Valdeci Alves Nogueira
Aquele que diz: “nada sei” e “não posso” será sempre levado pelos outros e nunca poderá se enraizar para sentir-se forte e seguro em si mesmo.
A ignorância é fruto de uma mente embotada pela autossuficiência, enquanto que o erro é a consequência natural da atitude de quem trilha o caminho em busca do conhecimento e da verdade.
A prudência é o fruto da razão e da consciência, que quando preservadas controlam os impulsos do homem.
A melhor forma de saber se uma pessoa é de confiança é confiar-lhe um segredo sem importância; se guarda-lo será digna de crédito, se não guardar saberá que não é confiável.
A glória de uma nação é o seu povo bem administrado, seus filhos crescendo em paz com liberdade e um governo que os honre fazendo aquilo que realmente precisam.
Uma sentença injusta para um erro comum só precisa de uma coisa para não causar um mal maior: não ser aplicada.
Há casos em que a razão deve prevalecer e em outros a emoção, porém, num julgamento jamais a emoção deverá substituir a razão.
A filosofia é boa para a razão e a ciência para a evolução, mas somente os sentimentos são úteis para a construção da personalidade humana.
Quem ensina se torna o espelho daquele que aprende. Para saber como você ensina preste atenção naquele que você mesmo ensinou.
A autoridade não precisa de força para se impor nem a obediência por despotismo: a verdadeira autoridade está na conduta e a obediência é a conseqüência do respeito e da admiração. Quem descobre tal verdade adquire mais do que subordinados, mas amigos, que trabalham unidos e dão o melhor de si naquilo que fazem.
Falar não é apenas proferir palavras, mas sim, instruir os outros: contudo, existem pessoas que falam muito e não dizem nada.