Soren Kierkegaard
Enganar a si mesmo fora do amor é a mais terrível decepção; é uma perda eterna para a qual não há reparação, seja no tempo ou na eternidade.
À medida que minha oração se tornava mais atenta e interna, eu tinha menos e menos a dizer. Finalmente, fiquei completamente em silêncio... É assim que é. Orar não significa ouvir a si mesmo falar. A oração envolve ficar em silêncio, e estar em silêncio, e esperar até que Deus seja ouvido.
Nunca deixe de amar uma pessoa e nunca desista da esperança por ela, pois até mesmo o filho pródigo que caiu mais baixo ainda pode ser salvo; o inimigo mais amargo e também aquele que era seu amigo pode ser seu amigo novamente; o amor que esfriou ainda pode se acender.
As pessoas me entendem tão mal que nem mesmo compreendem minha queixa sobre elas não me entenderem.
Os homens pensam que é impossível para um ser humano amar seus inimigos, pois os inimigos mal conseguem suportar a visão um do outro. Bem, então, feche os olhos - e seu inimigo parece exatamente como seu vizinho.
Desde minha mais tenra infância, uma farpa de tristeza se alojou em meu coração. Enquanto ela permanece, sou irônico - se for retirada, morrerei.
A raça humana, ao longo do tempo, tomou a liberdade de suavizar e suavizar o Cristianismo até que, finalmente, conseguimos transformá-lo exatamente no oposto do que está no Novo Testamento.
Como alguém poderia pensar em demonstrar que Deus existe a menos que já tenha permitido a si mesmo ignorá-lo? A existência de um rei é demonstrada por meio de submissão e submissividade. Você quer tentar demonstrar que o rei existe? Você fará isso oferecendo uma série de provas, uma série de argumentos? Não. Se você é sério, demonstrará a existência do rei através da sua submissão, pela maneira como você vive. E assim é com a demonstração da existência de Deus. Isso não é alcançado por meio de provas, mas sim de adoração. Qualquer outra maneira é apenas uma tentativa desajeitada de um pensador.
O verdadeiro cavaleiro da fé é uma testemunha, nunca um mestre.
Fé significa precisamente a inquietude profunda, forte, bem-aventurada, que impulsiona o crente, para que ele não possa aquietar-se neste mundo, de modo que se ele se aquietou completamente também cessou de ser um crente; pois um crente não pode assentar-se calmamente, tal como a gente se assenta com o cajado na mão, um crente caminha adiante.
Escolha isso ou aquilo, você irá se arrepender. Ame ou não ame, chore ou não chore, se enforque ou não. Dá na mesma. Você irá se arrepender de qualquer forma.
Se houver coragem de ir mais além, se constatará que a então realidade será muito mais leve do que era a possibilidade.