Boi
Nós somos um cemitério ambulante. Dentro de nós, sepultamos diariamente porcos, galinha, boi, peixe, lembranças, "pessoas" e sentimentos; todos os dias e durante toda a nossa existência.
Claro que também geramos vidas. Mas, predomina o consumo e destruição em cada um de nós. Um ciclo constante de mortes gerando vidas e vidas gerando mortes.
O que é a vida ? A vida é um amontoado de sentimentos , derivados da aglomeração de problemas , boiando em um mar de incertezas !
Cansei d escutar que o boi não berra pelo bezerro, e sim pela vaca .nao entendia muito o ditado ate passar por ele em gênero e grau.o pai as vezes pode ser o mais presente agradavel,carinhoso,dar d tudo ao filho. Experimenta largar dele...
Aquele próprio que vivia criticando os outros pais inadimplentes se torna o próprio pai relapso .quem vivia criticando que uma criança não vivia com uma pensão de 500 reais .hoje da 300 e acha que faz muito.ai eu me pergunto pai. Porque sua opinião mudou tão rápido ? Seus conceitos sobre a qualidade de vida do seu filho diminuíram-se. filho parou de precisar de roupas novas, brinquedos novos ? Ou ate um telefone novo ? Parou de comer do bom e do melhor ??? No caso dos meus filhos não.eles continuam a ter coisas novas ,continuam a se alimentar como se fossem ricos,a se vestir bem de roupas novinhas.pelo simples fato de que eles continuam a ter mãe.
By:Ariana barbosa
Conversa de comadres: Palma
Terra seca: Palma
Fome aperta: Palma
Mãos furadas: Palma
Boi babão: Palma
_Sabe, comadre: Não é todo mundo que sabe preparar a palma!
_Deus nos livre de engolir um espinho!
_Perde a voz! Perde a vida!
_Oxente, comadre!
Barriguda sabe preparar palma como ninguém!
_Como o boi nunca se engasga, comadre?
_ Sei lá! Vai ver a gente precisa aprender a ruminar!
_Ruminar a vida!...
Lá detrás daquela serra
passa boi, passa boiada
Voam pássaros cantando
E brinca a molecada
Era muita criançada
Tinha muita confusão
Mas com abraço se resolvia
O fraterno laço de irmão
O tempo foi passando
E o destino foi selado
Seguimos nossos caminhos
Juntos de cada lado
Há coisas que acontecem
E não sabemos o porquê
Alguns partiram cedo
E não soubemos o que fazer
A tristeza tomou conta
Partiu nossos corações
Deus, Ser Onipotente
nos fortaleceu em orações
No peito ficaram guardadas
As alegrias e as lembranças
Que estão vivas na memória
Sem perder a esperança.
O silêncio ancoradouro de mais amar
(SANA, Daia. Irmandade. In: GONDIM, Kélisson (Org.). Vozes Perdidas no tempo. Brodowski: Palavra é Arte, 2020. p. 114).
TEMPOS DIFÍCEIS - Cresci assistindo terríveis brigas entre o Cravo e a Rosa, vivia fugindo do Boi da Cara Preta, dormia com o medo da Cuca e acordava com o berro do gato.
Andei, andei, tocando boiada, lacei boi brabo e lacei vaca danada, e fui laçado por uma mulher apaixonada.
O peão pode ser famoso campeão, dominar o boi como quiser, mas o peão mais vitorioso é aquele que domina o coração de uma mulher.
Xenófanes (570 - 475 a.C.)
Xenófanes escreveu em versos sua oposição às ideias de Tales, Anaximandro e Anaxímenes. Chegaram até nós diversos de seus versos e de suas idéias filosóficas. Delas podemos destacar seu combate ao antropomorfismo (atribuir aos deuses formas e sentimentos humanos) que ele expressa especialmente contra os poemas de Homero e Hesíodo. Ele dizia que se os animais tivessem o dom da pintura eles iriam pintar seus deuses com formas animais. "Homero e Hesíodo atribuíram aos deuses tudo aquilo que para os homens é objeto de vergonha e baixeza: roubar, praticar adultério e enganar-se... os mortais consideram que os deuses nasceram, e que possuem roupas, vozes e corpos como os seus... os Etíopes acreditam que seus deuses possuem narizes achatados e que são negros; e os Trácios que os seus deuses possuem olhos azuis e cabelo vermelho... mas se os bois, cavalos e leões tivessem mãos e soubessem desenhar... os cavalos desenhariam figuras de deuses semelhantes a cavalos, os bois semelhantes a bois." Ele queria com isso mostrar que o verdadeiro deus é único, absoluto e tem pouca semelhança com os homens, com seus pensamentos ou com as diversas representações feitas dele. Esse deus único é diretamente ligado ao cosmos, ele tudo vê, pensa e ouve e com a força do seu pensamento faz tudo vibrar, ele está sempre no mesmo lugar e não se move pois não é próprio de um deus estar hora em um lugar e depois noutro.
Xenófanes era de Colofão mas viajou por diversos lugares das colônias gregas itálicas. Ele recitava seus poemas como um filósofo andarilho, além de criticar o antropomorfismo ele defendia a sabedoria e os prazeres vividos socialmente mas sem excessos. Ele era um pensador independente e acreditava que da terra é que surgiam as coisas. A terra é o princípio das coisas que são feitas de terra e água, inclusive o homem.
Moralmente o filósofo destaca como superiores os valores da inteligência e da sabedoria sobre os valores da força física, que era muito valorizada pelos gregos da época e tinha no atleta o seu representante. Para Xenófanes o que torna melhor os homens e as cidades (polis) em que eles vivem é a força da inteligência e da sabedoria. Tudo vem da terra e para ela volta.
(A filosofia de Xenófanes)
Quem mata e come animais não ama, porque quem ama não mata nem compartilha da morte forçada e anormal. A natureza muito produz para o sustento dos animais e dos homens, a matança de animais é uma carnificina normalizada no mundo sombrio que há muito está atolado em trevas.
Se um ladrão for surpreendido arrombando uma casa e sendo ferido morrer, não será caso de homicídio culposo. / Contudo, se o ferir à luz do dia, será caso de homicídio. O ladrão restituirá, e quando não tiver com que pagar, será vendido para compensar o que roubou. / Se o boi, jumento ou ovelha roubados forem encontrados vivos na mão do ladrão, ele deverá restituir o dobro.
Ex 22,1
É o cheiro de folhas molhadas na mata depois da chuva, a simplicidade da conversa de um homem caipira na roda de Tereré, uma estrada de chão batido, a lida atrás de um boi perdido, um campo florido, um fogão à lenha com um cuzido, é o doce de leite com queijo e da morena, quem sabe um beijo?
É a simples vida no campo, é isso que gosto é isso que amo.
A vida possui uma metade de couro para dar àqueles que desprezam os pais,
eles que deram a saúde ou a própria vida para criar seus filhos.
Começou a batucada
da Marujada de Guerra,
o Levantador de Toadas
cantou para a galera:
- O Brasil está vivo
dentro de mim!
O Boi Caprichoso chegou
para trazer paz e amor
para a nossa terra,
mal sabem eles que
o Boi também é poeta.
O Amo do Boi vestido
com as cores das Naiás,
não sabia quem escolher,
entre a Sinhazinha
ou a Cunhaporanga,
ele estava cheio de manha.
O Boi Caprichoso não
estava se importando
com o contrário,
estava é se exibindo
galante no arraial,
porque ser gentil é
sempre fundamental.
E o Boi Caprichoso
esperando a tribo
para a festejar
a Estrela Azul nova
na testa que acabou
de ganhar e com fé
que a vitória irá reinar!
Não tem Boi mais lindo
que o meu Boi Caprichoso
neste curral amoroso,
Viver para cuidar deste Boi
é sempre maravilhoso.
A tribo acabou de chegar,
o Pajé se pôs a abençoar,
a festa agora é que vai começar,
e ninguém mais daqui
para frente vai nos segurar.
O meu Boi Caprichoso
e galante, feito diamante
negro e todo enfeitado
branquinho como o manto
lindo da Nossa Senhora,
está escrita para ti
a vitória e nada esta
noite irá atrapalhar.
A tribo começou a dançar,
o Pajé se pôs a acompanhar,
a festa no Bumbódromo
pôs todo mundo para requebrar
sem parar até o dia raiar.