Valdeci Alves Nogueira
O caminho daqueles que buscam o sucesso tem mais obstáculos do que aqueles que só se preocupam em viver de forma simples e comum.
COMPREENDA E REAJA
Todas as necessidades pessoais podem ser devidamente supridas através do desenvolvimento pessoal, ou seja: reação, conscientização, determinação e aprimoramento. Nada poderá ser adquirido por outra pessoa que não seja você mesmo. Lucros e perdas são resultados das atitudes pessoais, pois como regra da vida ninguém perde ou ganha por você: isto é impossível!
É no resultado final do reconhecimento das qualidades humanas (e todos possuem) que qualquer pessoa pode descobrir a sua verdadeira valorização pessoal, o “EU”, o “SER” - restaurado que é capaz de corresponder com as exigências da vida, sem se complicar. Ninguém é melhor nem pior do que você, mas as atitudes individuais trazem como conseqüência, respostas diferentes da vida para cada pessoa.
Os elementos que formam a estrutura para a sustentação da vida, sem sombras de dúvidas requer, como princípio, a valorização e a preservação de todas as qualidades humanas de cada pessoa. E quando uma pessoa não reconhece em si mesma os valores e as qualidades essenciais para a elevação do nível de satisfação interna, nunca poderá ser plenamente feliz, ainda que tenha adquirido muito dinheiro, tenha fama e sucesso, pois a alegria e a felicidade são condições essencialmente subjetivas, que se manifestam no espírito humano.
Uma pessoa pobre pode ser feliz, enquanto que a outra, rica, e bem suprida, não pode, no mesmo nível, sentir o vigor da felicidade. Este quadro, por si só, é antagônico, ou seja, os dois opostos se chocam. Mas isto acontece porque a vida oferece os meios, e cabe ao homem saber como empregá-los de forma correta. Ninguém pode ser feliz sem desejar ser feliz.
Não deixe de plantar uma semente porque não terás tempo de usufruir dos seus frutos, mas plante-a pensando na utilidade do que fez para aqueles que virão depois e comerão dos frutos que nunca poderá saborear.
Nunca te esqueças das realizações passadas, pois são elas que darão forças para sair em busca das realizações no presente.
Aprenda a receber críticas a respeito de si mesmo e daquilo que fazes, pois assim evitará viver de ilusão.
Tente uma, duas, três, quatro, cinco vezes e muito mais se preciso for. A insistência é um dos elementos do bom êxito.
Os homens só diferem uns dos outros na avaliação do seu caráter, porque na essência são todos iguais.
Nossas mentes não foram criadas para aceitar o fracasso, porém, nem sempre a força de vontade ajuda a cumprir este propósito.
Quando a pessoa está determinada a vencer ela procura um meio, uma ajuda; porém, quando quer perder encontra uma desculpa para parar.
O homem precipitado, o que não domina a sua língua e aquele que não sabe olhar para si mesmo, ao seu modo, tornam-se um terror para o bom-senso.
Procure motivos que o incentivem a viver alegre: sinta-se feliz na vitória dos outros; sinta-se bem no perdão de uns para com os outros; sorria quando todos a tua volta estiverem alegres.O viver não é apenas respirar, mas é a procura constante por elementos que tornam o viver vigoroso e espontâneo.
Se você pensar muito, não fará nada.
Se olhar muito, verá o que não deve.
Se você parar, não terá ânimo para continuar.
Se você esperar muito, não sairá do mesmo lugar.
Mas se você pensar o necessário
Olhar apenas o que precisa enxergar
Descansar sem pensar em parar
Então, agirá de forma correta
Para responder à altura das exigências que a vida lhe faz.
E aprender como agir é um dos fatores que torna a vida feliz e renovada.
O que a política pode fazer pela paz, não supera o que o ensino pode fazer através do aprendizado do homem para viver em paz com seus semelhantes.
Numa jornada nunca se detenha à meditar na distância que tem para caminhar, mas no lugar onde precisa chegar.
As lágrimas de quem chora com sinceridade traz para fora o coração transformado em gotas de lágrimas que acaricia o rosto e faz a alma brilhar.