Tiago Curralo
Não é tanto as lembranças de você que me atormentam o coração, mas a sua falta que escurece o meu espírito.
Se minha boca parasse de falar tudo o que meu coração diz ainda assim as palavras dele seriam pronunciadas através da luz do meu olhar.
Recordar é, sempre, especial. Porém se acomodar nas recordações e parar no que já se passou é ir contra uma das leis universais da vida: o destino só caminha para a frente. Ele é totalmente indiferente ao passado e despreza quem o venera sem caminhar junto com o presente
Quando éramos para ser a soma de partes distintas para formar um único todo, você se subtraiu e desafasou o resultado final. Resumindo: ilusão.
O juiz das pessoas é a sua própria consciência. Se alguém não a usa é porque se habituou a comportamentos de má fé.
Para que odiar quando perdoar é o caminho sem espinhos, sem dor, sem rancor, sem amargura e cheio de amor e fé?
Pela pressa ser inimiga da perfeição é que uma mentira, mesmo que dure um bom tempo, jamais é perfeita. Pois a consciência, que é uma virtude, logo se incomoda com a mentira e trata de mostrá-la, através do seu peso, e busca por todos os meios corrigí-la, consertá-la.
A mentira tenta se disfarçar rapidamente, mas na sua pressa acaba se tornando completamente vísivel a olho nu.
Para muitas pessoas, a maioria, arrisco-me a dizer, não é fácil perdoar e acabam nem perdoando porque a inveja, de tão bem e engenhosamente camuflada, lhes cegam através da dureza, frieza, cobiça recalcada e da raiva. Por isso a fé e o amor nelas se tornam manchadas, marcadas e impuras. E, interna e externamente, se tornam pessoas amargas e azedas.
Como dizer o indizível? Só por uma via: sentir. Quando não se é possível falar, sinta e perceba esse não-dito que há em você, de forma a compreendê-lo para elaborá-lo.
Faz-se as leituras, brotam as dúvidas. Mas elas só são sanadas quando se aprende. Ao se decorar assim como as folhas são lançadas em voo livre para bem longe pelo vento todo o aprendizado e conhecimento também se perdem de nós, viajando a quilômetros e quilômetros de nossa percepção.
Não tenho culpa se eu te amei e você não me amou. Tive a coragem de me entregar a esse amor, que, na verdade, era uma ilusão; mas culpa, isso não.
Não sei qual delas foi a minha maior ilusão: amar você ou acreditar no amor que você diz sentir por mim. Pode ser, talvez, as duas coisas.
O maravilhoso de ser amigo (a) de alguém é que na alegria ou na tristeza, com lágrimas ou com sorrisos, nós podemos - através de simples, singelos e sinceros comportamentos de carinho, atenção, solidariedade e amor - proporcionar conforto, apoio, proteção e confiança para esse alguém. Não sei, honestamente, se esta é a melhor definição de amizade, mas sinto meu coração me dizer que tal definição é a mais próxima desse sentimento tão nobre chamado amizade.
A saudade é a sensação que nos faz sentir a necessidade da presença de alguém que amamos no exato período de sua ausência.
Não devemos esperar pelo que não vem sem nos esforçarmos para tê-lo. A espera só vale à pena quando o esforço anteveio a ela.
O não-dito não significa algo que não possa ser expresso. Pelo contrário. O não-dito apenas nos leva a perceber que existem outros meios de alguma coisa ser comunicada e percebida sem, necessariamente, ser dita.