YARA ALVES

226 - 250 do total de 252 pensamentos de YARA ALVES

Diante de tudo que me rodeia, observo o quanto perdemos ao deixar de lançar um olhar afetuoso sobre as relações que estabelecemos. Nos apegamos a rótulos, querendo que o outro haja e faça conforme os padrões que julgamos conveniente, desprezando tudo de sagrado que uma conexão mais profunda pode nos proporcionar. É urgente que criemos laços de troca, de cumplicidade, de aprendizagem, visitando lugares que só o coração é capaz de acessar. A vida é muito mais que uma eterna contemplação narcísica. Permanecemos em um mundo reduzido, quando podemos ir além. É tão lindo abrir os olhos para a contemplação que a alma do outro nos apresenta. Enxergar tudo que o faz inteiro, que existe a dualidade, que existe a sombra, mas sua luz transcende qualquer limite que o tentamos enquadrar.

Yara Alves

Inserida por YaraAlves

Muitas vezes precisamos encarar o nosso lado mais sombrio. Aquele envolvido em medo, raiva, desânimo, inveja. Toda pessoa possui essa dualidade: luz - sombra. O natural é que nesses momentos essas sensações sejam rejeitadas e reprimidas. No decorrer da minha vida pude perceber a importância de acolher esses sentimentos. Cada vez que surgiu, dei espaço para eles e, com olhar afetuoso, desejei compreender o que cada um quis me ensinar. Olhei para meu medo. Olhei para minha raiva. Olhei para o nó na minha garganta e para aquela angustia tão dilacerante em meu peito. E depois, silenciei. De repente lembrei da flor de lótus. Uma flor tão linda! Impossível não admirá-la. A flor de lótus é símbolo da pureza espiritual, mas ela nasce em águas sujas, no meio do lodo, lugares totalmente inóspitos. Nada limita seu crescimento, nada ofusca sua beleza. E naquele momento em que acolhia minha sombra, em um estado de profundo descontentamento com meu ser, pude notar os inúmeros aprendizados em meio ao caos que se instalava. Sei que tudo tem seu tempo, e este é mais um momento de renascimento. As águas turvas podem sim existir, mas quando nos conectamos com a leveza do nosso ser, o mais belo que há em nosso interior começa ressurgir. A sombra pode ser um combustível para a mudança, pode nos ajudar a florescer. É quando nos confrontamos em busca da transformação, deixando brotar o que há de mais precioso em nosso interior.

Yara Alves

Inserida por YaraAlves

Acredite: o Universo está trazendo tudo que é seu. Deixe ir todos os pensamentos que dizem o contrário e seja grato no aqui e agora.

Yara Alves

Inserida por YaraAlves

Muitas vezes para nos conectarmos com nossa essência necessitamos de um tempo de recolhimento optando por uma vida mais silenciosa e meditativa. Isso não significa que estamos em fuga ou com medo. Manter uma distância saudável das relações também amplia nossa capacidade amorosa. Ao nos conectarmos profundamente com nosso interior, acessamos a plenitude do nosso ser: o amor. E é a partir desse encontro que podemos cultivar sentimentos saudáveis, que se inicia em nós e alcança tudo e todos ao nosso redor.

Yara Alves

Inserida por YaraAlves

Certa vez, lendo Manoel de Barros, me deparei com o trecho:

“A mãe reparou que o menino gostava mais do vazio do que do cheio. Falava que os vazios são maiores, até infinitos”.

Aquilo que havia lido ficou por dias na minha cabeça. E no meio de um turbilhão de emoções que me desconcertava, continuava a ecoar como uma mantra. Foi quando compreendi aquela mensagem do Universo. Ele só queria dizer para eu soltar, para eu me esvaziar de mim mesma, dizia que nem tudo precisa ser controlado, nem tudo precisa ser tão pesado. Que preciso desapegar de certas emoções, da auto cobrança. Silenciosamente fui percebendo o quanto eu mesma me boicotava. Repetindo padrões que estavam enraizados e mesmo depois de anos e tantos aprendizados, lá estava eu novamente lingando o “repeat” da sobrecarga emocional. Me julgando, me culpando, me cobrando. Sem perceber que enquanto não me esvaziasse daqueles milhões de pensamentos punitivos, não tomaria conta de quem realmente sou. Do que realmente sou capaz.
Respirando aliviada, fui largando muitas amarras, olhando para o meu interior que pode ser envolvido em coisas leves e harmoniosas. E, totalmente despida, enxerguei minha essência mais pura. E me dei conta... Eu tenho o infinito diante de mim! Agora posso ir além.

Certa vez uma alma se encantou por um passarinho
E amava vê-lo
Entre folhas e flores
Lindo pelos ares
Com a altivez e beleza de um ser livre
Mas a alma queria mais
Almejava aquela presença permanentemente
Pensava que só assim seria feliz
Pobre alma
Esqueceu que a beleza que a nutria
Era a liberdade que ele demonstrava
O trancafiou entre seus dedos
O impediu de voar
Triste passarinho
Ali não quis mais ficar
Disse adeus a egoísta alma
Que de coração partido
O deixou voar
Alma triste vivia a acreditar
Quem sabe um dia
Meu passarinho sente saudades
E feliz venha me visitar

Yara Alves

Inserida por YaraAlves

Nem sempre é fácil aceitar que um ciclo precisa se findar. Abrir mão de nossos apegos é um processo doloroso que fere nossas emoções. Por muito tempo permanecemos em um profundo estado contemplativo alimentando esperanças enganosas.
O outro se torna um objeto para suprir nossas carências afetivas e tranquilizar nosso ego.
Sem nos darmos conta vamos dificultando que a vida continue fluindo de forma natural e ficamos perdidos em um emaranhado de conflitos existenciais.
Neste momento é essencial que se desperte o amor próprio, aquele repleto de autocuidado, no qual nos colamos no colo e nos convidamos para trilhar o caminho do recomeço. Nem sempre é fácil, eu sei. Mas já sabemos que nada é permanente. E que a vida, sempre tão grandiosa, nos mostra um novo horizonte, no qual podemos caminhar muito mais seguros, experimentando sensações maravilhosas repletas de amor e reciprocidade.

Yara Alves

Inserida por YaraAlves

Teu cheiro ainda está no meu abraço.

Yara Alves

Inserida por YaraAlves

Sinto que fui um pássaro
Ainda nutro o desejo de ser livre
Que voa longe ao sabor do vento
Que cansado,
busca um lugar de repouso,
reencontro.
Algumas vezes frágil diante da vida.
Outras vezes, imponente, dono do céu.

Yara Alves

Inserida por YaraAlves

Eu apenas continuei fingindo que não sentia nada, quando todas as emoções gritavam em meu peito desejando um toque seu.

Inserida por YaraAlves

Eu queria ter uma tecla de repeat para usar de vez em quando e reviver alguns momentos, rever alguns olhares e sentir certos abraços.
Uma tecla disponível para dias como hoje...

....de profunda saudade.

Yara Alves

Inserida por YaraAlves

Hoje senti sua falta
Em todos os lugares vi seu rosto
Deve ser porque é domingo
O dia oficial da melancolia
Há memórias por todo canto
Nas músicas, nos livros, nas poesias
Ainda escuto seu sorriso
Tão descontrolado e lindo
Continuo a sentir sua falta
O domingo foi um pretexto, confesso!
Já estou pensando em você há 24 horas
E já é quase segunda
E tenho certeza que a saudade vai estar comigo
Por mais tempo, como aquela despedida que nunca se encerra.

Yara Alves

Inserida por YaraAlves

Tem saudade que chega antes mesmo de ser. Que invade o dia sem ao menos nos dá tempo de preparar o coração.

Yara Alves

Inserida por YaraAlves

Eu demorei pra aceitar que a estadia das pessoas em minha vida era momentânea. Eu queria sempre que durasse um pouco mais, talvez pra sempre. Tinha um problema enorme com essa transitoriedade. Com coisas passageiras. Sofria. Doía. Às vezes o lugar que nos aconchegamos é tão confortável que queremos simplesmente ficar ali… imersos… submersos… apenas sentindo.
Até que me dei conta que isso que é a vida: momentos efêmeros. Muitas das pessoas que chegam é para ensinar… agregar… mover… ou nos sacudir… mas elas precisam ir. Como tudo que vai. E nesse balanço que é viver… o universo foi me ensinando a viver o desapego… deixar ser nutrida com todo o aprendizado e liberar… por mais lindas que algumas pessoas sejam, elas só podem ser eternizadas em nosso coração… um dia elas vão… e temos que aprender a enviar todo o amor de longe e ser grato por um dia nossos caminhos terem se cruzado.

Yara Alves

Inserida por YaraAlves

Mais uma vez o vento trouxe tua lembrança
Como um delicioso toque chegou e me envolveu
E eu imaginei caminhando ao teu lado
Sob o mesmo céu
Com a perfeita luz crepuscular
E naquele momento
Pude contemplar o meu amor
Entre as ruas e os meus sonhos
Sua presença veio me lembrar
Que há sempre uma chance para renascer
E por um segundo
Ao toque do vento
Eu poderia te envolver
E eu quero dizer ao céu
Ao sol e a tudo que nos cerca
Que para todo sempre
Eu vou te amar
E isso não é uma promessa vã
É realmente o que sinto
Eu continuarei te procurando
Um dia andaremos lado a lado
Sob o mesmo céu
Eu almejo te encontrar
E contemplarei a ti
Como quem contempla uma bela flor
Com total e completo amor

Yara Alves

Inserida por YaraAlves

Fica aqui comigo
Vamos esperar a chuva passar
Sem nada dizer
Apenas sentir
Não há porque desistir
Olha aqui pra mim
Redescobre o que nos faz bem
O que nos ajuda a seguir
Vamos tentar recomeçar
Uma nova chance para amar

Yara Alves

Inserida por YaraAlves

Te fiz um café
Era o meu bilhete de amor
Dizendo que contigo meu coração sorri
E você nem percebeu
Meu jeito de dizer que te amo
Através destes pequenos gestos
Entre olhares e silêncios

Inserida por YaraAlves

Café combina com tudo e tem gosto de recomeços.

Yara Alves

Inserida por YaraAlves

É natural que algumas conexões deixem de existir com o passar do tempo. Os interesses e modo de viver já não são mais os mesmos. A energia também não se conecta com a mesma intensidade. É a vida mostrando que os ciclos se encerram sim e que nem sempre vamos seguir na mesma direção. Precisamos compreender que não é egoísmo tomar um caminho diferente… Cada um possui o seu caminho e, neste percurso, vamos encontrando pessoas que estão com a mesma sintonia que a nossa e isso nos ajuda a prosseguir. Permanecer insistindo em presenças que já não nos acrescentam é pura teimosia. Deixe ir… tá tudo certo e vai ficar tudo bem.

Yara Alves

Inserida por YaraAlves

Algumas vezes só precisamos de um tempo de recolhimento, de assumir o “não dizer". Há muita sabedoria no silêncio. E talvez a rotina da vida rouba esse encanto que é unicamente ser. Sem expectativas, sem urgências, sem a predeterminação das coisas.
Quando acessamos nosso íntimo silenciosamente, podemos compreender o que acontece ao nosso redor, que antes era totalmente incompreensível. Esse movimento de silenciar, acalmar, ponderar, também é uma forma de estar inteiro, de se conectar com o momento presente, de sentir a leveza da vida desde os sabores que ingerimos até o sutil toque do vento que chega a nossa pele.
As coisas passam a ter significado exatamente como são. Você vai abrindo mão da autocobrança e principalmente abrindo mão do julgamento, tornando tudo mais coerente. E você desenvolve um olhar mais amoroso, deixando que cada pessoa do seu convívio seja exatamente como ela é. Perde a necessidade de tentar moldá-la ou transformá-la. Você simplesmente é. Você simplesmente deixa que o outro seja. E é nesse conforto existente, que a mágica acontece. Você está inteiro. E tudo vai se modificando ao seu redor. Não por imposição ou insistência. Mas sim porque o universo ajusta e provê. Só precisamos estar consciente e abertos.

Inserida por YaraAlves

Vê se cresce! - eles disseram.

Só não disseram que as vezes dói.

Outras vezes, sangra.

Yara Alves

Inserida por YaraAlves

Quando percebi....
era tarde demais.

Você já havia se tornado a minha pessoa favorita no mundo.

Yara Alves

Inserida por YaraAlves

Parece meio trágico deixar o desejo para depois.

Yara Alves

Inserida por YaraAlves

"Não tem problema ficar triste vez ou outra.. mesmo que doa. Mesmo que aquele nó fique por alguns minutos preso na garganta."

- Foi o que ela pensou enquanto liberava as lágrimas que há muito tempo queriam cair.

Yara Alves

Inserida por YaraAlves

O momento é de recolhimento
Olhar aqui pra mim
Reunir todos os pedacinhos
Que nem vi por onde larguei
E talvez o tempo me ajude
Ou a sabedoria dos deuses me guie
Quem vai saber?
Pode ser que o nascer do sol traga a resposta
Se não for assim,
A lua irá me consolar
Dia após dia
Em algum momento
Irei me reencontrar...

Yara Alves