Valmir Mizio
Você acreditou que eu tinha todas as respostas para suas dúvidas, as frases prontas para todas a horas boas ou ruins, as soluções para todos os problemas, a forma certa de te irritar, o jeito certo de te deixar louca. Observou tantos detalhes e esqueceu do mais simples e claro de todos: eu apenas estava pronto pra você.
Meu forte é rock, sempre foi! Mas, em tempos de rótulos, máscaras, inveja, hipocrisia e afins, temos que tentar nos adequar ao pagode dos outros e ser, no mínimo, educados.
As consequências do que a vida vai nos tomando é a sensação de frieza que vai se propagando, de ser mais racional, menos emocional, de perder a preocupação do amanhã dar certo. É encarar os fatos com naturalidade e achar tudo normal. É sofrer sem sentir dor, é chorar sem derramar lágrimas. A gente pode ter todos os abraços do mundo, mas vai faltar um. E esse um poderia valer por todos. Só sabe quem sente, quem perde, e a pior coisa é saber de tudo que poderia ter feito e não fez. Depois de um tempo, notamos que procurar conforto em algumas coisas é só uma forma de ficarmos menos mal. E isso, pra mim, hoje em dia, não faz a menor diferença. É lastimável ver o quanto tem de gente querendo pagar de moralista por cima da dor dos outros. Isso é desprezível. Gostaria de mandar um palavrão embrulhado com cerol para essas pessoas que "acham que são alguém acima dos outros". Bando de lixo. Mas, graças a Deus, me resta sabedoria para ser indiferente e tempo de vida para ver como sempre foram e sempre serão seres deprimentes. E como tem muito mais o lado bom. De gente que nos levanta, que nos dá a mão. Gente que nunca teve contato pessoal e está do outro lado do mundo mostrando carinho e preocupação. Guardarei todos no lado bom da minha memória. E o que tenho a dizer é que devemos aproveitar mais o tempo que temos perto das pessoas que realmente nós amamos. Se tem alguém, agora, do seu lado que tu sente isso, diga pra ela sobre seus sentimentos. Não deixe pra depois. Talvez seja tarde demais. Se quer fazer uma loucura de amor, faça. Mesmo que do outro lado a pessoa ache ridículo. Faça por você e vai ver que, lá na frente, isso valeu muito a pena. E como você vai ser lembrado por isso. Tenha certeza. A gente tem o dom de fazer alguém feliz e isso é muito simples, principalmente quando a gente ama, basta querer. Aproveite a vida da forma que ela tem que ser.
Na vida nascem pessoas com inveja e outras com carisma. Quem nasce com inveja vai julgar, ficar inconformado, se bater, gritar, puxar o saco, bancar de ser amigo de infância, xingar e falar mal por trás, lógico, e até morrer por quem tem carisma. Mas nunca vai ter carisma. Nunca.
E quem nasce com carisma, simplesmente, nem lembra de quem tem inveja.
Moça, isso é apenas uma turbulência de sentimentos agregados em um pequeno corpo, provocando uma ebulição de sensações que variam da raiva, alegria, impaciência e tristeza, muitas vezes tudo junto e misturado, e destroçando tudo que tente bloquear qualquer vontade ou desejo. Ou, se preferir, pode chamar de TPM.
Minha aparência vai sendo degradada. Mas se você fechar os olhos pode desenhar seus sentimentos me imaginando como você quiser que eu seja. E isso, não tem tempo e nem idade. Vou envelhecer, já estou, já estamos. O que eu quero é deixar uma lição para todo o infinito dessa paixão que devemos ter pela vida, pelas pessoas verdadeiras, pelo bem, pela verdade, pelo amor além dos olhos, do toque, do bem querer, do além vida. Vamos envelhecendo sem aprender a seguir os caminhos corretos. E nos tornamos a consequência moldada dos erros repetidos. Somos um reflexo do que vivemos, sentimos, recebemos e propagamos. Não deixe o agora pra depois. Amanhã pode ser muito tarde. Não guarde sentimentos só pra você, eles nascem e devem ser compartilhados. Hoje, amanhã e sempre.
Ninguém pode planejar o que vai sentir logo mais, amanhã ou daqui a uma semana. Sentimentos acontecem, e chegam de surpresa. É uma situação a qual não temos controle e nos domina. Não é uma escolha. E não cabe ao tempo a intensidade do sentir. O amor, muitas vezes, nasce numa troca de sorrisos, olhares, poucas palavras e aí gente sintoniza e reconhece. Esteja preparado, daqui a pouco isso pode acontecer com você.
Na vida temos o mesmo destino, isso é fato, mas não as mesmas histórias. Enquanto vivos, devemos, de verdade, aprender a construir o que for melhor para cada um de nós. É preciso saber compartilhar, com dignidade, a essência do mais extraordinário que podemos ser. A vida é um navio lento e sem freio, e como somos tão pequenos diante disso. É como uma pancada que vem chegando lentamente de forma desgovernada e atropelando nosso equilíbrio. Nos leva amigos, ídolos, amores, e depois, com toda descrença, precisamos continuar seguindo. Acreditando que dias melhores ainda estão por chegar. É difícil demais. Sinceramente, não estou sabendo lidar com perdas. Cresci plantando o amor e, agora, justamente agora, estou colhendo saudade. E fica os questionamentos: E agora, pra quem? Por qual motivo? Você aí que tem seus amigos, amores, ídolos, seja lá o que for, aproveite cada momento ao lado de todos e faça valer a pena. Escreva sua história e deixe lembranças das quais as pessoas vão recordar e vão sorrir. Porque aqui, neste palco inseguro, estamos caminhando com a certeza de um amanhã incerto. E a vida é uma passagem só de ida.
De todas as mulheres que conheci, você realmente tinha algo diferente. Um Valmir vindo ao mundo em sua forma mulher, digamos assim. Era engraçado porque você sempre me falou a mesma coisa. Era bom nos ver as vezes um no outro e saber exatamente como não se comportar. Rsrs! Hoje, um dia especial para as mulheres, embora eu considere o ano inteiro, e você, mais do que ninguém, neste momento, mesmo não estando presente fisicamente, brilha lá no céu. Você tinha mesmo que se tornar uma estrela. Onde você estiver neste momento, meu pensamento vai até você. E um dia, a gente ainda vai se encontrar.
For Ariane Gama.
Mesmo em lugares desconhecidos, meu pensamento pode te alcançar. A vida te tirou daqui, mas eu insisto e vou até o infinito. Driblo o óbvio e me permito viver num mesmo plano. Mesmo que seja pura fantasia, Minha alegria é mais feliz ao lembrar de tudo que foi compartilhado e isso nem a vida, nem o tempo vão tirar de mim.
Te desenho no pensamento até ficar disperso só para te lembrar e guardar a saudade que tenho de te ter por perto. Essas pequenas lembranças eu já posso chamar de felicidade.
E nos momentos mais incríveis, onde tantas batalhas foram vencidas, os problemas são resolvidos facilmente, onde estamos serenos com os pés no chão. E aí, onde tudo começa a se encaixar, do nada, um fato muda o percurso dos seus planos, e alguém se vai sem deixar pistas.
Cadê você para eu ter a alegria de dividir canções, bobagens, pedir sua opinião, levar suas broncas, ouvir seu silêncio e ser o melhor dos amigos na hora que a 'coisa apertava'. Cadê você? Agora que eu aprendi a caminhar, cadê você para me ensinar a correr? Agora que eu criei asas, cadê você para ensinar a voar?
Ninguém é perfeito. Todos temos limitações. Isso é claro. Somos moldados pelos erros que cometemos durante a vida. Reconhecer nossas falhas já é uma atitude bastante digna para entender e aceitar o quanto devemos mudar.
Se nós fossemos exatamente tudo que falamos/escrevemos, não seriamos humanos. Seríamos máquinas programas para não ferir, não magoar, não amar, e não teríamos o privilégio de crescer e amadurecer. A gente é o reflexo do que vivemos e não tem essa criatura que não seja assim. Somos um misto de sentimentos. Alguns intensos demais, alguns que chegam e acabam em poucas horas. O grande mal da humanidade é criar expectativas exageradas. Guarda a esperança no bolso e esquece de viver. Nunca prometa o que não pode cumprir. Se quer mesmo que um grande sonho aconteça, faça valer a pena. Se quer mesmo ter alguém por uma vida inteira, construa uma vida juntos sabendo que vão ter derrotas e vitórias. Mas que lá na frente vai valer a pena. Muitas vezes é na dor que criamos valores. Aprenda o máximo e guarde o melhor. Fica a dica.
Quando você sente e só enxerga que vai ser só mais uma opção, você será só mais uma opção. Mas quando você sabe que pode fazer a diferença, conquistando, respeitando e se permitindo a mudanças para construção, aí sim, você será única.
Acredito que sonhos devem se tornar reais quando são, de fato, planejados. E isso não faz de mim um sonhador. Pés no chão, por mais que aparente o contrário. Falo e assumo tudo que já vivi. E não vejo problema em compartilhar. Gosto de expor pensamentos para ajudar as pessoas que não conseguem fazer isso sozinhas, dando a oportunidade de compartilhar seus sentimentos. Assim, elas sabem que existe alguém do outro lado que as entende e mostra que elas não estão sozinhas.
Em algum momento, todos nós vamos partir deste plano. É, talvez, a maior verdade que sabemos. E quando a gente aceita isso, ao menos tenta, transcendemos. E deixamos essa realidade em segundo plano. Simplesmente porque pessoas especiais deixam marcas que o tempo não pode apagar. Deixam sonhos no ar. E isso faz com que elas permaneçam entre nós. Hoje e sempre.
Felicidade é poder proporcionar alegria para uma ruma de gente mesmo não a sentindo por dentro e em sua plenitude.
Nossa caminhada segue. Tem que seguir. No vai e vem das derrotas e vitórias, tristezas e alegrias, quedas e superações; novos sentimentos vão surgindo. Novas formas de enxergar o mundo, novos caminhos, novas experiências. Pessoas que chegam para mostrar que estamos vivos e que ainda precisamos deixar lições para os estão aqui. Surpreendentemente vamos sendo contagiados por atitudes que nos reinventa. Nos motivando a retomar, a repensar, a renascer a cada dia, todos os dias. Isso, nada mais é, do que nossa fé mostrando que ainda precisamos escrever alguns capítulos de alegria nesse percurso doloroso e turbulento chamado vida.
Recíproco ou indiferente. Pra mim, não existe receita melhor para aproveitar o lado bom da vida e evitar perder tempo com o que não vale a pena. Gosto de me adaptar. Ninguém é velho o bastante para não conseguir mudar hábitos que incomodam. Por Amor. Porque eu, acima de tudo, ainda acredito nele.
Tem gente que diz por aí que com o tempo ficamos mais secos, menos propensos a nos apaixonar, a ter uma relação sincera. Bom, quanto mais eu sei da vida, mais sinto falta de um amor de verdade. Que tire meus pés do chão, que me faça respirar diferente. Que me provoque todos os suspiros. Que me faça sentir desejos incontroláveis, que me faça sentir falta até das suas chatices e suas futilidades. Quanto mais eu aprendo, mais tenho vontade de dividir. Mas uma coisa é certa, com o tempo a gente não entrega isso para mais uma nova tentativa. Aprendemos a praticar o desapego. E isso é tão prático. A questão é essa. Se for pra ter, de verdade, vai ter que fazer valer muito a pena.
Todo dia alguém encontra a pessoa dos sonhos. Calma. Para. Pensa, reflita e analise bem. Você está lidando com um ser humano. Cheio de falhas. É massa se apaixonar. Mas vá com calma. A estrada é longa e você está apenas no início. E isso pode ser bastante doloroso. Não se engane. Não é só de amor que uma relação sobrevive. É o respeito, a admiração e a surpresa de cada dia. São as brigas, as bobagens, o discordar. É respeitar o silêncio do outro, é se calar e aprender a observar. Para se entender é preciso se estranhar, e muito. E só acreditando que o outro lado tem o que te completa, tem o que te alegra, tem o essencial para te fazer entender que ela é necessária no seu dia a dia, é que você vai insistir até o momento da mudança. E isso não é apenas um status de relacionamento sério. É muito mais. Isso, lá na frente, quando amadurecer a relação, é o que chamamos de construção.
Declarar o amor por palavras, uma forma de gritar em silêncio. Assim, posso sentir isso perto de mim e, também, dividir.
Nunca é tarde para aprender mais do que já se sabe, para melhorar o que já está bom, para ir além do que já se foi. Nunca é tarde para levantar a cabeça, abolir sentimentos ruins, acreditar mais em si mesmo e deixar chegar sentimentos bons. Nunca é tarde para vencer os medos e superar nossos limites.
É, amigo, não adianta iludir uma mulher com presentes. Por mais que elas adorem isso. Sem a sua presença, seu respeito, seu carinho, seu companheirismo, não vai ter surpresa que supra sua ausência.