Avaliar
Quanto educador,
quando digo que vou avaliar um aluno,
tenho que ter em mente,
que o resultado obtido
não será o retrato da capacidade ou incapacidade do aluno,
mas da eficiência ou não eficiência
da minha práxis aplicada.
O avaliar no contexto de uma educação que se norteia por resultados de avaliações externas, se reduz a mera quantifição que ignora o que os avaliados, com baixo desempenho, possam ter de qualidades.
Ao olhar um semáforo de trânsito, as três cores, poderão ser indicativo para avaliar como anda sua vida amorosa, simples assim: verde – sonhando juntos, com projetos e muito carinho; amarelo – o primeiro e o último pensamento do seu dia, não são mais para aquela pessoa; vermelho – não sente falta, sua presença tanto faz. Pare, acabou!
É tão fácil para quem está em outra caixinha avaliar e propor soluções para a caixinha do outro, enquanto a sua própria caixinha não tem portas nem janelas.
Quando você é tratada como uma coisa qualquer, precisa avaliar onde foi que deu tanta bobeira para alguém achar que pode te tratar de qualquer jeito.
Torme tão conhecedor (a) de si mesmo (a) que seja competente para avaliar quando o que te recomendam, serve ou não para você!
Antes de criticar uma pessoa tire um tempo para avaliar as qualidades que ela têm, pois no mundo onde ninguém é perfeito você poderá mudar sua opinião.
Cada ser humano tem sua independência imaginária de ver algo e avaliar de acordo com a sua forma de pensar...
Porém, o melhor de tudo é que esses olhares refletem apenas a sentimentos, e estes não podem mudar atitudes ou reações alheias.
O ser humano as vezes se torna tão incompreensível, ao ponto de avaliar o outro negativamente pela simples razão de não aceitar suas ideias ou situações que pretende desenvolver para favorecimento próprio.
Precisamos de critérios bem definidos ao avaliar desavenças, visando garantir decisões o mais justas possíveis.
Para avaliar o mérito de forma justa, é fundamental nivelar o campo de jogo desde o início.
Como podemos equiparar alunos provenientes de escolas públicas, com seus desafios educacionais conhecidos, aos alunos de escolas particulares e afirmar que estão em pé de igualdade?
Os estudantes oriundos de instituições públicas enfrentam obstáculos distintos quando ingressam nas universidades, mas podemos atenuar essa disparidade por meio de uma formação complementar. Embora a mudança seja factível, é necessário um compromisso político firme para concretizar essa transformação.
Devemos avaliar uma pessoa pelo seu caráter, práticas de boas ações, ética e comportamento, e não pelo seu discurso de bonzinho.
A derrota para o perseverante é uma forma de avaliar suas fraquezas e uma oportunidade para alcançar mais rápido a sua vitória.
Aceite alguns mentores para avaliar e apoiar os seus projetos, ouvindo as suas decisões, para que tenha sucesso, antes de colher resultados errados e tempo perdidos.