Zeu Silva

76 - 100 do total de 133 pensamentos de Zeu Silva

⁠"Não importa quão elementar seja a experiência vivida: ela está sempre carregada de significado."

Inserida por ElizeuSilva

⁠"Tudo o que se vê não é igual o que a gente viu há um segundo."

Esse trecho da canção de Lulu Santos dialoga com a citação de Gibson, quando este contrapõe o conceito de ambiente tradicional, herdado da física clássica, com o ambiente sob a perspectiva das relações ecológicas. A citação a seguir está mais especificamente centrada no ponto de observação:

"....Em vez de pontos e linhas geométricos, temos pontos de observação e linhas de locomoção. Na medida em que o observador se move de um ponto a outro, as informações ópticas, acústicas e químicas modificam-se correspondentemente. Cada ponto de observação no meio é único sob esse aspecto." (Gibson, 1986, p. 17)

Um estudo baseado no livro 'Percepção: fenomenologia, ecologia, semiótica' de Lucia Santaella

⁠O desengano é sempre a corte de apelo último a que todo homem pelo menos uma vez na vida já recorreu. É a pedra que recebeu a visada de Adélia Prado quando diz que às vezes Deus lhe tira a poesia e, ao olhar para a pedra, vê pedra mesmo.

Inserida por ElizeuSilva

Quanto ao sujeito, que ele encontre em suas próprias falas mais do que pensava nelas colocar.

Merleau Ponty

Inserida por ElizeuSilva

Facebook 2018

⁠Você pode nem saber onde fica Itamaracá, mas conheceLia, a garota mais famosa da Ilha. Tão antiga quanto a cultura da ciranda. Quando menino, pensava eu que ela nem fosse de verdade. Para mim era um ser mitológico. Uma lenda pernambucana.

Inserida por ElizeuSilva

⁠Se há um elemento comum que perpassa as dimensões espaciais, agora denominadas de Multiverso, é a busca de explicação para o enredo da vida. Na ficção ou nas hipóteses científicas, é isso que a humanidade procura.

Inserida por ElizeuSilva

⁠Algo que nos adoeça não pode estar certo.

Inserida por ElizeuSilva

A "PSICOPATIA ACEITÁVEL "

Pra mim, uma pessoa que mente, com a mesma naturalidade de quem dá um bom-dia, e sem motivo razoável para mentir, é capaz de qualquer coisa.

Inserida por ElizeuSilva

⁠A ideia maniqueísta, que algumas pessoas têm, de dividir o mundo em duas categorias, faz os divisores se considerarem em que lado do muro?

Inserida por ElizeuSilva

⁠Foi por causa do 'Caxambu', de Almir Guineto, que eu senti que o Samba era um estilo diferente.

Inserida por ElizeuSilva

⁠O WhatsApp é um mal necessário.

Inserida por ElizeuSilva

⁠Para além de instituições que dividem crianças e adolescentes em "cidadãos e bandidos", "santos e pecadores"; e que , por isso, devem ser condenados à morte ou ao inferno, a escola precisa enxergá-los como eles são: seres humanos em formação. Às vezes, é o mínimo e, em último recurso, o máximo, que a educação pode fazer

Inserida por ElizeuSilva

RASCUNHO PUBLICÁVEL

Uma análise linguística, de cunho gramatical, não pode prescindir da leitura do texto e da sua interpretação. Sem, primeiramente, estudar o texto, sua composição de gênero, seu formato, o tema, o discurso que se organiza, de modo ideológico e filosófico, é quase impossível compreender a análise dos conceitos gramaticais aplicados no texto em estudo.

Todo texto é uma melodia que deve ser acompanhada por quem o lê. E isso está relacionado à força do hábito da leitura. Não "à força do ódio", expressão crescente daqueles que pulam a leitura do texto para a leitura dos exercícios.

É quase impossível, sim, entender a funcionalidade das classes gramaticais por si mesmas, uma vez que o seu efeito de sentido só acontece nos textos e que estes foram concebidos não pelo leitor, mas pelo autor, cabendo ao primeiro, encontrar esses sentidos, ainda que espontaneamente, dentro da leitura.

Um substantivo é nome que carrega consigo a natureza, a essência do ser. Sua escolha é, portanto, o núcleo do sujeito, o tema, o referente em análise. A escolha de um advérbio modifica a dimensão de algo; e o adjetivo atribui valores positivos ou negativos aos seres. Não é por acaso que quase sempre os adjetivos estão presentes nas opiniões. Desnecessário é provar a força do verbo, a classe desencadeadora das ideias.

Mais que um pensar linguístico, o estudo da gramática, aplicada ao texto, é um pensar filosófico. Porque a neutralidade da linguagem é um mito, segundo Ingedore.

Inserida por ElizeuSilva

⁠A menos que forças externas pressionem a vontade dos indivíduos livres, a maioria sempre escolhe o governo mais adequado a determinado contexto. Povo livre é povo sábio. Viva o povo brasileiro!

Inserida por ElizeuSilva

"RODEADA DE CANAVIAIS"

A pátria é o lugar ⁠onde a cultura cresce e floresce, independentemente de sua extensão territorial. Desde um vilarejo no sopé da serra mais longínqua a 'Nova Iorque' de qualquer país, a pátria é onde os sentimentos mais intensos são compartilhados pela comunidade. Que importa se nos tornamos estrangeiros ou nômades em outros lugares, se a alma pertence àquilo que nos formou?

Inserida por ElizeuSilva

⁠Por mais que o ego ache estranha a escolha política do outro é preciso respeitá-lo. É marca de um sistema democrático a coexistência de ideias e vontades contrárias. Debates, campanhas, comícios, alternância de poder, tudo isso faz parte da política. O que não deveria existir na democracia é o desrespeito e as brigas. Porque esses ingredientes não são de quem admira a política, mas sim a políticos.

Inserida por ElizeuSilva

⁠Dai-me um pouco de sabedoria sem dolo!

Inserida por ElizeuSilva

Quem faz da filosofia ou da verdadeira ciência ⁠um "modus vivendi" não tem muito tempo para premeditar maldades. É preciso crer em alguma coisa que, de algum modo, nos purifique.

Inserida por ElizeuSilva

⁠Acho que as pessoas deveriam tirar um tempinho para a leitura. Não para serem coisa alguma nesta vida. Outro dia, uma antiga conhecida minha falou, com razão, que as pessoas têm habilidades mil e podem tomar o rumo que suas inclinações lhes permitirem tomar. Longe das profissões intelectuais. Nem todos querem e nem serão escritores. Mas seguirão e farão coisas grandiosas. Eu concordei com ela de pronto, mesmo calado. Porque é isso mesmo.

Mas voltando ao pensamento inicial, acho que as pessoas deveriam tirar um tempinho para a leitura. Não para serem p. alguma. Mas para experimentarem um pouco do alento que só a literatura oferece. A leitura é a invenção mais humana que a humanidade criou. Existe uma fome e uma sede que precisa ser saciada depois das necessidades primárias da vida biológica.

Inserida por ElizeuSilva

⁠COISAS QUE O CORPO ENSINA

Contra o desânimo da manhã, é preciso levantar cedo.

Inserida por ElizeuSilva

⁠O exercício é necessário, mas oprime. A leitura, por outro lado, liberta. Exercite, pois, a leitura!

Inserida por ElizeuSilva

⁠No futuro, não muito distante, votaremos a partir do próprio smartphone ou outro meio mais sofisticado.

Inserida por ElizeuSilva

⁠Não podemos subestimar a capacidade perceptiva das crianças de hoje. Elas estão a anos-luz do que era a percepção dos pequenos das décadas de 80 para lá. Faltavam informação e tecnologia. E "sobravam pressões culturais".

Inserida por ElizeuSilva

⁠Não há pressão multideterminando o voto do eleitorado da esquerda brasileira, principalmente, o feminino. Penso que a liberdade reside nisso.

Inserida por ElizeuSilva

⁠DESENHANDO AS PALAVRAS

Se você diz que o conhecimento da verdade é o que liberta, então, não seja um propagador de "fake news". Não coloque suas preferências pessoais a serviço da desinformação.

Inserida por ElizeuSilva