Valdeci Alves Nogueira
Quem não pensa e fala muito não transmite nada e, quando precisa avaliar algo nem sabe por onde começar. Sejam poucas as tuas palavras, mas profundos os pensamentos.
Tem mais valor o pensar uma noite inteira para dar uma palavra no alvorecer do que dormir, e acordar sem meditar. Em algumas situações o peso de uma palavra é tão grande que pode significar o início ou o fim de uma vida.
Um sábio no meio do seu povo é como um manancial no deserto; todos irão beber da sua fonte de sabedoria.
O homem sábio é tão importante para o seu povo que sem ele, muitos se perderiam na multidão de conselheiros que proferem palavras sem conhecimento.
A sabedoria não pode existir num ambiente onde ninguém a procura e, vivem de guerras, violência, ambição e desrespeito ao conhecimento; ela é o fruto de um ambiente de coerência, tranqüilidade e justiça onde qualquer um pode pensar com liberdade.
O maldizente é uma maldição no meio do seu povo porque ataca tudo o que é positivo e tem olhos só para a desgraça.
Enquanto puderes abraçar, abrace; enquanto puderes tocar, toque; enquanto puderes falar, fale: faça tudo no presente porque um dia poderá desejar fazer o que nunca fez, e há coisas e pessoas que só nos deixam lembranças, pois se vão e jamais voltam.
Se puderes perdoar e ajudar quando tudo está ruim, quando vier os momentos bons a alegria será dobrada.
As boas palavras e os bons sentimentos não são para serem guardados no coração, porque se os guardar, quando quiseres expressá-lo talvez já não tenha quem os receba.
Uma dura tarefa é ter como responder adequadamente às exigências que a vida nos faz e, ser bem-sucedido é uma resposta adequada.
Um espírito corajoso atropela as regras do viver comum e abre outros caminhos para que os mais fracos o sigam.
Na solidão de si mesmo ninguém pode fugir da voz de sua consciência que, quanto maior é o silêncio fala mais alto.
A vida é como uma estrada; cheia de escolhas e curvas inesperadas, e por falta de cuidado muitos perderam a direção.
Procure fazer da vida como o brilho do sol, sempre levando luz para iluminar a escuridão por onde passar.
Não basta um olhar nos olhos dos outros e se darem as mãos, pois se quiserem produzir resultados satisfatórios é necessário que caminhem todos na mesmo direção.
O sucesso de qualquer propósito não está na sua estrutura, mas no esforço de cada um que dele participa ativamente.
Boa vontade nem sempre produz resultados satisfatórios, porque além de estar disposto é preciso compreender o que fazer e se empenhar por fazer.
As armas da derrota se constitui no desânimo, no descrédito e as pessoas que se incomodam com o sucesso dos outros.