Victor de Oliveira Antunes Neto

51 - 75 do total de 86 pensamentos de Victor de Oliveira Antunes Neto

⁠"O sentido da vida é viver; o sentido da alma é existir; a vida finita, transcende; a alma pujante, se eterniza!"

Inserida por VictorAntunes

⁠*Tá levando bola?* Por todas as consequências e experimentações que advierem a sua vida cabe a você entender que a culpa não é da providência e nem dos desafetos que você amealhou. Na verdade rememore a si mesmo para concluir: "eu recebo da vida o resultado do meu próprio coração!" (Victor Antunes)

Inserida por VictorAntunes

⁠*"DESABAFO LÚCIDO"* Aos meus inimigos, aqueles que me querem morto, que morram bem doído segundo o que me desejam; aos meus inimigos que me desprezam e são sempre meus eternos antagonistas, que vivam longas vidas; aos meus amigos, também, longas vidas; afinal, aos primeiros que fedam longe de mim; aos segundos que fiquem ranzinzas por estarem eventualmente errados, e tenham que me engolir; mas aos amigos, estes, que sempre viram meu coração, que sejam eternos na graça e na alegria. É que, sempre estiveram, segundo e tão-somente pela minha ótica, sobre as bênçãos de Deus. E em sendo assim, DEUS seja sempre louvado!!! (Victor Antunes)

Inserida por VictorAntunes

⁠- Quando René Descartes escreveu "cogito ergo sun" (penso logo existo), o que ele quiz dizer se expressa em uma palavra: coerência. Nada é certo, nada é bom, nada é sensato se não houver *coerência*! (Victor Antunes)

Inserida por VictorAntunes

⁠"Aquele que conscientemente segue o mal, já o tem dentro de si." (Victor Antunes)

Inserida por VictorAntunes

⁠*ESSA É PRO BANDIDO QUE FALA FÉ EM DEUS*

Alguns incautos falam no nome de Deus, e crêem na salvação mesmo tendo sido patifes a vida inteira. Acreditam num Deus salvador, cego e estulto, porque malandro guarda o arrependimento e o perdão pra hora da morte!!!
As contas dos vacilos do malandro venceram; ele tá no Serasa da eternidade, mas nãotá nem aí. E acha que o desenrolo é mandar uma letra no final da vida; quando ele tiver fechando, e que daí vai ficar tudo certo. Mas não é assim não, bacana!

Malandro chama Deus de pai... E Ele é...Todavia tal como um pai severo, o Senhor Deus o É...
E um pai severo é sempre justo, e, portanto, nunca é bonzinho.
Aliás, um bom pai não fica repreendendo e gastando saliva, Ele só fica olhando, enquanto o malandro acha que é malandro.
Tudo se resume em se ligar e fazer uma escolha...

E a escolha certa é ser amigo do pai, cumprindo suas leis; ouvir e aperfeiçoar-se nos seus conselhos; vale até mesmo o aprendizado quando advem pela punição. Deve-se estar sempre atento, portanto, que ser um bom pai não é ser bonzinho pros filhos. E assim aprender que Deus é um bom pai na plenitude de sua revelação, por todos as chances que Ele nos dá para sermos felizes. Ao aprender sobre Deus, descobrimos o bom pai, e passamos a saber, ou imaginar, o quanto deve pesar a mão D'ele.
Evitemos, todos, pois, contrariar ao pai porque Ele pode ser bom, como todo pai é, mas sempre será severo e justo. Ele é bom, mas não é bonzinho!...
- Quando ele bater vai ser doído!!!

Macaco velho nunca põe a mão em cumbuca!

Inserida por VictorAntunes

⁠*VIVER A VIDA, A NOSSA*
Às vezes, a gente precisa entender que é necessário aprender a errar e acertar sozinho, sem a interferência da vida dos outros na nossa. E dar una chance pra isso acontecer é exatamente se permitir fazer. Antecipar, de uma vez por todas, o "futuro do passado". Sim, é isso: o "futuro do passado"...
O futuro que a gente nunca realizou; ou que nunca vai realizar porque ele está sempre "não acontecendo"...
Então tirar os grilhões é se dar uma chance; é se pertencer; é descobrir o próprio tamanho.
A absoluta assertiva disso é trágica; só é observada quando o futuro do passado fica impossível de ser presente; tudo porque o tempo dele passou...
Passou o futuro do presente; ele se foi...
Se foi na armadilha do futuro do passado. Um passado que nunca nos pertenceu; e que nos subtraiu um futuro que era só nosso; e que se foi... pra nunca mais passar!!! (Victor Antunes)

Inserida por VictorAntunes

⁠*LOBO: O ⁠ESTADO DE TUDO!*.

Às vezes, quando em contemplação de nossas vidas nos sentimos como Deuses; poderosos por nossas conquistas e realizações...
E nos permitimos o derredor...E vemos nossos filhos.. filhos da seguranca e do carinho.. de tudo que construímos...
No farfalhar da árvore da vida sabemos que não seremos Deuses por muito mais tempo... porque ele passa e urge...
Confrontamos assim nossos filhos ... E os vemos frágeis e vulneráveis... inexperientes e atônitos, mesmo com nossa suposta grandeza...
E vamos dormir... E durante o sono acordamos pra dureza
dos sentidos que aguçam os lobos lá fora...
Quem irá impedi-los de entrar, depois de nós?...
Poderosos, qual nada somos...
Somos os mesmos lobos, os mesmos lá de fora, que na vida de tantos e de cada um espreitam...
Lobos... nossos filhos precisam ser lobos!...(Victor Antunes).

Inserida por VictorAntunes

⁠A contradição entre aquele que crê e busca iluminação e aquele que não crê e nem se importa, é uma "moita"!
(Victor Antunes)

Inserida por VictorAntunes

⁠Se for pra beijar, que seja sempre;
Se for para abraçar, que seja sempre;
Se for pra dizer te amo que seja te amo pra sempre;
Se for pra ficar, que seja ficar pra sempre;
Se for pra amar que seja amar para sempre;
E se for pra ser feliz, que seja ser feliz para sempre.
(Vic Antunes)

Inserida por VictorAntunes

⁠*A BUSCA* (por Victor Antunes)
O Mundo se divide em duas faces: o Mundo real e o Mundo das ideias.
No mundo real pululam as materialidades das coisas; e no Mundo das ideias vibram as vontades, os desejos, os sonhos e a evolução do homem.
Embora vivamos no mundo real, necessariamente é preciso observar que o mundo real jamais subsistirá sem o mundo das ideias. Assim sendo, muito embora no mundo real tenhamos eventual cotrariedade à maioria das ideias, serão elas que decidirão sempre a realidade que deve prevalecer. O mundo das Ideias sempre sobrepujará, portanto, o Mundo Real. A história através dos tempos sempre se encarregou de provar isso.
Não se trata, portanto, de sopesar o bem e o mal, se trata de observar o caminho do homem desde sua gênese. O que a psique humana define como bom não é o fruto das paixões doidivanas, senão aquilo que, por necessidade, é certo; e por si só, mantém vivo o cerne da existência de nossa espécie. (Victor Antunes)

Inserida por VictorAntunes

⁠⁠"O único e verdadeiro, o irrepreensível e legítimo ódio, só pertence ao justo!" (Victor Antunes)

Inserida por VictorAntunes

⁠Não há preço vil para o patrimônio que não foi você quem o conquistou!

Inserida por VictorAntunes

⁠Na interpretação vã, imitamos e buscamos a beleza. E num arremedo constante de cor, nunca sequer alcançamos o verdadeiro tom da Natureza. Ah, se ao menos buscássemos a beleza nas entrelinhas de sua perfeição. (Victor Antunes)

Inserida por VictorAntunes

⁠*COERÊNCIAS*
*"A burrice e a ganância são siamesas"; a cobiça é um demônio insaciável; a injustiça só atrai tristezas e sofrimento; a injúria é uma dor inexplicável; a traição é a pior das culpas; também não haverá perdão para aquele que trai a inocência; a ambição sempre será maior do que aquilo que se deseja; nenhuma fortuna é maior do que a honra; nenhum homem será feliz, se não mantiver viva e ao seu lado, sua própria dignidade (Victor Antunes)*

Inserida por VictorAntunes

⁠"Se você não buscar no fundo de sua alma aquilo que te determina, e se em buscando, nada encontrar, então você ainda não nasceu!" (Victor Antunes).

Inserida por VictorAntunes

⁠*"A BELEZA DE HOJE"*
"Meu Senhor e Meu Deus; a cada dia do tempo de minha vida vejo Tua criação; e a todo tempo verifico que tudo tu renovas; e assim, tudo é beleza, tudo é cor, movimentos e sentidos; e vejo minha vida; tal qual sou uma quimera, que não será bastante, para conhecer de todos estes teus maravilhosos prodígios;
Tú És a infinitude de tudo que amo, admiro, persigo e vivo;
e tal como quimera que sou, vivo meu lamento de não possuir o tempo; o tempo qual necessario para mais vislumbrar, aprazar e apacentar meu espirito, das renovações e belezas que advirão, depois dessa minha finitude.
Sonharei, pois, como quimera, ante todo regozijo que hoje subtraio de minha contemplação, quiça um novo tempo, para amar-te para sempre, de novo e de novo!"
(Victor Antunes)

Inserida por VictorAntunes

⁠"A verdadeira inteligência possui uma alma gêmea indissociável: a autocrítica. No convívio, só ela revela com profundidade a verossimiiitude daquilo que abstrai; separando a incontestável realidade fática das meras suposições. A inteligência se amplia pelo necessário e real conhecimento" ( Victor Antunes)

Inserida por VictorAntunes

⁠⁠*"OLHOS DE VER"*
*Queres conhecer uma pessoa?...*
*Primeiro observe como ela trata e se importa com as plantas; segundo como ela trata e se importa com os bichos, quaisquer bichos; terceiro como ela trata e se importa com seus semelhantes.*
*(Victor Antunes)*

Inserida por VictorAntunes

⁠*A ESSENCIA DE VIVER E DE EXISTIR*

A evolução humana, em sua jornada, certamente muito passará pela experimentação individual de cada um de nós seres humanos no mundo dos sentidos.
Essa experimentação, cuja nossa definição é a vida; encerra um estado latente de consciência tátil desses sentidos. Como seres duos que somos, nossa evolução só atingirá o ápice quando alcançarmos o UNO; formos capazes de vivenciar a existência, em face de todas as experimentações, através de uma grande mente coletiva. Daí porque ainda serão necessários alguns milhares de anos de libertação dos desejos meramente materiais, e frívolos.
Há, com efeito, uma consciência cósmica que a tudo determina; e nela, segundo intuo, reside a paixão irresistível que chamo "Deus".
Essa consciência nos intui, nos chama a evoluir e ascender; rege a vida e a existência de tudo. Assim sendo, enquanto viver é uma experimentacão, caracterizada por um apostolado; um fenômeno de permissão e acolhimento cognoscível de todos os fenômenos, disponibilizando-os a alma, existir é o assente definitivo do ser que acolheu tudo, e tangiu certo grau. Viver e existir, pois, não são a mesma coisa, mas possuem a mesma essência.
Milhares de anos, portanto, passarão; até que a consciência coletiva humana seja verdadeiramente "una"; e deixe de se permitir quedar pelas paixões doidivanas.
(Victor Antunes)

Inserida por VictorAntunes

⁠*A LOUCURA DA PAZ* (Victor Antunes)
Tantas mortes, tantas guerras, tanta ambição e pose... Tudo passa, tudo acaba... tudo será sempre, soterrado, pelo cruel tempo...
E tudo que o homem busca é a paz; não sabe como, nem quando, nem porquê, mas almeja, a paz.
Nessa saga milenar, sempre conquistou uma... para descobri-la efêmera depressa..., porque fundada nos caprichos e desejos egoistas; hedonistas, mesquinhos...
E vivendo a loucura pura da guerra renitentemente busca conquistá-la, a paz... mas a vê algures distante... Tolo: não a viu nunca, nem a vê, porque ela está aqui, em cada palavra, em cada tom, cor, luz e desejo... Dentro de cada um, que plenamente a ama, a deseja, a propõe e cria...
Paz, hoje, amanhã, sempre, para sempre... Por que não agora, já, nesse instante, agora?!...
E assim, amando, perdoando, reconstruindo, criando, a ver chegar... Suave, plena, constante, dia-apos-dia, em cada manhã, em cada estação, em cada canto e flor, em cada por e levante, em todos os sóis... a paz...
A doce, serena e interna paz...
***

Inserida por VictorAntunes

⁠- Ah se eu pudesse...
- Se eu pudesse você... de verdade você...
- Sempre seria e viveria você...
- Te tomaria mesmo que não me quisesse, porque me iria querer, depois...
- Eu e você...
- Se eu pudesse..
- Tudo seria, poderia, existiria, sonhos de realidade, fantasias repletas... você, só você... ah, se eu pudesse...
- Te tomaria... mesmo que morresse... morreria por você...
- Mas viveria todas as vidas por você...
- Nada importaria nesse mundo: eu viveria por você... desesperadamente com você, e pra você...
- E povoaríamos o planeta...
- Eu e você...
- Seríamos tudo, para sempre...
- (Victor Antunes)

Inserida por VictorAntunes

⁠*"TEMPOS MODERNOS"*
(Victor Antunes)
Esse nosso mundo - que belo mundo - é feito de mentiras e verdades; é de estereotipagens... fisiculturismos, falas e poses... onde o hedonismo nunca esteve tão presente...
Nesse caleidoscópio de afinidades e cores, cada um escolhe e tem, seu fetiche e cor... e é aí que cai no pega moscas do diabo... Mas, tem gente pra tudo...
Afinal, na emblemática ciranda dos desejos e cores, ninguém sabe qual cor é a verdadeira cor do sucesso, mas aquela que escolhe, sempre a quer...
Acho que é porque o sucesso, não tem cor... Daí a gente se engana e pisa no pega-môscas do bicho... Mas, afinal, o que é o sucesso???...
-- Credo!... será que sucesso é aquilo que quem lê isso aqui, tá pensando agora???...
Não, literalmente, acho que não!
O sucesso, é algo que eu, como tantos, não identificamos, nesse torvelinho da busca!...
Sucesso não é, pois, nem reconhecimento nem riqueza, quiçá; até porque o reino do Pai não é desse mundo, né?... e quem amar apenas a vida a perderá... (- tô no grilo!)
Não sei o que de fato é, nem como se resume, o sucesso; mas louco que sou, como tantos, eu o busco...
E eu temo a morte porque Ela é uma abrupta ruptura dessa busca; desse "sucesso"... Dessa coisa que me oprime...
Até acho que algo há de acontecer, portanto, depois que partirmos desse mundo... de tantas verdades e mentiras... Uma nova chance?... Não sei...
Daí que, talvez, fora dele, já no outro, esteja reluzente e simples, tudo aquilo que nos definiria um "sucesso" como seres humanos...
Ternura, compreensão, compaixão, cuidado e perdão... o que de verdade urge todo o tempo nesse mundo aqui!...
Talvez isso, mas, de verdade, não sei!...
Por enquanto, ando buscando... permeando entre verdades e mentiras...

Sucesso...

Ah... sucesso...
Aqui, bem aqui, nesse mundo doido, por todas as verdades e mentiras que pululam, isso eu sei: - jamais o terei!...

(Victor Antunes)

Inserida por VictorAntunes

⁠*"AS TRIGÊMEAS: *SOBERBA,GANANCIA E BURRICE"*
O mundo moderno da web já revelava desde o primeiro toque no teclado: viva e deixe viver; faça bons negócios... Mas não tente passar a perna em todo mundo porque esse novo mundo é plugado e você será revelado!... Pois é: todo mundo sabe de tudo e de todo mundo. Você só vai até onde esse novo mundo deixar. Hoje, toda boa idéia é rara; e quando você tem o insite tem logo que promovê-la, senão o mundo te alcança e te toma. Nesse novo mundo, tudo tem sempre premissa de "negócio"; e um bom negócio é papo de minutos: pensou, perdeu!.
A mesma coisa se dá com gente que se sente. Esse papo marrento de superpoderoso, só rola mesmo nas periferias; e em países com ideologias mambembe; quem lê e se instrui, tá nem aê, porque a vibe é outra; o ideário do mundo hoje é um bom negócio, deixar viver e viver bem. Hoje, tá na cabeça de todo mundo que "apertar o botão" não vale; por isso há bravatas; mas há, porque sempre houve, os idiotas de plantão brotam em todo canto; gente afetada pelas trigêmeas: ganância, burrice e soberba; daí ameaçam botar o dedão lá; mas tudo isso, é porque são idiotas. Não demorarão muito no foco quando se revelarem de per si, pois a maioria que pensa, logo irá deletá-los. Geralmente enchem o saco da pessoa errada: - Pra eles, encher o saco dos outros é irresistível!...
Bem, guerras, hoje, só representam prejuízos irreparáveis pros dois lados. Principalmente pra quem ousou na estratégia equivocada. Portanto, precisa ser mesmo muito idiota pra ameaçar; que dirá promover guerras sem sentido. Simplificando, o mundo de hoje é pautado no "tira o teu mas deixa o meu, e o dos outros!" ... As trigêmeas estão açodando porque foram reveladas...
Mas,"viva e deixe viver, senão alguém te atropela". É esse mote que hoje rege o mundo.
Mas, que pena que as trigêmeas ainda afetam e comandam algumas cabeças. (Victor Antunes)

Inserida por VictorAntunes

⁠"Acertar nossas próprias bagunças é libertar o coração" (Victor Antunes)

Inserida por VictorAntunes