Brasil é o mesmo atlântico que se debruça na áfrica, que corre pelas praias de Portugal, é o mesmo, mas com características totalmente diferentes, mais quente, mais frio, suas ondas são mais agressivas, calmas, escuras ou transparentes...e a população destas costas, encostas, ilhas, penínsulas, continentes, estão acostumadas ao seu - particular - oceano atlântico O amor é assim. Parece ser basicamente o mesmo, faz chorar, faz é mais quente, ou mais frio, agressivo ou calmo, transparente ou não. Mas é diferente em cada corpo, em cada coração em cada cérebro, em cada pensamento e em cada ação. Ele é único para cada um. Pois é o conjunto de encontro e desencontros, sorrisos, olhares e desvios de olhares. Então nunca compare, apenas ame e deixe que este mar de emoções e sentimentos te levem ao doce sabor de suas ondas. Mas também é totalmente diferente do mar salgado porque esta imensa massa de água é incontrolável, é inconstante, o amor não pode, não deve ser assim, pois pode ser controlado (ou domado) pelo próprio amor que o reflete. Uma cara braba se transforma quando refletido em um sorriso, uma lágrima acha conforto em um abraço, um beijo cala um desaforo e sela um entendimento. O amor e o oceano são forças imensas, mas o mesmo poder devastador de ambos pode e deve gerar energia boa, limpa, agradável e sobretudo, comprometida.
ALMA DA ÁFRICA,ALMA DO BRASIL
A narrativa de Antonio Olinto em seus romances africanos começa, em A casa da água, como uma enxurrada. Não há introdução, preparativos, prolegômenos. O leitor literalmente mergulha, já na primeira frase, em uma enchente. É a metáfora que conduz o discurso, uma recuperação moderna da narrativa sinfônica. Olinto escreve como quem conta uma história ao pé da fogueira na noite da África ancestral. Enumera os usos e costumes, o sincretismo religioso, os procedimentos curativos, o folclore, o cotidiano das casas e das ruas, mas principalmente localiza o leitor, pondo e transpondo pessoas, com enorme habilidade, em lugares de aqui e de acolá, do Piau a Juiz de Fora, do Rio à Bahia, do Brasil à África. Mas, se o espaço tem destaque na linguagem, o tempo é etéreo. Tempus fugit. A primeira referência temporal só se dá por volta da página 200, quando se menciona a guerra. "Mariana achava ingleses, franceses e alemães tão parecidos, por que haveriam de brigar, mas deviam ter lá suas razões." Somente ao final do livro uma tabela de datas vai esclarecer de que tempo histórico se está falando. E aí está: o tempo cronológico não tem importância.
Os achados de linguagem são tocantes. Logo à página 20, damos com esta preciosidade: "As mulheres ficaram com receio de olhar para fora e puseram os olhos no chão, Mariana, não, Mariana comeu o prazer de cada imagem." À página 58, outra: "Maria Gorda pegou-a no colo, começou a falar, tinha uma voz boa e gorda também." E à página 64: "A alegria dominou durante outra semana ainda o navio, mas foi-se diluindo em pedaços cada vez maiores de silêncio." É a voz soberana do narrador, simples, despida e precisa, fazendo um registro. Sem avaliações morais ou moralistas. O padre José que bebe cachaça, a matança cerimonial, a fornicação sem vergonhas. O livro é a pauta da vida. Desenvolve-se. Evolui, como um navio que avança pelas ondas franjadas. O livro é a vida, em seu processo, sujeitando as pessoas pela tradição, cultura, pela dinâmica própria. Um relicário da prodigiosa observação desse autor que funde ficção e memória em uma liga só, emocionante
A Casa da água foi lançado em 1969 e serviu de esteio para os outros dois livros da trilogia (O Rei de Keto e o Trono de Vidro). A análise da alma africana, e por extensão da alma humana, é preciosa, no texto de Antonio Olinto. Mas não está em fatos pitorescos ou nas anedotas. Está nos refrões, pregões, imprecações. Vejam esta frase: "Ele tinha boa cara, os lábios, grossos e fortes, formavam um sorriso lento, que demorava a se formar e demorava a se desfazer." Outra: "O pai revelou-se um homem baixo e muito gordo, a boca se esparramava como a de um sapo, ria uma risada enorme e demorada."
A trilogia do acadêmico Antonio Olinto é um compêndio sobre costumes de um povo que passou muitos anos lutando para manter a sua identidade. Assim, a pretexto de falar da alma da África, o autor fala da alma do Brasil. O fio condutor é Mariana, errante e errática, miscigenada e híbrida, suspensa entre dois mundos, como a água do mar, a água da enchente, nessa torrente de vida. Mas uma mulher firme, empreendedora, justa. Uma brasileira. A frase de Mariana, ao batizar a sua loja, comprada com o trabalho de uma vida, de Casa da água, foi esta: "É que eu comecei a ser eu depois que fiz um poço." Anos mais tarde, ela diria (página 59 de O Rei de Keto): "A coisa mais importante que fiz foi abrir um poço em Lagos quando era moça." Quanta densidade em duas frases!
Aqui e ali, a voz do autor se deixa evidenciar, numa cuidada intervenção da primeira pessoa. São apenas dois ou três verbos em cada volume, com desinência voltada para o eu. Artifícios de um habilidoso processo de construção da narrativa.
A um homem que viveu a África, como adido cultural na Nigéria, escolho a boa tradição iorubá, e termino este artigo com um oriki, como faz o autor no seu romance: ó Antonio Olinto, tu que ensinas a ver e a julgar, que estás no teu merecido lugar no cenáculo da Academia Brasileira de Letras, que escrevas muito e que teus escritos sejam recebidos com alegria pelos nossos corações, para sempre. Porque tua obra, nobre escritor, é como tu: tem a energia do trovão, a sabedoria dos nossos ancestrais e a serenidade do mar calmo.
Jornal da Letras, edição de setembro de 2007
Matheus 24:10 está se cumprindo...
A fome e a miséria assolam a África. No Brasil, não é diferente... somos geridos por gananciosos que tiram do povo o sonho de uma vida digna, diante de tantas catástrofes, sociais e naturais. Não adianta falar em tolerância entre religiões e políticas públicas. Enquanto um dos lados comemora o incêndio de Notre Dame, outros matam, muitas vezes de fome ou decapitando milhares de cristãos todo ano em nome da fé e da ganância.
O multiculturalismo é a vaselina para os submissos! Nada mais...
Oremos. Somos um misto de bem e mal na Terra.
ETNIA BRASILEIRA
Moramos no Brasil (continente sul americano) e não na Africa.
Somos um país com grande diversidade étnica.
É necessário ter culturas variadas para atender os anseios da população em geral.
Somos um país de imigrantes onde a presença europeia é significativa.
Os valores culturais são diferentes quando olhamos pelo prisma dos costumes, gostos e tradições. Os costumes do Sul são diferentes dos do norte e nordeste.
Não podemos estigmatizar o modelo social brasileiro baseando-se em uma única cultura.
Os artistas de origem africana na sua maioria não agradam os imigrantes europeus e vice-versa.
A mídia brasileira tem que entender que não tem o direito de forçar a aceitação de determinada cultura como padrão nacional.
Não devemos discriminar culturas étnicas, e sim, oferecer oportunidades para todos os valores culturais respeitando os costumes e tradições.
"Mama África, Mãe solteira, berço da humanidade,
rica diversidade, já sofreu tanta atrocidade,
colonialistas muito à vontade,
saquearam, que barbaridade,
escravidão e genocídios, insanidade,
Povos do africano Continente,
com a América do Sul tem afinidade
geograficamente,
já foram terras contínuas, antes do acidente,
do sismo que as separou, da mesma vertente,
ninguém pode negar, é a mesma semente
a ciência comprova, certamente
o mapa garante, é evidente."
(© J. M. Jardim - Direitos reservados - Lei Federal 9610/98)
Dizer que cristãos são perseguidos em países do Oriente Médio, na China e na África é um fato, mas dizer que existe uma cristofobia no Brasil não passa de um engodo.
VIGÉSIMO NONO HEXÁSTICO
filho da grande mamãe Gaia
d’África de Nana Buluka
n’América índio fui criado
pela Deusa Saia de Serpente
do ventre de todas gerado
tod’essa é minha teogonia
África, onde estão os seus filhos?
Arrancados foram de Ti
E com lágrimas em teus olhos
Teve de vê-los partir.
Forçados a sair de sua terra natal,
Não puderam nada escolher.
Trouxeram pessoas, como animal,
Quantos no caminho vieram a falecer.
Colocaram amontoado em barcos,
Trancafiaram a todos no convés.
Acorrentaram pelos os braços
Os que eram livres foram presos até os pés.
Trazidos para o sofrimento,
Trabalhavam com zero de compensação.
Não podiam descansar em nenhum momento,
Os feitores golpeava sem compaixão.
Possuíam os corpos marcados,
Eram acometidos de várias torturas.
Só eram deixados de lado,
Quando baixavam à sepultura.
Para os rebeldes,a opção era fugir.
Nisso nasceram os quilombos,
Funcionavam como um oásis,
Até o “capitão do mato” descobrir.
O grito de liberdade esteve preso.
Tentaram apagar a nossa cultura,
Mas as raízes vem de nosso berço,
E isso nem a escravidão muda.
No Brasil foram quase 400 anos,
Em outras nações um pouco menos.
Mesmo estando libertos,
Os colonos nos viam como pequenos.
A sociedade não nos abraçou,
Pois não houve nenhuma inclusão.
Tudo que o negro conquistou,
Foi pela força de suas mãos.
A história foi manchada ,
Quantas vidas foram perdidas.
Surpreende nos dias de hoje,
As desigualdades ainda estarem vivas.
Até quando o bandido vai ter cor?
Até quando o tiro vai matar mais nosso povo?
Quantas vezes teremos que escutar,
Que mais um garoto preto foi morto.
Até quando veremos diferenças de oportunidade?
Até quando haverá distinções salariais?
Está mais do que na hora,
De sermos maioria em multinacionais.
Não aceitaremos mais migalhas!
Queremos igualdade agora!
Cansamos de sermos diminuidos,
Não estaremos mais como chacota.
Em busca de maior representatividade,
Não ficaremos totalmente satisfeitos.
Queremos o alto cargo no governo!
Por que não ter o próximo presidente negro?
Curau divino Curau
a tua origem é
da África Celestial,
Agradeço e louvo
por engrandecer
a mesa brasileira,
O teu sabor é um
genuíno poema.
Rosa Egípciaca
Rosa Egípciaca, minha rosa
do jardim de Nossa Senhora,
Uma Santa da África no Brasil,
Mãe da Sagrada Teologia do Amor Divino das Almas Peregrinas,
Peço a sua iluminação para que
não faltem inspirações e poesias
para guiarem os nossos dias.
A África tem influência
na Cultura Brasileira,
Não quero que entenda
somente o quê quer,
Muito além de qualquer lenda...
Digo com certeza:
- Queira ou não queira,
todo o Folclore é fé
com o misto de tudo
aquilo que vem do povo!
Para quem sabe ler
e entender toda a poesia
é como o Abebé de Oxum
trazendo também Mitologia.
Queira ou não queira
não estou aqui para agradar,
e sim para versejar
para que nenhum legado
desta Pátria venha se apagar.
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