Venâncio Chipala

101 - 125 do total de 156 pensamentos de Venâncio Chipala

⁠Era divertido mas as horas demoravam a passar, o jogo de futebol terminava, cada um com a sua flor, elas eram muitas no nosso jardim, a escolha era facultativa, não eram lótus, silêncio, um mar de rosas, os olhos de todos aterravam sobre as pétalas da pequena flor, todos trémulos a palpitar a esperada hora H, é chegada a hora, são 6:00 e as pétalas feixam-se, as vozes sintonizadas gritavam; seis horas, todos para o terço. Era o nosso relógio, o motorista ia para casa do gerador pôr a máquina a trabalhar e iluminar as casas, as ruas e a igreja até o envelhecer da noite. A flor tem um nome e se chama Seis Horas.

Inserida por venanciochipala

⁠É o tempo seco, tudo seca , o frio ajuda a secar a natureza, as borboletas entram num estagio metamórfico como fazem as lagartas, ficam em cápsulas enterradas ao solo, os caçadores com as suas enxadas já não as procuram em ramos, são saborosas depois de fervidas com água e sal e temperados, o óleo é a banha de porco porque o sebo cheira a bode mesmo que seja de vaca, a carne é de vaca porque o boi é proibido, a carne é de cabrito porque a cabra é proibida, e o galo vai ditando as horas, horas não percebidas durante o dia, mas à noite sabe-se logo, 1º galo dita 22 h, 2º galo a meia noite , 3ºgalo duas da madrugada etc..., o galo é colossal depois de morto passa por galinha, só as galinhas morrem. É a natureza que o homem inventa, mas o tempo permanece igual.

Inserida por venanciochipala

⁠O sol nasceu envergonhado, as estrelas fuscas não embelezaram o céu lusco-fusco, a natureza sai da letargia e faz cumprir a lei do "tudo se transforma", uma nova vida fará desabrochar as flores e fazer o sol brilhar de novo para a alegria dos dias sombrios e períodos fastos que o ciclo da vida nos oferece.

Inserida por venanciochipala

⁠O nosso inverno despe o manto, o frio triste se despede, ja não mais queimará as flores viçosas, passa o tempo a dar as mãos ao sol que brilha, os olhos avolumam as pupilas e os mórbidos corações na prevenção de emoções maravilham-se do encanto fatal... A chuva cai, os relâmpagos anunciam as brutais trovoadas que ensurdecem, as montanhas e vales ganham novas cores com o verde de esperança a predominar, a chuva a cair as vezes torrencialmente a formar inundações que castigam a gente, as vezes cai chuva de granizo, os rios ficam volumosos e o nível do mar continua igual para a alegria dos peixes, as amostras de peixes da água doce são arrastados para o mar e não se adaptam ao sabor do mar, é a natureza que fala com o uivar dos lobos, com o rugir dos leões e o chilrear dos pássaros; A natureza acontece com o nascer de uma criança, com o saltitar manhoso de um gato e com uma árvore que desabrocha, e tudo a transformar-se na poesia que seduz os corações, declamada, o homem protege-se, protege a natureza na sublime arte de viver.

Inserida por venanciochipala

⁠O amor que sinto por você é singelo e gigante em absoluto no todo, a distância é teórica, as almas estão contíguas e se amando. E esta paixão fervente que me sufoca é dela que tenho medo, precisa de beijo bom e de muito carinho.

Inserida por venanciochipala

⁠Saudades, muitas saudades do futuro onde o sol se perde, saudades do futuro onde poderei adivinhar seus desejos e te dar prazer, saudades do futuro onde serei o seu livro de orações, a sua bíblia para perceberes a alegria de na minha sombra descansares, saudades do futuro onde serei a estrela mais brilhante da constelação e iluminar as suas ideias, tenho saudades do futuro onde com tranquilidade apreciarei o brilho do teu sorriso, tenho saudades do futuro onde ficarei a olhar-te sem me cansar, tenho saudades do futuro...

Inserida por venanciochipala

⁠ Hoje é o dia, o som da melodia das suas canções abriram o meu coração e fiquei com a alma inundada e a mente livre, recuperei a responsabilidade que se perdia em mãos alheias, amar-te, já não sou mais eu, o coração ciumento escorraçou o intruso, agora somos novamente nós dois, o outro está enjaulado nas trevas sem salvação. O novo ciclo se abre com o seu aniversário, apenas luz e poesia.

Inserida por venanciochipala

A chuva no sol ardente, flores apaixonadas irradiam verdadeiros sorrisos de amor, todas as cores em projeção se descobrem no arco-íris. E tudo é alegria!

Inserida por venanciochipala

⁠Um empreendedor não compra formulas, cria formulas e demonstra-las. É só para dizer que singularizar sectores funcionais é criar desempregados sem necessidade. O país precisa de criadores estimulados e não de negociadores que vão atrás dos meios de produção colectivos ambicionando os lucros garantes do salário de muitos trabalhadores endusiasmados. Fazer do ministro uma fonte de receitas para o estado e para as famílias não é pecado, cada ministério com as suas empresas geradoras de riqueza. É tarefa do executivo manter e aperfeiçoar colectivamente o negócio do estado e conceber projectos exequíveis do tamanho dum país.

Inserida por venanciochipala

- O vinho bom tornou-se sol ardente que faz minha tez perder brilho, e o teu amor delicioso com a sua suave fragrância se perde entre os homens carentes da cidade que se encharcam de bebidas fortes para espantar as paixões, ó amada do meu coração, quando me envolvo em lenções é o seu nardo que me alimenta.⁠

Inserida por venanciochipala

- É tua responsabilidade escolher a música que dançaremos quando eu entrar no teu corpo, será a nossa favorita e sempre que entrar no seu interior a dançaremos, a dançaremos sempre que eu tocar o lugar de que gostas, a cantaremos ao som do compasso da nossa dança toda vez que a tua e minha mente com emoção desejar chamas de paixão que queima.⁠

Inserida por venanciochipala

⁠Vejo os teus olhos em pombas que por trás da minha janela espreitam, fascinadas já não bebem água drenada pelo a/c do quarto como se lessem o meu pensamento, desejo fervente de comer carne rígida de pomba, abro a janela e azas batem em voos altos para o desconhecido, brincadeira, voltam à janela e matam a sede. Um dia estarão agarradas a minha mão e as tratarei com delicadeza e com muita paixão.

Inserida por venanciochipala

⁠As peninhas brancas de "insecto" povoam a minha casa, dificeis de ser removidas, é a acção da Deusa do meu coração. Acordo demanhã e moveis e chão inundados da brancura de peninhas brancas, apoderasse a nostalgia de invernos brancos de neve ... Olho para a minha pequena sala e vejo a linda a esquiar sobre as penas, sacudo a cabeça e procuro pelo aspirador, chupa as peninhas e sinto a amálgama das almas, pô, é ela que voa até mim.

Inserida por venanciochipala

⁠Morro de vontade de ti e isto leva-me à exaustão à hora de dormir pois a mente sempre fica a inventar clima de paixão e durmo sossegado porquanto ao lado fica o seu amor.

Inserida por venanciochipala

Semeavas o teu amor no vento porque te envergonhavas do amor, aí eu mandei-te parar porque o amor estava claro, deste-o de graça e de graça recebí-o, não precisamos ser amantes porque o amor dormia lado a lado nas nossas camas, e como o amor é amor a nada continua forte, alegre e feliz.

Inserida por venanciochipala

⁠Eu sei , o cheiro dos lençois da tua cama buscam aquele que a sua alma ama, o procuras em toda parte e só o encontras no leito da minha cama, então agarre-se a ele e não o largue nunca mais até o integrares na sua vida.

Inserida por venanciochipala

⁠Nenhum ser vivente, eu, você e ele sabemos o dia a hora e o minuto que nascemos, mas a fé e confiança nos outros que, viram-nos a nascer, sabemos as datas dos nossos aniversários.

Inserida por venanciochipala

Os teus passos são de uma modelo do topo na passarela, ei-la que aí vem, como uma gazela a passos largos e a gingar ao sabor da batida dos pés da mulher da terra, oh como és formosa, como um coqueiro plantado no oásis do deserto...

Inserida por venanciochipala

Todos, quebremos os espelhos da casa, vamos para rua e quebremos as monstras que refletem as nossas imagens, o deus narciso deve ser enterrado, amemos as pessoas sem olharmos para o que somos, simples como isso, amor do nosso tamanho não existe...

Inserida por venanciochipala

⁠Tu não fizeste absolutamente nada para merecer o meu não esquecimento, você eternizou-se no meu coração sem saber, as tuas flexas de 2023 foram todas para o meu peito e abriram feridas profundas.

Tu conheces o Príncipe dos teus sonhos que manda sempre o sinal da sua existência, é o cavalo que passeia os campos verdes que circundam o seu belo castelo e, sempre que o vê perfumas o seu leito de flores bonitas e me embriago de paixão ao cheiro transportado pelas ondas que têm como cor a rosa que se estende sobre o meu corpo em forma de ar.

Inserida por venanciochipala

⁠Não faço nada de útil, mas bebo e como para ter saúde e força de te amar, para ter pensamentos que caminham pelos destemidos labirintos que me levam até você e poder tirar-te a navalha que te abre feridas e fazer reinar a razão do acaso de sermos...

Inserida por venanciochipala

O teu coração está a fechar-se aos segredos da vida, ser louca suficientemente para conseguir a si chamar todo céu, toda a terra, as pequenas aves, todos peixes do mar com o teu sorriso que rasga e cura,

Inserida por venanciochipala

Tu és a poesia lida nos dias quentes e frios, tu és a poesia que ocupa as madrugadas de insónias, Tu és a poesia que a minha garganta reconhece para a sede matar, Tu és a poesia que como vinho que aquece minhas veias se apodera do meu ser, Tu és a poesia que com emoção ativa as minhas hormonas de felicidade, Tu és a poesia que amo e declamo com o sorriso nos lábio e alegria no coração.

Desculpem-me as elites literárias, é o carnaval, é o 14 de fevereiro, quero trilhar a senda do proibido, quero ser um Bocage porque quero afirmar-me na plenitude, abraça-me , quero molhar a mata fechada que entre dois galhos esconde a beleza do paraíso, abraça-me, porque esta fonte de águas sagradas me pertence e a sensualidade é amiga do carnaval que faz brotar em mim o brilho do sol e faz a noite amanhece em versos de amor e sede lugar a 14 de fevereiro com os corações a percorrerem os caminhos do prazer e provocar chamas entre os amantes. ⁠

Inserida por venanciochipala