Sidney Silveira
""Por várias razões a misericórdia e a justiça não se contradizem, antes se complementam. Uma delas é que se faz justiça com a inteligência, e misericórdia com a vontade".
"Cedo ou tarde, o mal tolerado por uma sociedade transforma-se no modo de vida de boa parte dos seus cidadãos, e enfim chega o dia em que o bem que o contraria se torna ilegal, inconstitucional, absurdo aos olhos da maioria.
Com o tempo, todas as instituições acabam por ser dominadas pela escória humana, e então o trabalho solitário dos formadores de almas – na falta de melhor nome, chamemo-los "filósofos" – precisa voltar-se para as duas ou três gerações seguintes.
Esta é a lição dos séculos".
"Por ser de ordinário manipulada, a opinião pública não representa nenhum consenso real, nenhum acordo entre as consciências, nenhuma comunhão entre as vontades. A sua flagrante volatilidade faz as almas prudentes desconfiarem dela, pois o prestígio ou descrédito de uma pessoa, de uma empresa ou de uma idéia não nascem nem mudam de repente, mas se firmam com o tempo.
Seja na política, seja nos negócios, a opinião pública nunca é espontânea ou desinteressada".
"A opinião pública nem é opinião nem é pública. Para ser opinião, teria de apresentar-se como dubitativa e não com a empáfia das convicções histriônicas; para ser pública, teria de brotar do sentir comum do povo".
"Santo de casa faz milagres; o maior deles é a paciência com quem, estando por perto, se recusa a vê-los".