Zeu Silva
Não eram as borboletas multicoloridas do Vinícius de Morais que me impressionavam o sentido da visão. Eram as luzes azuis das árvores de Natal, que brilhavam em um espetáculo indescritível, e as fascinantes bolas de gude, azuladas como o anil e em meia lua branca, que rolavam na terra das ruas sem asfalto no Recife dos anos 70.
A inveja não se contenta com as honras que recebe. Quer para si, às vezes, aquilo de que na verdade nem necessita.
SABADEAR
Dia originalmente do descanso do mundo.
Dia de tirar o ser dos seus mil invólucros.
Dia dos eternos amores de cada um.
Dia de amanhecer em outro lugar.
Dia feriado que antecede o domingo.
Dia da música aleatória ou selecionada.
Dia das crianças sempre saírem de férias.
Dia da vida escorrendo por todos os poros.
Dia oficial das feiras livres pelo Brasil.
Dia do celular ser um objeto pessoal.
Dia de expressar genuinamente a celebração da vida.
OUTUBRO 2018
Música tocada ao longe tem um efeito de sentido maior do que 'aprisionada' numa mídia ao nosso alcance.
OUTUBRO 2017
Deus primeiramente criou as grandes verdades matemáticas; o homem, na sua obsessão por provas, inventou as aplicações.
"A Descoberta da Escrita"
Em Ignácio de Loyola Brandão, o leitor-autor vai se deparar com um conto de suspense que não é do outro mundo. É deste mesmo. Por isso continua vivo.
Solavancos
Primeiro, te convidam;
depois, te vigiam;
por último, te afugentam.
Como se fosses gente.
Como se fosses cão.
Como se fosses bicho.
É preciso entender que algumas vezes sentimos saudades, não de ninguém especial, mas de lugares especiais. Eu já vi pessoas humildes, na luta diária pela sobrevivência, alegres quando dava ter alegrias, tristes nas horas de tristeza. Mas de uma felicidade diária tão permanente que só de me lembrar me emociono. Não eram santos nem sofisticados. Eram pessoas acostumadas a ralar na dureza da vida e na moleza se achassem brechas. Mas eram felizes. Deve ser o ambiente que fez crescer esse povo. Uma terra que ainda possui muita água e verdes vegetações.
Simpatia é a senha do mundo
Diplomata é aquela pessoa que manda a gente 'se lascar' com tanta elegância que ainda temos vontade de apertar-lhe a mão e agradecer."
A febre é o melhor exemplo existencial que podemos ter da definição de paradoxo: calor e frio ao mesmo tempo.
A lógica do futebol
No milionário campeonato europeu, acontecem as ocorrências daquilo que no resto do mundo gostaríamos de ver: o futebol desenhado no plano. Talvez a Copa do Mundo consiga apresentar um pouco desse diagrama invisível, porque adicionamos à nacionalidade o ingrediente colorido da emoção. Mas é na Europa, ano após ano, campeonato a campeonato, alguns simultâneos, onde se pratica o melhor futebol do mundo.
O significado de algo se dá, muitas vezes, no momento mesmo da fala e da escuta. Podendo ocorrer, a partir desse conhecimento interativo, uma transformação da realidade.
O mundo fora de mim, de algum modo, também está presente em mim, percebido a partir de um certo ponto de vista no tempo. Caso contrário, seria uma visão puramente objetivista, como se tudo estivesse pronto e acabado, ou uma ideia, fechada num sujeito, desligada da realidade.
É TIRO, PORRADA E BOMBA!
Nas grandes cidades brasileiras, pela força do hábito de quatro séculos, é comum confundir uma pessoa negra como uma ameaça em movimento.
" O mundo não foi feito em alfabeto
O mundo não foi feito em alfabeto. Senão que primeiro em água e luz. Depois árvore. Depois lagartixas. Apareceu um homem na beira do rio. [...] "
Manoel de Barros
O mundo pode até acabar em guerra, mas um país atacar o outro, em pleno século XXI, parece ser um ato imbecil e primitivo. As imagens falam por si mesmas.
Licenças poéticas (e filosóficas)
Escrevo porque o instante existe
E o escrever insiste.
Não há nisso vaidade consciente
Apenas o descanso reclamado
pela sensorialidade
de um corpo-mente.
Nessa subjetividade encarnada,
Escrevo para os que escrevem
E mais ainda para os que sentem.
Existe uma loucura desatada
Nos fios das relações
Não a loucura dos que perderam a razão
Mas a dos que a procuram.
Não há super heróis fora do cinema
Porque todos somos humanos
de pele, nervos e sangue.
Nossa força vem dos acordos
E não das palavras.
Quebrou-se o pacto,
Ninguém diz mais nada
Embora se usem as mesmas palavras.
GERMINAL
A consciência escraviza o corpo, mas é ele quem dá a cartada final. Com a natureza o processo é semelhante: o homem a explora, porém é dela que vem o veredicto. As leis da natureza, que são as mesmas do corpo e que, muitas vezes são ignoradas pelo bicho homem, seguem ciclos mutáveis de destruição e de renovação. Um organismo morre, um nicho se altera ou some para dar lugar a outros organismos ou modos de vida. Tudo está interligado. Cabe ao homem, bicho da terra, escutar a voz que vem do coração. Cabe a cada um de nós conhecer os sistemas perceptivos do nosso corpo, que do individual se comunica com o coletivo e partilha dos mesmos medos, visões e percepções identitárias. Daí que explode a violência ou se desenvolve a empatia. Só o amor preserva a espécie humana de desaparecer.