Túlio Rios
Controlar a raiva não significa cortar toda a agressividade do seu comportamento, pois a conduta mais firme é fundamental, principalmente para dizer não quando é necessário sem ter que se justificar, bem como enfrentar a dificuldade de frente. (Livro "Mentalidade Empreendedora")
Qualquer animal, inclusive o ser humano em situação de ameaça de conflito, opta por um dos três caminhos: foge, paralisa ou enfrenta. Em muitos desafios que se apresentam ao empreendedor e aos seus colaboradores, bater de frente com a situação será o melhor a fazer. É necessário apenas aderir ao enfrentamento no momento certo com a pessoa certa. Fora isso, opte pela moderação, a solução contra os descontroles físicos e emocionais. (Livro "Mentalidade Empreendedora")
Os pecados capitais podem ser utilizados positivamente como forma de vender mais para seu cliente, ao aguçar suas emoções e cativar seus impulsos naturais, através da ligação do produto ou serviço a ser vendido à vaidade, inveja, ganância, preguiça, ira, gula ou luxúria do potencial comprador. (Livro "Mentalidade Empreendedora")
A síndrome de impostor é a crença que uma pessoa adquire de não ser boa o bastante, por estar onde está e teme ser descoberta, mesmo quando tem sua competência reconhecida pela outras pessoas e por seus resultados obtidos. A necessidade constante de títulos, graduações e certificados evidencia esse comportamento comum entre as pessoas. Não que seja negativo buscar conhecimento, mas muitas instituições de ensino superior e de formação de coaches se aproveitam da síndrome de impostor para conceder a donos de negócios e colaboradores o carimbo de líder ou pessoa competente. (Livro "Mentalidade Empreendedora")
Não é um título ou formação que irá definir o seu valor, mas a crença em sua própria capacidade. É o campo de batalha da vida real que o legitima. Se você não for o primeiro a acreditar em si próprio, quem vai acreditar? (Livro "Mentalidade Empreendedora")
Há três níveis de pensamento que definem nossa maneira de enxerga os outros, a nós mesmos e o que nos rodeia. No primeiro nível, você tem uma opinião, baseada em percepções sutis da realidade. Nesse nível, há maior facilidade para mudá-la, a partir de argumentos razoáveis e baseados em fatos concretos. É o caso por exemplo da opinião que temos em relação a alguém que tivemos pouco contato. No segundo nível, você tem uma convicção, é a compreensão de uma realidade mais consistente, já testada e validada por suas próprias ideias e valores. Nesse nível, há dificuldade significativa em revertê-la, tendo em vista sua maturação ao longo do tempo. É o caso, por exemplo de uma opção política convicta. No terceiro nível, você tem uma crença, que é a sua verdade imutável sobre algo. Adere-se à própria personalidade e aos hábitos do indivíduo. A reversão será muito difícil de ocorrer, principalmente se tiver sido inserida ao longo dos anos. É o caso muito comum da adesão a uma religião. (Livro "Mentalidade Empreendedora")
A aceitação de nossa história e de quem nós somos, bem como o não julgamento são fundamentais. Os nossos erros não nos desqualificam, apenas são degraus que nos preparam para o sucesso. (Livro "Mentalidade Empreendedora")
A ousadia em continuar a se arriscar diante de uma maior possibilidade do fracasso costuma dividir vencedores e perdedores. (Livro "Mentalidade Empreendedora")
O fracasso apenas será permanente quando se desiste do que acredita e cessa a luta. Conformar-se com menos do que já sonhou para você é render-se às suas próprias desculpas e ao sistema. (Livro "Mentalidade Empreendedora")
Há momentos em que fazer como os conquistadores da América fizeram ao enfrentar as tribos astecas é a melhor decisão. Queimar os barcos ao chegar nas terras desconhecidas para guerrear. Sem possibilidade de voltar para trás. Compromisso total com a decisão de fazer dar certo. Dobrar a aposta quando fizer sentido para o seu propósito. (Livro "Mentalidade Empreendedora")
Liderança pelo exemplo faz com que as pessoas o sigam e se inspirem pelas suas atitudes. Em uma empresa o impacto do exemplo arrasta e desafia os liderados a saírem de sua zona de conforto e fazerem mais do que estão fazendo. (Livro "Mentalidade Empreendedora")
Não adianta discursos bonitos, incentivos financeiros ou de motivação para as pessoas da sua equipe se você não é o primeiro a fazer por iniciativa própria quando é preciso. (Livro "Mentalidade Empreendedora")
Liderar é guiar na frente do pelotão. Mostrar vulnerabilidade através da revelação de suas falhas quando houver. O erro conecta. (Livro "Mentalidade Empreendedora")
O absolutismo acabou há séculos. O “manda quem pode e obedece quem tem juízo” não tem espaço nas empresas do século XXI. Ninguém obriga o outro a nada. O império do medo passou. A única forma de influenciar as pessoas a entregarem mais é ser o espelho do que se espera delas. Comprometimento total. (Livro "Mentalidade Empreendedora")
Se deseja que as pessoas que trabalhem com você, apresentem soluções para melhoria contínua da empresa, você deve ser o primeiro a fazê-lo. Se quer fazer que as pessoas cortem custos em suas atividades, seja o primeiro a cortá-los. Gostaria que elogiassem e reconhecessem seu esforço diário, dê o start. (Livro "Mentalidade Empreendedora")
Como as pessoas se comportam no trabalho quando você está ausente? Quando o gato sai, os ratos fazem a festa? Chega de ser gato e rato na sua empresa. Controle e vigilância constantes só despertam a desconfiança dos outros. Por mais que você possa se decepcionar por confiar demais em algumas pessoas, pode ter certeza que o retorno valerá a pena. (Livro "Mentalidade Empreendedora")
O exemplo transmite o DNA da cultura organizacional de uma empresa. É a orientação em atos que fala muito mais alto que qualquer sermão. As atitudes de quem está acima na hierarquia de uma empresa servem de modelo para todos os demais. (Livro "Mentalidade Empreendedora")
O exemplo transmite o DNA da cultura organizacional de uma empresa. (Livro "Mentalidade Empreendedora")
O bom exemplo não influencia apenas os colaboradores, mas também seus clientes que sentem em cada pequena conduta o impacto real da sua cultura, de como a empresa se manifesta no mundo, bem como se o seu porquê converge com a forma de pensar e sentir do cliente. (Livro "Mentalidade Empreendedora")
A respeito da liderança em uma empresa, é fundamental que não sejam divididas em líderes e servos, mas grandes e pequenas lideranças. Aliás, a primeira forma de liderar é a autoliderança. Seja a disciplina em pessoa, reflexo da melhor versão que se espera do outro. (Livro "Mentalidade Empreendedora")
Seja a disciplina em pessoa, reflexo da melhor versão que se espera do outro. (Livro "Mentalidade Empreendedora")
Só pode liderar os outros aquele que lidera a si próprio primeiro. (Livro "Mentalidade Empreendedora")
A orientação de todos deve ser no intuito de servir. Ajudar. Entregar o máximo de valor possível. Nós sabemos que a nossa vida e o universo são como um espelho. Volta para nós da forma como lançamos. (Livro "Mentalidade Empreendedora")
Nós sabemos que a nossa vida e o universo são como um espelho. Volta para nós da forma como lançamos. (Livro "Mentalidade Empreendedora")