Tiago Faria de Assis
A cultura não necessariamente é preciso ter através de formação acadêmica, formação escolar, formação familiar e formação religiosa. A cultura vem do raciocínio lógico da vida. Não adianta ter nivel superior, ter estudo, ser religioso(a) e ser casado(a) se você não ter raciocínio lógico da vida.
As pessoas que tem cultura, são pessoas que:
- Se valorizam, em primeiro lugar;
- São solidárias;
- Não são interesseiras;
- São verdadeiras;
- Tem raciocínio lógico da vida.
As pessoas que não tem cultura, são pessoas que:
- Não se valorizam, em primeiro lugar;
- Não são solidárias;
- São interesseiras;
- São falsas;
- Não tem raciocínio lógico da vida.
Priorize aquelas pessoas que trabalharam e que trabalham ainda hoje incansavelmente pelo seu melhor da sua vida. Não despreze também aquelas pessoas que não trabalham, que não trabalharam e que trabalharam e se cansaram mais tarde, mas priorize aquelas pessoas que trabalharam e que trabalham ainda hoje incansavelmente pelo seu melhor da sua vida.
A Inteligência não funciona somente para tirar 10 nas provas de matemática, história e provas de vestibulares e de concursos públicos. A Inteligência é também para analisar, observar e aprender com os erros e acertos na sua vida.
Você pode ter sua vida tranquilamente, mas não se esqueça de uma coisa: "Você vive no meio de pessoas!". Você não sabe o dia do amanhã, e amanhã, você precisará das pessoas.
Nunca trate uma pessoa desconhecida como se fosse uma coisa desprezível, descartável e insignificante. Porque as futuras amizades e futuros romances vem de pessoas desconhecidas.
Nunca trate um(a) endividado(a) como ser desprezível, porque mais cedo ou mais tarde, ele(a) pode quitar as suas dívidas, e quem pode perder com o desprezo ao(a) endividado(a) é você.
Para enxergarem os seus problemas, não tem que ser problemas igual a dos outros, só para o seu problema ser reconhecido pelos outros. Cada problema é um problema. Cada caso é um caso.
Para reconhecer o problema da outra pessoa, faz o seguinte: Faça uma troca de papel com a outra pessoa, estando no lugar da outra pessoa, sofrendo naquele momento, ficando naquela situação desagradável e dramática, e sem dizer: "Ah, se eu fosse você, agiria dessa forma!"
Você às vezes despreza aquela pessoa em todos os sentidos. Mas, o amanhã e a hora seguinte são misteriosos. Vai que você precisa daquela pessoa? Então, não despreze ninguém, em momento nenhum.
Deus escolhe aquela pessoa para você ajudar. Não inventa aquela desculpa: "Ah, tem tanta gente para eu ajudar! Porque que eu tenho que ajudar aquela pessoa?" Porque Deus simplesmente pode se distanciar de você.
Podem criar leis, estatutos, regimentos internos, constituições e etc., mas as leis divinas são as mais inferiores que a dos homens e mulheres?
Quem tem que contar a sua história e lembrar do seu passado é você e não as pessoas mais próximas de você.